Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Os putos também fazem filmes?Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Grácio, JoãoEste artigo analisa a metodologia de ensino e aprendizagem adoptada numa sala de 3º e 4º ano de 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e a inclusão das tecnologias nesse contexto. O professor optou por uma metodologia de carácter construtivista, centrada no trabalho dos alunos e na exposição do seu trabalho aos colegas e à crítica do grande grupo. Em todas as fases do trabalho se registou a presença das tecnologias que se constituíram como uma ferramenta de suporte à aprendizagem dos astros mas, cuja utilização, proporcionou também o desenvolvimento de competências de utilização das próprias tecnologias. O desenvolvimento destas competências tem cada vez mais importância, não só pela presença das tecnologias no quotidiano do século XXI e pela importância que podem ter nas profissões futuras destes alunos, mas também pelo valor que lhes atribuem as recentes metas de aprendizagem publicadas pelo Ministério da Educação.
- As TIC no estudo do meioPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Grácio, JoãoEste artigo analisa a metodologia de ensino e aprendizagem adoptada numa sala de 3º e 4º ano de 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e a inclusão das tecnologias nesse contexto. O professor optou por uma metodologia de carácter construtivista, centrada no trabalho dos alunos e na exposição do seu trabalho aos colegas e à crítica do grande grupo. Em todas as fases do trabalho se registou a presença das tecnologias que se constituíram como uma ferramenta de suporte à aprendizagem dos astros mas, cuja utilização, proporcionou também o desenvolvimento de competências de utilização das próprias tecnologias, cujo valor é realçado nas recentes metas de aprendizagem publicadas pelo Ministério da Educação.
- Desenvolvimento de atividades com TIC pelos alunos numa escola de 1º ciclo de ensino básicoPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Grácio, JoãoEste artigo surge como pretexto para uma reflexão sobre algumas atividades que foram sendo desenvolvidas, durante o ano letivo 2012/13, com recurso às TIC numa escola onde não havia o hábito de utilizar frequentemente o computador com os alunos. O objetivo era que os professores fossem adotando uma metodolo-gia mais centrada em pequenos projetos com a utilização das TIC. Para o conse-guir optou-se por iniciar as atividades com um tema não curricular e, à medida que os professores se iam sentindo mais confiantes na gestão do uso das tecnologias pelos alunos, houve uma progressão para temas mais curriculares.Neste artigo procuraremos detalhar o modo como a experiência foi organizada e os reflexos que se obtiveram na aprendizagem dos alunos. Como resultado mais significativo registamos a atitude responsável na utilização da Internet e a vontade de colaborar nas atividades propostas.
- Uma história coletiva, a web 2.0 e os computadores MagalhãesPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Moreira, António; Grácio, JoãoEste artigo surge na sequência de um estudo de caso com caráter etnográfico efetuado numa sala de 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.º CEB). O professor da turma em estudo é um convicto utilizador das TIC com os seus alunos porque acredita na melhoria das suas aprendizagens quando alia uma metodologia orientada para projetos à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Um dos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo foi um livro coletivo com participação de todos os alunos e onde as TIC desempenharam papéis relevantes e diversificados em todo o processo de trabalho. Neste artigo pretendemos refletir sobre este projeto, sobre o modo como foi organizado, como nele foram integradas as TIC e sobre o desenvolvimento de competências dos alunos.