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Barreto Marôpo, Lidia Soraya

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  • Movimentos de defesa da infância e a cobertura sobre educação pública
    Publication . Marôpo, Lidia
    A proposta deste trabalho é analisar empiricamente de que forma movimentos sociais conseguem influenciar os processos de agendamento e enquadramento da informação jornalística. Como objeto de estudo, elegemos os dois maiores jornais cearenses – O Povo e Diário do Nordeste – e os grupos organizados que defendem os direitos de crianças e adolescentes. A partir da análise de conteúdo quantitativa e qualitativa, comparamos os fatores que interferiram nas escolhas e disputas de noticiabilidade dos dois veículos sobre educação pública, temática escolhida por aglutinar diversos setores da sociedade civil. O corpus inclui 147 itens publicados durante três anos e o nosso foco central é a visibilidade e influência da Comissão de Defesa do Direito à Educação como fonte de informação.
  • Crianças como fontes de informação
    Publication . Marôpo, Lidia
    Com base em entrevistas com 21 jornalistas portugueses e brasileiros e tomando como referencial teórico as teorias do jornalismo e a sociologia da infância, este artigo discute a escassez da voz das crianças nas notícias. O estatuto minoritário das crianças na sociedade, as rotinas produtivas dos jornalismo e as prioridades comerciais dos media são alguns dos obstáculos para promover o ponto de vista infantil no discurso noticioso. Apontamos caminhos para promover esta participação com base no depoimento dos próprios entrevistados, nas boas práticas de alguns veículos de informação e nas sugestões de organizações de defesa dos direitos infantis.
  • Jornalismo e construção social da realidade
    Publication . Silveira, Patrícia; Marôpo, Lidia
    Este artigo tem como propósito refletir sobre a relação entre jornalismo e produção do conhecimento, partindo de um conjunto de disposições que, sob a influência da fenomenologia, permitem desenvolver uma “teoria da comunicação aplicada aos media jornalísticos” (Correia, 2009:1). Neste sentido, analisamos a relevância do jornalismo para a apreensão do quotidiano e do mundo, com base no desdobramento da noção de construção social da realidade. Esta visão construcionista possibilitou o abandono da perspetiva objetivista, que limitava os efeitos sociais dos media a questões de ordem comportamental, em prol do reconhecimento do papel da comunicação mediática para a cognição social.
  • Construindo sentidos sobre a mídia
    Publication . Carvalho, Raiana Soaria de; Marôpo, Lidia
    A Associação Peter Pan (APP), entidade sem fins lucrativos em Fortaleza que atende crianças e adolescentes com câncer, é constantemente pautada pela mídia, que busca a associação e seus beneficiados como fontes para matérias sobre câncer, trabalho voluntário, campanhas solidárias, dentre outras. Nesse processo, meninos e meninas em tratamento são alvos frequentes de exposição nos meios de comunicação, o que nos incita a refletir sobre a relação deles com a mídia, numa perspectiva baseada nos direitos. A partir de bibliografia sobre o tema, este artigo busca revisar alguns documentos e autores que discorrem sobre direitos infantojuvenis na prática jornalística, a fim de formar bases para pesquisa futura, sobre as construções de sentidos dos adolescentes da APP acerca de suas representações midiáticas.
  • Nascer para ser famoso?
    Publication . Marôpo, Lidia; Jorge, Ana
    Neste artigo discutimos a questão da exposição midiãtica dos filhos de celebridades do ponto de vista dos seus direitos individuais, bem como das possibilidades e limitações para a visibilidade pública dos direitos das crianas em geral, sob o pano de fundo da ética jornalística. Debatemos a partir de uma perspectiva jurídico e normativa, prestando especial atenção à Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas por um lado e, por outro, numa perspectiva jornalística, analisando os códigos de autorregulação dos jornalistas portugueses e brasileiros. Estas perspectivas serão confrontadas com uma seleção de casos noticiados em Portugal e no Brasil em que filhos de celebridades são o foco central.
  • Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no Brasil
    Publication . Marôpo, Lidia
    As temáticas ligadas à infância e à adolescência têm conseguido um espaço crescente nos media noticiosos brasileiros. A atenção da imprensa a temas como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, educação, entre outros, deve-se principalmente à mobilização da sociedade civil organizada em torno destas questões. Desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, os discursos sobre os direitos infanto-juvenis estão a ganhar contornos de reivindicação política, amparados legalmente, ultrapassando o cariz filantrópico. Os actores sociais que contribuíram para essa mudança trabalham principalmente em organizações não-governamentais e têm percebido que é preciso transformar a causa num tema claro e de legitimidade socialmente reconhecida. Nesse sentido, os media são considerados elementos fundamentais. Reconhecemos a desigualdade de acesso aos media e seus interesses políticos e económicos, mas também o poder dos movimentos sociais organizados, que conseguem interferir na produção do discurso mediático e consequentemente influenciar a construção da agenda política.
  • Jornalismo e direitos infantis no Brasil e em Portugal
    Publication . Marôpo, Lidia
    A partir da análise de conteúdo de notícias veiculadas nos jornais O Globo (Brasil) e Público (Portugal), discutimos três questões centrais para o debate sobre jornalismo e direitos das crianças: privacidade, estigmatização e participação destas no discurso noticioso. Concluímos que a relação entre os jornais de referência analisados e os direitos da criança representa um paradoxo. Por um lado, os periódicos contribuem para maior visibilidade pública de temáticas e problemas que afetam diretamente as crianças mas, por outro, chamamos a atenção para a necessidade de evitar que esses mesmos veículos desrespeitem os direitos infantis.