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- Translation, Adaptation, and Validation of the L’Échelle d’Interactions Infirmière-Patient-23 for the Portuguese Culture:Publication . Ribeiro Agostinho, Paula; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Potra, TeresaNursing care is based on the interaction between nurse and patient. The L’Échelled’Interactions Infirmière-Patient-23 (EIIP-23) is used to evaluate and understand the perceptionof nurses about their interventions in the practice of care, to reach better health results. The presentstudy aims to validate the questionnaire EIIP-23 to Portuguese, evaluating its psychometric prop-erties. Methods: This is methodological research for the process of cross-cultural translation andadaptation. Results: The process of cross-cultural translation and adaptation were satisfactory. Thecommittee of experts reached an agreement of more than 90% in the first evaluation for all theitems. The internal consistency of the nurse-patient interaction scale 22-PT (NPIS-22-PT) was 0.864.Exploratory and confirmatory factor analyses were carried out in the NPIS-22-PT model, with threefactors. The results show that the final factorial solution presents acceptable goodness of fit indexesand adequate convergent validity. Conclusion: The translated version produced a good qualitypsychometric evaluation, and can be considered a valid, trustworthy, and useful instrument toevaluate the nurse-patient interactions in Portugal. It showed acceptable reliability and validity inpsychometric tests. In the context of nursing, the NPIS-22-PT is a relevant instrument
- Escala de interações enfermeiro- pacientePublication . Agostinho, Paula; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Potra, TeresaA escala multidimensional L´Échelle d´Interactions Infirmière-Patient-23 (EIIP-23) é usada para avaliar e compreender as perceções dos enfermeiros sobre as suas intervenções na prática de cuidados, para alcançar melhores resultados de saúde. A versão portuguesa da EIEP apresenta uma estrutura com 22 itens distribuídos por 3 dimensões (Cuidados Relacionais, Cuidados Clínicos e Cuidados de Conforto), que explicou uma variância total 90.219% e um Alfa de Cronbach de 0,864. Os valores de Alfa de Cronbach para as três componentes variaram entre as três dimensões: Cuidados Relacionais (α = 0,910); Cuidados Clínicos (α = 0,827) e Cuidados de Conforto (α = 0,755). A versão portuguesa da EIEP constitui um instrumento válido, fiável e útil para a avaliação das interações enfermeiro-paciente em Portugal. Em investigações futuras, recomendamos a avaliação psicométrica da EIIP noutros contextos, nomeadamente em cuidados de saúde primários, cuidados continuados integrados.
- Avaliação da satisfação profissional dos enfermeiros por áreas de prestação de cuidadosPublication . Silva, Cláudia; Potra, Teresa
- Escala de Autoeficácia para os Enfermeiros Líderes ClínicosPublication . Carvalho, M.; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Potra, Teresa; Lucas, P.As competências do enfermeiro líder clínico constituem uma prática avançada, nomeadamente na área da melhoria da qualidade dos cuidados e na segurança do cliente. Para perceber qual a confiança destes enfermeiros na sua função em Portugal, validou-se para o contexto cultural português a escala Clinical Nurse Leaders Self-Efficacy Scale (CNLSES)®. Este instrumento avalia a perceção do enfermeiro sobre as suas capacidades de intervir eficazmente no desempenho das suas funções de liderança clínica. A versão portuguesa da Escala de Autoeficácia para Enfermeiros Líderes Clínicos (EAELC), apresenta-se com 47 itens e 7 dimensões: Cuidado Centrado no Cliente, Gestão da Unidade, Liderança Clínica, Liderança Estratégica, Redução de Custos, Gestão da Equipa e Planeamento de Cuidados. O Alfa de Cronbach apresentou valores de α=0,96. A EAELC revelou ser um instrumento adequado para ser aplicado em Portugal, dadas as suas propriedades psicométricas.
- Escala de Interações Enfermeiro-Paciente (EIIP-23) (Cossette, 2015)Publication . Ribeiro Agostinho, Paula; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Potra, TeresaA avaliação multidimensional da L´Échelle d´Interactions Infirmière-Patient-23 (EIIP-23) é usada para avaliar e compreender as perceções dos enfermeiros sobre as suas intervenções na prática de cuidados, para alcançar melhores resultados de saúde. Sabendo-se que, em Portugal, não existe nenhuma escala de medida das interações enfermeiro-paciente, optou-se por traduzir e validar, para a língua portuguesa, um instrumento passível de ser aplicado a enfermeiros em contexto hospitalar. Foi realizado um estudo, descritivo exploratório de carácter metodológico e de natureza quantitativa, destina-se na tradução e adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas numa amostra não-probabilística de 147 enfermeiros a exercer funções numa Unidade Local de Saúde, EPE de Portugal. Realizou-se a análise da consistência interna através do alfa de Cronbach e análise fatorial exploratória e confirmatória. Os resultados mostram que a escala apresenta índices de qualidade de ajuste aceitáveis na solução fatorial final e validade convergente adequada. A versão traduzida apresentou boa qualidade na avaliação psicométrica, podendo ser considerado um instrumento válido, fiável e útil para a avaliação das interações enfermeiro-paciente em Portugal. Mostrou confiabilidade e validade aceitáveis em testes psicométricos. No contexto da enfermagem é um instrumento relevante.
- Fatores de motivação dos enfermeiros em cuidados de saúde primáriosPublication . Martins, Claudina Isabel Salgado; Potra, Teresa; Lucas, P.Introdução: A motivação dos enfermeiros é fundamental para uma maior produtividade, eficiência e qualidade dos cuidados prestados e por isso é tão importante para a gestão em enfermagem. Objetivos: Compreender os fatores motivacionais dos enfermeiros de um Agrupamento de Centros de Saúde da região de Lisboa. Metodologia: Estudo de caso de natureza qualitativa, exploratório-descritivo. A recolha de dados teve por base a entrevista semiestruturada, realizada a nove enfermeiros de um Agrupamento de Centros de Saúde da região de Lisboa. Para garantir uma maior variedade e riqueza dos dados, foram selecionados enfermeiros de diferentes tipologias de unidades funcionais. O número de participantes foi determinado seguido o critério de saturação das respostas. As entrevistas gravadas foram transcritas na íntegra, e analisadas através da análise de conteúdo. Resultados: Os resultados do estudo indicam que os principais fatores de motivação dos enfermeiros são: as recompensas, o desenvolvimento da carreira de enfermagem, o reconhecimento, o local de trabalho/ambiente da prática, o financiamento baseado no desempenho, a liderança e a realização profissional. O fator desenvolvimento de carreira foi o de maior importância. O financiamento baseado no desempenho foi o fator a que a maioria dos participantes atribuiu menor importância enquanto fator de motivação. Conclusão: Os fatores motivacionais dos participantes, vão ao encontro do que é descrito na literatura para outros contextos. Verificou-se que o significado e a importância atribuída aos diferentes fatores é variável de participante para participante, o que realça a individualidade de cada um, motivado por necessidades próprias. Mais estudos sobre a motivação dos enfermeiros devem ser realizados, nomeadamente em Cuidados de Saúde Primários (CSP), onde se verifica escassez de evidência científica.
- Escala de Autoeficácia para Enfermeiros Líderes Clínicos (CNLSES®) (Gilmartin, 2015)Publication . Carvalho, M.; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Potra, Teresa; Lucas, P.Estão definidos na literatura as competências do enfermeiro líder clínico como uma prática avançada, nomeadamente na área da melhoria da qualidade dos cuidados e na segurança do cliente. Para perceber qual a confiança destes enfermeiros na sua função em Portugal e de a medir validou-se para o contexto cultural português a escala CNLSES®. Foi realizado um estudo quantitativo, observacional e descritivo-transversal em que se desenvolveu o processo de adaptação transcultural, numa amostra não-probabilística e intencional de 329 enfermeiros responsáveis de turno/equipa e/ou com especialidade. Obteve-se um instrumento com 47 itens e 7 dimensões, com uma variância explicada de 61,139% para a totalidade do instrumento. Verificou-se uma matriz de correlação aceitável para cada uma das dimensões. A fiabilidade foi garantida através da determinação do Alfa de Cronbach e da determinação da correlação de Pearson. A validade de construto foi efetuada através da Análise Fatorial em componentes principais com rotação ortogonal pelo método Varimax e pela análise Fatorial Confirmatória. Da análise efetuada obtivemos melhores resultados com uma matriz de sete dimensões tendo sido redefinidas as dimensões: Cuidado Centrado no Cliente, Gestão da Unidade, Liderança Clínica, Redução de Custos, Gestão da Equipa e Planeamento de Cuidados. O CNLSES® revelou ser um instrumento adequado para ser aplicado em Portugal, através das suas características psicométricas.