Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Vamos stratchar juntos?Publication . Torres, João; Figueiredo, Miguel; Grácio, João; Romano, HelenaCom o fecho das Escolas, em janeiro de 2021, os alunos ficaram em casa, sem aulas, por um período de duas semanas. Neste contexto, o Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal decidiu promover um curso de programação Scratch, totalmente a distância, para alunos dos 5.º e 6.º anos, com 12 horas de duração, tendo em conta a responsabilidade deste Centro de Competência, face ao desenvolvimento das competências dos alunos assim como da ocupação, com qualidade, dos seus tempos livres. Funcionou de 28 de janeiro a 4 de fevereiro de 2021, a um ritmo de duas horas de formação, em cada dia útil deste período. O trabalho foi desenvolvido de forma síncrona, deixando apenas alguns desafios que os alunos podiam resolver de forma autónoma, entre sessões. Os principais objetivos desta iniciativa foram (i) a divulgação da linguagem de programação Scratch e ainda (ii) testar metodologias de ensino a distância com alunos destas idades. Para avaliarmos a iniciativa, foram objeto de análise, para além dos registos dos formadores, os produtos realizados pelos alunos, um questionário de avaliação respondido pelos mesmos intervenientes e outro dirigido aos Encarregados de Educação. Os resultados obtidos foram muito animadores, tendo havido uma procura muito grande para o curso o que comprova o interesse e a necessidade deste tipo de proposta, confirmada pelo número de inscrições, que esgotou as 25 vagas disponíveis em poucas horas. Os alunos, oriundos de todo o país, conseguiram, na sua maioria, desenvolver os trabalhos propostos e criar um projeto original em grupo. As sessões tiveram momentos em que os alunos trabalharam em grande grupo e outros em que trabalharam em pequenos grupos, constituídos aleatoriamente e/ou de acordo com as suas afinidades, para desenvolverem algumas atividades e para a elaboração dos trabalhos finais.
- Reflections on a scratch summer course: students' perspectivesPublication . Grácio, João; Rodrigues, Maria Rosário; Torres, João; Figueiredo, MiguelThe GEN10S Portugal project has been offering Scratch programming courses, with a 15-hour duration, in face-to-face mode, to groups of students and two or more teachers of each class, from schools that are project members. Two Scratch teachers per class, hired by the project, have also participated in 12 of these 15 hours, supporting the activities. When the schools’ face-to-face activities stopped, in January 2021, a 12- hour Scratch course was tested. This course was then replicated eleven times, between July and August 2021, involving 132 students. In this paper, we will use a qualitative methodology to analyse the perceptions of the students involved about the course they had the opportunity to participate. We will also look at the teachers' evaluation of their final work, carried out in groups, to try to understand if a methodology, totally based on online training, can have satisfactory results with students attending the 5th and 6th grade. The results achieved point out to the success of the courses, having obtained very positive opinions from the students who attended it and most of the final works, done by the students, have been classified above average, when comparing them with all those that were carried out throughout the GEN10S project.
- Comunidade de prática de professores do 1º cicloPublication . Grácio, João; Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Graça, Aida; Chambel, Ana; Franco, Cláudio; Pinto, PaulaO presente artigo pretende refletir sobre o funcionamento de uma Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Community of Practice - CoP), mais especificamente sobre o trabalho produzido e a consecução dos objetivos definidos para o primeiro ano de trabalho. Assim, pretendemos perceber se a participação na CoP contribuiu para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos. A CoP iniciou as atividades em novembro de 2020 e surgiu da necessidade de reflexão conjunta sobre três ideias fundamentais: i) a ideia que as tecnologias não surgem para além do currículo, não dificultando que este seja cumprido; ii) a necessidade formativa dos professores com menos experiência na utilização pedagógica das Tecnologias Digitais (TD); iii) reflexão sobre as dificuldades sentidas ao gerir a sala de aula, alterada pela introdução de TD, disponíveis aos alunos. Terminado o ano letivo, pretendemos avaliar o trabalho desenvolvido para o que recolhemos as opiniões dos membros da comunidade através de um inquérito por questionário, como forma de completar os dados recolhidos por observação participada, ao longo do ano. Os dados recolhidos permitem-nos construir a perceção de que a comunidade foi bem- sucedida, pelo que perspetivamos a sua continuidade no próximo ano letivo.
- Ligar foros do trapoPublication . Grácio, João; Rodrigues, Maria Rosário; Torres, JoãoO projecto «Ligar Foros do Trapo» parte do pressuposto de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser utilizadas para ligar a comunidade escolar, ajudando a estabelecer uma ponte entre professores, pais e alunos. São três os seus principais objectivos: fomentar o envolvimento da família no processo educativo, contribuir para a aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos. O projecto integra uma investigação segundo uma metodologia de carácter qualitativo, com características de estudo de caso. Os resultados apontam para uma participação activa dos pais e alunos em algumas das actividades propostas. O projecto, os desafios e até as dificuldades inerentes à utilização das tecnologias têm sido um factor de partilha entre pais e filhos mas também entre os pais e os professores. Os pais, motivados pelos filhos, têm-se deslocado à escola para superar dificuldades inerentes à utilização dos recursos online. Quanto aos alunos, observa-se uma evolução positiva das suas competências de leitura e escrita.
- First school first robot: caderno de atividadesPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Figueiredo, Miguel; Torres, João; Grácio, João; Andrade, Mafalda; Dias, Pedro Vieira; Almeida, Sandra