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- A formação de professores de português no ensino básico em Portugal : confluências e interseções na práticaPublication . Custódio, Pedro BalausEm Portugal, ao longo das últimas décadas, os modelos de formação de professores tiveram um especial relevo na construção das habilitações dos docentes. O nosso objetivo é, tãosomente, descrever de que forma o modelo atual destinado à formação de professores de Português no Ensino Básico se estrutura e, ainda, como confluem os aspetos teóricos no campo da prática de ensino supervisionada. A partir do curriculum de um dos cursos ministrados no Politécnico de Coimbra, e do modelo de estágio em vigor, revisitaremos este exemplo de formação de professores de Português neste ciclo de ensino.
- O contributo das novas tecnologias para o ensino do PortuguêsPublication . Cardoso, Maria Elisabete da Cruz Cardoso; Custódio, Pedro BalausEsta reflexão dá conta de uma investigação acerca de evolução dos alunos, no âmbito da escrita argumentativa. Foi realizada uma intervenção pedagógica, sendo a investigação-ação o design escolhido. Os resultados evidenciam que houve melhorias na escrita dos alunos, quer na argumentação, quer no uso de conetores discursivos.
- O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguísticoPublication . Furtado, Amílcar Bruno Robalo; Correia, Isabel; Custódio, Pedro BalausA presente reflexão orbita o papel do docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP) na Educação Pré-Escolar. Atendendo à existência de escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos em Portugal, pretendemos partilhar boas práticas que espalhem ambientes bilingues, propícios à imersão linguística e ao desenvolvimento holístico da criança surda. Salienta-se o trabalho de dois dos intervenientes neste processo, a educadora e o docente de LGP, não porque não haja outros envolvidos, mas porque é nosso intuito atentar no profissional de LGP e no lugar que deve ocupar neste contexto.
- A literatura como memória e património : uma sugestão de leitura intertextual para a educação básica portuguesaPublication . Custódio, Pedro Balaus
- Línguas de sinais além-mar : propostas de investigação e desafiosPublication . Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; Campos, Ronaldo Manassés Rodrigues
- Os relatos de naufrágios d'a história trágico-marítima : algumas pistas didáticas para um regresso à aula de PortuguêsPublication . Custódio, Pedro Balaus
- Acessibilidade linguística : proposta de atividades para o ensino da LGP a alunos ouvintes do 1º cicloPublication . Correia, Isabel; Da Silva Conde E Sousa, Joana Rita; Custódio, Pedro BalausA Língua Gestual Portuguesa (LGP) está reconhecida desde 1997 na Constituição da República, no capítulo dedicado ao ensino, como língua que importa proteger e valorizar. Recentemente, em 2018, foi criado o grupo de recrutamento para docentes de LGP através do Decreto-Lei n.º 16/2018. Estes grandes passos significam que a LGP está cada vez mais na esfera pública, nomeadamente no ensino, ocupando um lugar digno e por direito. Gostaríamos que, pelo menos a médio prazo, esta língua fosse ensinada a todos, independentemente da condição auditiva. Por isso, enquanto docentes no Mestrado em Ensino da LGP, partindo do trabalho colaborativo entre professores e alunos, trazemos algumas sugestões de atividades para o ensino da LGP a ouvintes que frequentem o 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A nossa proposta centra-se em parte do primeiro trimestre do calendário escolar português e assenta nas competências de compreensão, produção e conhecimento explícito da língua, porém, seguindo estratégias que privilegiam a dinâmica da aprendizagem colaborativa e lúdica.
- De Portugal à terra de Vera Cruz : entre a libras e a LGP - do estatuto não pluricêntrico das línguas de sinaisPublication . Custódio, Pedro Balaus
- Fluência de leitura na transição do 3.º para o 4.º anoPublication . Ramos, Maria Helena Santos; Custódio, Pedro Balaus; Marçali, Maria JoãoEste estudo foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Paião que fica no concelho da Figueira da Foz. Este trabalho resultou da monitorização da fluência da leitura realizada a três grupos de alunos que foram avaliados no 3.º e 4.º ano de escolaridade. A avaliação da fluência foi efetuada através de textos não conhecidos do aluno. A leitura foi realizada individualmente com cada criança e cronometrado o tempo de leitura. Durante a leitura assinalámos os erros cometidos. Podemos dizer que, a nível da precisão os alunos estão a ler de forma adequada. Observamos ligeiros progressos do 3.º para o 4.º ano e concluímos que só depois de a criança automatizar a palavra e ler com precisão pode desenvolver a dimensão da expressividade e velocidade. Confirmamos que a evolução destas dimensões da fluência do 3.º para o 4.º ano é significativa.
- Algumas percepções dos alunos sobre a educação literária no 2º ciclo do ensino básico português : considerações prévias sobre um estudo exploratórioPublication . Custódio, Pedro Balaus; Taufer, Adauto Locatelli; Correia, Isabel