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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Paião que fica
no concelho da Figueira da Foz.
Este trabalho resultou da monitorização da fluência da leitura realizada a
três grupos de alunos que foram avaliados no 3.º e 4.º ano de escolaridade.
A avaliação da fluência foi efetuada através de textos não conhecidos do
aluno. A leitura foi realizada individualmente com cada criança e
cronometrado o tempo de leitura. Durante a leitura assinalámos os erros
cometidos.
Podemos dizer que, a nível da precisão os alunos estão a ler de forma
adequada. Observamos ligeiros progressos do 3.º para o 4.º ano e
concluímos que só depois de a criança automatizar a palavra e ler com
precisão pode desenvolver a dimensão da expressividade e velocidade.
Confirmamos que a evolução destas dimensões da fluência do 3.º para o 4.º
ano é significativa.
Description
Keywords
fluência de leitura precisão prosódia velocidade prosody reading accuracy reading fluency speed