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- Peniche: Um novo Uso para um Velho TerritórioPublication . Reis, PatríciaNa contemporaneidade ocorre uma mudança de valores que tem levado a uma valorização das diversidades naturais e culturais. Sintomático dessa mudança é o surgimento de novas modalidades de turismo, novos turistas e novos percursos, que enfatizam a natureza dos lugares visitados, o consumo de bens naturais e culturais diferenciados e com qualidades específicas, onde a ligação ao território se modifica. Esse processo de aproveitamento de recursos passa pela construção ou reformulação das identidades locais, bem como pela valorização do seu património natural e cultural através de projetos de desenvolvimento que resultam num novo tipo de territorialidade. No espaço litoral são visíveis as transformações que o turismo tem desencadeado na organização do território. Peniche é um exemplo de renovação de território. Com o advento do turismo um novo sistema de objetos passa a ocupar o território e novas formas territoriais começam a coexistir com antigas. Entre o diversificado conjunto de recursos turísticos existentes em Peniche, as praias têm ocupado um lugar de destaque. Entretanto, os desportos de ondas, como o surf, encontram neste território um espaço para se desenvolverem e com esse desenvolvimento tem-se assistido à transformação do território e do modo de vida da comunidade, numa lógica de inovação e tradição. De território piscatório e de veraneio, Peniche é hoje um território de surf. O objetivo deste artigo é refletir sobre as várias funções do território Peniche, como estas têm evoluído ao longo do tempo, e analisar como o turismo de surf pode ser fonte de renovação de um território, através do reposicionamento do produto turístico, nomeadamente dos recursos naturais. Pretende-se mostrar como as novas práticas turísticas cativam novos públicos, reinventam os territórios, onde o lugar assume novos significados, pela singularidade e pela identidade. Para tal recorreu-se a uma revisão bibliográfica e à observação não participante no território de Peniche. Conclui-se que a aposta em produtos turísticos alternativos ao sol e à praia, baseados nas potencialidades existentes no território, neste caso as ondas e a cultural do local, tem a capacidade de captar novos mercados, agregar valor à experiência turística do visitante e contribuir para o aumento da atratividade dos destinos. Através da valorização das áreas costeiras, diversificação e otimização da oferta turística, numa lógica de sustentabilidade, com efeitos estruturantes num quadro de desenvolvimento económico e social.
- Surf Destination AttributesPublication . Reis, Patrícia
- Quem somos? À descoberta da identidade do surfista!Publication . Reis, PatríciaO surf enquanto segmento desportivo em grande crescimento, não conta ainda com um conhecimento científico amplo e sistematizado sobre a atividade e a sua prática. É considerado um desporto com uma certa espiritualidade e energia, que parece transcender a simples prática desportiva, uma vez que mistura desporto, paixão, estilo de vida, comportamento, lazer e fantasia. A adrenalina, o contato com a natureza, o ambiente e cultura e a paz geradas pelo surf, leva os seus adeptos a procurarem essa sensação nos mais remotos lugares. O surf é, por isso simultaneamente, uma atividade turística com um grande potencial, tanto em termos económicos, contribuindo para o aumento dos lucros e mais-valias associadas a este mercado, como de promoção, sendo muitos os destinos turísticos que se promovem com base no surf. O fascínio pelo surf ultrapassa o limite dos seus praticantes e abrange os que não praticam a atividade, mas que com ela se identificam – os entusiastas/simpatizantes. Associada a uma imagem estereotipada do surf e dos surfistas, que remete para um conjunto de indivíduos rebeldes e alienados, a modalidade passou por diversas fases: popularização, liberdade, preconceito e adoração, fortalecendo-se como uma modalidade desportiva e de estilo de vida de indivíduos com diferentes perfis e motivações. Tendo como base esta imagem estereotipada, este artigo tem como objetivo tentar compreender a perceção que os surfistas têm de si próprios, assim como as representações a respeito do estilo de vida do surf. Para a recolha de dados recorreu-se à entrevista estruturada e para o tratamento de dados a análise de conteúdo. Os resultados permitem observar que, apesar do estereótipo do surfista o associar a alguém com poucas preocupações para além das ondas e por uma certa forma de rebeldia e de rutura com a ordem, atualmente o surfista reconhece-se como um indivíduo que pauta a sua vida pelo confronto com o desconhecido, favorecida pela convivência com os amigos e pela descoberta de seus próprios limites e potencialidades. Relativamente ao estilo de vida do surf é identificado pela interligação dos seguintes vetores: lazer, trabalho, espaço de sociabilidade, comunicação, convivência e liberdade. O surf parece, pois, implicar uma identidade e um estilo de vida muito próprio, em que a paixão pelo mar torna-se um modo singular de vivência, de apropriação e de ocupação do espaço. Não somente para aqueles que procuram o surf para carregar energias para enfrentar a vida quotidiana, mas também quando o surf se concretiza em projeto de vida - possibilidade de realização pessoal e profissional. Ser surfista parece ser sinónimo de cultura! Com raízes nos povos polinésios, o surf é uma manifestação típica de modernidade, constituindo-se como uma representação de valores, sensibilidades e desejos. Ao encarar o surf como um fenómeno sociológico, recomenda-se não seguir estereótipos e compreender a sua cultura e as suas motivações, assim como a atividade em si mesmo, considerando a existência de uma identidade muito própria. Isto porque o surf não se faz, sente-se!
- A CULTURA DO SURF: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOPublication . Reis, PatríciaO turismo de surf é, atualmente, considerado um campo de estudo emergente. No entanto, e apesar do aumento do número de adeptos (praticantes e simpatizantes), o número de artigos publicados continua a ser reduzido, sendo escassos os estudos que abordam aspetos relacionados com a cultura do surf. Quando visitam um destino turístico, por vezes, os indivíduos são motivados pelo conhecimento da cultura do local visitado, ou da cultura associada a um determinado desporto, que pode ser praticado e/ou observado nesse destino. Neste contexto, há autores que referem o surgimento de destinos turísticos direcionados a consumidores com determinados modos de vida e de cultura associados a desportos específicos, como o surf que, consequentemente, conduzem a formas diferenciadas de consumo. Considerando a existência de uma cultura relacionada com a prática do surf, com caraterísticas específicas e a importância do surf no âmbito do turismo torna-se, assim, fundamental compreender o surf com mais profundidade, analisando a cultura a ele associada. Inserido no doutoramento em turismo, este estudo qualitativo pretende ser de caráter exploratório e tem como objetivo clarificar o que carateriza a cultura do surf e as suas dimensões (cultura das pessoas que se identificam com o surf e cultura existente nos destinos turísticos de surf). Os resultados serão utilizados na elaboração das questões a incluir no questionário do estudo quantitativo, que constitui o instrumento base da investigação. Em termos metodológicos o procedimento de pesquisa adotado foi a entrevista estruturada, cujo guião foi desenvolvido a partir da revisão da literatura efetuada sobre o tema. Face ao caráter complementar e exploratório das entrevistas, a seleção dos indivíduos teve por base critérios já considerados em outros estudos. O intuito foi assegurar que os entrevistados fossem indivíduos que tivessem um contacto suficiente com a atividade do surf, de modo a conhecerem as caraterísticas da cultura do surf e, por isso, capazes de comunicar a sua perceção da realidade em estudo. O método de amostragem utilizado foi o método bola de neve e as entrevistas foram realizadas em Peniche. Para a análise dos dados procedeu-se a uma análise de conteúdo por categorias. As informações relevantes foram sintetizadas em quadros-resumo sinopses, que permitiram reunir toda a informação, assim como, descodificar diferenças e semelhanças entre as respostas. A análise permitiu, desde logo, identificar algumas conclusões, nomeadamente quanto à caraterização da amostra. Os resultados revelam alguma heterogeneidade dos entrevistados em termos de perfil sociodemográfico e de comportamentos relativo à prática do surf e hábitos de viagem, com uma finalidade associada ao surf. No entanto, pode observar-se o facto de todos os entrevistados praticarem surf e estarem envolvidos com esta atividade desde bastante jovens, assim como, o facto de viajarem e permanecerem pelo menos uma noite no destino, com uma finalidade associada ao surf, pelo menos uma vez por ano. A continuação dos trabalhos permitirá caraterizar a cultura do surf e tornar mais clara a restante investigação, no sentido de perceber de que forma a imagem de um destino em termos de cultura do surf influencia a formação da imagem global desse destino.
- O PAPEL DO ENVOLVIMENTO NO CONSUMO DE EXPERIÊNCIAS CRIATIVAS DE SURFPublication . Reis, Patrícia; Carvalho, RuiO conceito de ‘envolvimento’ no contexto do turismo, enquanto fator capaz de influenciar o processo de decisão do consumidor, define-se essencialmente como a relevância que um indivíduo atribui a um produto turístico face às suas necessidades, valores e interesses e, tem sido utilizado como uma ferramenta para medir o comprometimento e a importância dos consumidores relativamente aos produtos, serviços e experiências turísticas. Consequentemente, está relacionado com atitudes comportamentais e, neste âmbito, a literatura sugere que indivíduos com diferentes níveis de envolvimento demonstram atitudes e comportamentos, igualmente, diferentes. O ‘turismo criativo’ oferece aos visitantes a oportunidade de desenvolver o seu potencial criativo através da participação ativa em cocriação de experiências caraterísticas dos destinos turísticos (experiências de aprendizagem e/ou aperfeiçoamento) permitindo, por um lado, aos visitantes descobrir e experienciar o destino de forma menos massificada, e por outro lado, diversificar e diferenciar a oferta turística, através da otimização dos recursos existentes. A prática do turismo criativo proporciona a realização de diversas experiências criativas, entre elas as relacionadas com a experiência da prática do surf. Considerando a importância de estes dois conceitos no âmbito do turismo, este estudo exploratório tem por objetivo analisar a relação existente entre o envolvimento e criatividade de um destino, relativamente às experiências criativas de cariz desportivo, nomeadamente, à experiência do surf, no que respeita aos que proporcionam a experiência criativa no destino (oferta), e os que usufruem da mesma – visitantes desportivos/criativos (procura). Pretende-se, assim, medir o nível de envolvimento em função da prática do surf for regular ou ocasional (praticantes ocasionais e praticantes regulares), a fim de perceber qual o papel que este construto desempenha, quer para a procura (no consumo de experiências consoante o nível de comprometimento) quer para a oferta (na cocriação de experiências). Em termos metodológicos, e face ao caráter exploratório do estudo, o procedimento de pesquisa adotado terá por base a aplicação de inquéritos por entrevista semiestruturada, cujo guião será desenvolvido a partir da revisão da literatura efetuada sobre o tema. A seleção dos indivíduos incidirá em dois grupos: do lado da procura, a praticantes de surf por tempo e frequência de prática (ocasionais e regulares); do lado da oferta, aos promotores da experiência do surf (escolas de surf). As entrevistas serão realizadas na Ericeira, região selecionada pelo método da saturação. Para a análise de dados proceder-se-á a uma análise de conteúdo por categorias. Para medir o envolvimento com o surf é adotada a proposta de pesquisa de autores devidamente identificados na revisão da literatura, em relação às dimensões de atração, autoexpressão e centralidade. Este estudo encontra-se na fase da elaboração do guião de entrevista, tendo em conta que a revisão da literatura já foi realizada. A conclusão do trabalho permitirá identificar experiências criativas de surf em destinos turísticos criativos associados ao surf, em função do nível de envolvimento dos visitantes com esta atividade desportiva, no sentido de perceber como construir uma experiência de surf adequada aos vários segmentos de mercado.
- Can surf culture foster loyalty towards surf destinations?Publication . Reis, PatríciaThe sport of surfing is gaining increasing importance in the context of tourism. Surf tourism has emerged as one promising product of certain regions worldwide. Surfing, as a sport and as a lifestyle, has been grounded in surf culture, which is recognized as a potential attraction factor for certain surf destinations. Although previous research has been undertaken in the field of surf tourism, the impact that the visitors’ perceptions of a destination’s surf culture have on the overall destination image and on loyalty towards that destination is not represented in the peer-reviewed literature. Therefore, a research model is proposed and tested, aiming to contribute to the advancement of knowledge regarding the relevance and influence of surf culture. A survey questionnaire was carried out among visitors to a surf destination in Portugal – Peniche (N = 430). The model was tested using partial least squares structural equation modelling (PLS-SEM). Results reveal that the perceptions of surf culture contribute to a better overall destination image and a higher loyalty towards the destination, with the overall image also having a positive impact on loyalty. However, different components of surf culture have distinct impacts on overall image and loyalty. The study provides important theoretical contributions in terms of surf culture and the components of a surf destination image, as well as offers useful insights for the development of effective management strategies for surf tourism destinations.
- Livro de Atas do X Encontro Científico da UI&D (ecUI&D´24)Publication . Cadete Pires, Cristina Maria Paulo; Pinto dos Reis, Isabel; Vieira, Jorge; Reis, Patrícia; Martinho, Domingos
- Livro de Atas do IX Encontro Científico da UI&D (ecUI&D´23)Publication . Cadete Pires, Cristina Maria Paulo; Pina, Fátima; Reis, Patrícia; Vieira, Jorge; Pinto dos Reis, Isabel; MONTEIRO, DINIS