Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Esteves Santiago, Ana Elisa

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • A interdisciplinaridade em contexto de formação inicial de professores
    Publication . Santiago, A.; Pires, Natália Albino; Barbosa De Campos, Maria; Silveira, Susana; Rato, Virgilio
    A sociedade atual assiste a uma alteração das relações societais sem precedentes que coloca novos desafios formativos quer em relação à educação dos alunos do ensino básico e às metodologias para os fazer aprender, quer em relação à formação de professores e instituições que os formam. O paradigma educativo tem vindo, nessa sequência, a adaptar-se por forma a capacitar as novas gerações com instrumentos/competências de resposta a desafios globais e a interdisciplinaridade tem vindo a constituir-se como uma ferramenta holística importante para dar resposta a esses desafios. Neste contexto, apresentamos uma oficina de formação concretizada em ambiente virtual, dirigida ao 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), que reflete o trabalho realizado com os alunos dos Mestrados em Ensino do 1º CEB e Português e História e Geografia/Matemática e Ciências Naturais (PHGP/MCN) no 2º CEB pelos docentes na unidade curricular (UC) Seminário Interdisciplinar (SI).
  • Formulação de problemas, envolvendo educação financeira, por alunos do 1.º CEB
    Publication . Santos, Rita Susana Morgado dos; Santiago, A.; Cruz, Catarina
    Este texto pretende relatar parte de uma investigação desenvolvida por uma professora estagiária, envolvendo alunos do 3.º ano do 1.º CEB, que visava promover a formulação e resolução de problemas em contextos de Educação Financeira. A formulação de problemas permite ao aluno desenvolver aprendizagens significativas, o raciocínio matemático, a comunicação e estabelecer conexões internas e externas à Matemática, potenciando, simultaneamente, a resolução de problemas. AEducação Financeira promove nos alunos uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro, revelando-se um contexto promissor na criação de situações problemáticas. Considerando a pertinência de desenvolver nos alunos capacidades para formular e resolver problemas com contextos significativos, foi realizada uma investigação qualitativa, descritiva e interpretativa. Neste texto, será apresentada uma parte do estudo na qual a formulação de problemas pelos alunos foi motivada por um folheto de supermercado criado para o efeito. Os resultados apontam para a formulação de diversos tipos de problemas, envolvendo conhecimentos matemáticos de diferentes domínios em articulação com a Educação Financeira.
  • A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do ensino primário, no início do século XX
    Publication . Santiago, A.
    Este artigo discute a abordagem da subtração em três obras do início do século XX: duas usadas na formação de professores para o Ensino primário relacionadas com Matemática e Pedagogia e outra usada como manual escolar do Ensino Primário, em Portugal. Tem-se como objetivo perceber a abordagem que apresentavam relativamente a esta operação aritmética, do ponto de vista matemático e didático. Para tal foi utilizada a metodologia de investigação histórica, através da análise documental de fontes primárias. Começou-se por analisar o que referiam os programas do Ensino Primário e do Ensino Normal, relativamente às operações aritméticas, em particular a subtração para depois se proceder à análise de cada uma das obras, na parte relativa à operação aritmética subtração. Observou-se que as obras apresentam diferentes formas de abordar a subtração, apresentando diferentes métodos (compensação ou decomposição). Também os exercícios apresentam diferenças, nomeadamente em relação à quantidade. Verificouse ainda que as três obras abordam as três situações (caso em que cada número é apenas representado por um algarismo, caso em que todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor e caso em que nem todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor).
  • Professores e a orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy
    Publication . Domingos, António; Santiago, A.; Matos, Ana Isabel; Costa, Conceição; Castro, Joana; Teixeira, Paula
    Esta comunicação foca-se nas ações de professores do Ensino Básico quando ensinam matemática usando a Plataforma Khan Academy (KA) e tem como objetivo caracterizar os tipos de orquestração instrumental e papéis durante o desenvolvimento das atividades dos alunos a utilizar a Plataforma KA em contexto de aula. Nestes ambientes variados de níveis de escolaridade (1.º, 2.º e 3.º ciclos) adotamos uma perspetiva sociocultural da aprendizagem e estivemos atentos à agência e à mediação. Neste estudo, os tipos de orquestração instrumental examinados nos contextos educacionais, acima referidos, já foram definidos em outros estudos e orientaram a compreensão da prática do professor quando integra a Plataforma KA. Os dados recolhidos da observação das aulas, notas de campo dos investigadores e entrevistas semiestruturada a dezassete professores, permitiram identificar três abordagens da forma como os docentes interagiram com os alunos ao orquestrar as suas atividades quando usam a Plataforma KA: Assistente, Mediador e Professor. As orquestrações foram influenciadas pelos recursos tecnológicos disponíveis na aula (computador, tablet, smartphone, quadro interativo), o ano de escolaridade dos alunos e o grau de familiaridade destes com a Plataforma KA. A agência e a mediação surgem distribuídas pelos diferentes agentes (professor, aluno, Plataforma KA e matemática), mas o aluno quando agente pode ser influenciado pelo tipo de orquestração do professor fundamentalmente na sua exploração didática
  • O meio co(n)vida : relato de uma prática integrada de ciências naturais e matemática na formação docente
    Publication . Teixeira, Filomena; Silveira, Susana Maria Mendes; Vaz, Dulce Maria Simões Santos; Santiago, A.; Cruz, Catarina
    Este relato de práticas apresenta uma oficina de formação desenvolvida, durante o ano letivo 2020-2021, na Escola Superior de Educação de Coimbra por uma equipa multidisciplinar e funcionalmente diferenciada que a implementou com cooperantes e estagiárias do 2.º Ciclo do Ensino Básico em três escolas públicas de Coimbra, no âmbito da Prática Educativa do Curso de Mestrado de Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A ação intitulada “O Meio Co(n)VIDA: As Ciências Naturais e a Matemática na Formação de Professores” teve como finalidades: i) construir práticas integradas envolvendo domínios de Ciências Naturais e de Matemática; ii) conceber recursos pedagógicos e/ou didáticos para utilizar em sala de aula; iii) implementar e avaliar, em sala de aula, práticas, metodologias e materiais desenvolvidos; e iv) refletir sobre o modelo integrado de prática pedagógica. Os resultados revelaram a apropriação de práticas integradas entre Ciências Naturais e Matemática, facilitando a mobilização de conteúdos entre as duas disciplinas, em sala de aula, e ainda, a articulação curricular com outras áreas. Conclui-se que a articulação da formação contínua e inicial, que propusemos e vivenciámos nesta ação, se constituiu potenciadora de múltiplas aprendizagens, para estagiárias, cooperantes e formadores/as, refletidas nos alunos e alunas das escolas participantes.
  • Adição de números naturais usando a plataforma HypatiaMat
    Publication . Pires, Daniela Paz; Santos, Paulo Jorge Rodrigues da Costa; Santiago, A.; M. L. Martins, Fernando