Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.99 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação foca-se nas ações de professores do Ensino Básico quando ensinam
matemática usando a Plataforma Khan Academy (KA) e tem como objetivo caracterizar os
tipos de orquestração instrumental e papéis durante o desenvolvimento das atividades dos
alunos a utilizar a Plataforma KA em contexto de aula. Nestes ambientes variados de níveis
de escolaridade (1.º, 2.º e 3.º ciclos) adotamos uma perspetiva sociocultural da
aprendizagem e estivemos atentos à agência e à mediação. Neste estudo, os tipos de
orquestração instrumental examinados nos contextos educacionais, acima referidos, já
foram definidos em outros estudos e orientaram a compreensão da prática do professor
quando integra a Plataforma KA. Os dados recolhidos da observação das aulas, notas de
campo dos investigadores e entrevistas semiestruturada a dezassete professores, permitiram
identificar três abordagens da forma como os docentes interagiram com os alunos ao
orquestrar as suas atividades quando usam a Plataforma KA: Assistente, Mediador e
Professor. As orquestrações foram influenciadas pelos recursos tecnológicos disponíveis
na aula (computador, tablet, smartphone, quadro interativo), o ano de escolaridade dos
alunos e o grau de familiaridade destes com a Plataforma KA. A agência e a mediação
surgem distribuídas pelos diferentes agentes (professor, aluno, Plataforma KA e
matemática), mas o aluno quando agente pode ser influenciado pelo tipo de orquestração
do professor fundamentalmente na sua exploração didática
Description
Keywords
professores do ensino básico plataforma Khan Academy orquestração instrumental basic education teachers Khan Academy platform instrumental orchestration
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança