Publication
Professores e a orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy
dc.contributor.author | Domingos, António | |
dc.contributor.author | Santiago, A. | |
dc.contributor.author | Matos, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Costa, Conceição | |
dc.contributor.author | Castro, Joana | |
dc.contributor.author | Teixeira, Paula | |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T10:12:17Z | |
dc.date.available | 2023-10-19T10:12:17Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Esta comunicação foca-se nas ações de professores do Ensino Básico quando ensinam matemática usando a Plataforma Khan Academy (KA) e tem como objetivo caracterizar os tipos de orquestração instrumental e papéis durante o desenvolvimento das atividades dos alunos a utilizar a Plataforma KA em contexto de aula. Nestes ambientes variados de níveis de escolaridade (1.º, 2.º e 3.º ciclos) adotamos uma perspetiva sociocultural da aprendizagem e estivemos atentos à agência e à mediação. Neste estudo, os tipos de orquestração instrumental examinados nos contextos educacionais, acima referidos, já foram definidos em outros estudos e orientaram a compreensão da prática do professor quando integra a Plataforma KA. Os dados recolhidos da observação das aulas, notas de campo dos investigadores e entrevistas semiestruturada a dezassete professores, permitiram identificar três abordagens da forma como os docentes interagiram com os alunos ao orquestrar as suas atividades quando usam a Plataforma KA: Assistente, Mediador e Professor. As orquestrações foram influenciadas pelos recursos tecnológicos disponíveis na aula (computador, tablet, smartphone, quadro interativo), o ano de escolaridade dos alunos e o grau de familiaridade destes com a Plataforma KA. A agência e a mediação surgem distribuídas pelos diferentes agentes (professor, aluno, Plataforma KA e matemática), mas o aluno quando agente pode ser influenciado pelo tipo de orquestração do professor fundamentalmente na sua exploração didática | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47351 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
dc.subject | professores do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | plataforma Khan Academy | pt_PT |
dc.subject | orquestração instrumental | pt_PT |
dc.subject | basic education teachers | pt_PT |
dc.subject | Khan Academy platform | pt_PT |
dc.subject | instrumental orchestration | pt_PT |
dc.title | Professores e a orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 382 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 372 | pt_PT |
oaire.citation.title | V Encontro internacional de formação na docência | pt_PT |
person.familyName | Esteves Santiago | |
person.givenName | Ana Elisa | |
person.identifier.ciencia-id | B313-9F4D-365A | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Professores e a orquestração de atividades matemáticas.pdf
- Size:
- 1.99 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: