Repository logo
 
Publication

Professores e a orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy

dc.contributor.authorDomingos, António
dc.contributor.authorSantiago, A.
dc.contributor.authorMatos, Ana Isabel
dc.contributor.authorCosta, Conceição
dc.contributor.authorCastro, Joana
dc.contributor.authorTeixeira, Paula
dc.date.accessioned2023-10-19T10:12:17Z
dc.date.available2023-10-19T10:12:17Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEsta comunicação foca-se nas ações de professores do Ensino Básico quando ensinam matemática usando a Plataforma Khan Academy (KA) e tem como objetivo caracterizar os tipos de orquestração instrumental e papéis durante o desenvolvimento das atividades dos alunos a utilizar a Plataforma KA em contexto de aula. Nestes ambientes variados de níveis de escolaridade (1.º, 2.º e 3.º ciclos) adotamos uma perspetiva sociocultural da aprendizagem e estivemos atentos à agência e à mediação. Neste estudo, os tipos de orquestração instrumental examinados nos contextos educacionais, acima referidos, já foram definidos em outros estudos e orientaram a compreensão da prática do professor quando integra a Plataforma KA. Os dados recolhidos da observação das aulas, notas de campo dos investigadores e entrevistas semiestruturada a dezassete professores, permitiram identificar três abordagens da forma como os docentes interagiram com os alunos ao orquestrar as suas atividades quando usam a Plataforma KA: Assistente, Mediador e Professor. As orquestrações foram influenciadas pelos recursos tecnológicos disponíveis na aula (computador, tablet, smartphone, quadro interativo), o ano de escolaridade dos alunos e o grau de familiaridade destes com a Plataforma KA. A agência e a mediação surgem distribuídas pelos diferentes agentes (professor, aluno, Plataforma KA e matemática), mas o aluno quando agente pode ser influenciado pelo tipo de orquestração do professor fundamentalmente na sua exploração didáticapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47351
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.subjectprofessores do ensino básicopt_PT
dc.subjectplataforma Khan Academypt_PT
dc.subjectorquestração instrumentalpt_PT
dc.subjectbasic education teacherspt_PT
dc.subjectKhan Academy platformpt_PT
dc.subjectinstrumental orchestrationpt_PT
dc.titleProfessores e a orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academypt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage382pt_PT
oaire.citation.startPage372pt_PT
oaire.citation.titleV Encontro internacional de formação na docênciapt_PT
person.familyNameEsteves Santiago
person.givenNameAna Elisa
person.identifier.ciencia-idB313-9F4D-365A
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Professores e a orquestração de atividades matemáticas.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: