Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 14
  • Projetos de investigação aplicada: reflexões sobre o design e a metodologia de um projeto aplicado ao mercado do livramento, Setúbal
    Publication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Xara-Brasil, Duarte; Pardal, Pedro; Dias, Rui; Melo, António
    O objetivo deste estudo é discutir o design e metodologias para o desenvolvimento de projetos colaborativos e em rede entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e a Administração Pública Local (APL), através de estudo de caso aplicado ao Mercado Municipal do Livramento Setúbal (MLS). Neste âmbito, este projeto envolve um conjunto diversificado de relacionados com o mercado e é consolidade em três grandes fases: diagnóstico de problemas, identificação de propostas de melhoria e disseminação de resultados. A complexidade dos problemas que atualmente a APL enfrenta (Klijn e Koppenjan, 2016), exige processos de governança e em rede com propostas de soluções inovadoras para infraestruturas locais como os mercados tradicionais que enfrentam pressões fortes, devido à concorrência das grandes superfícies comerciais e a alterações no modo de vida (Powe, 2012), com impacto na procura (Van Leeuwen e Rietveld, 2011) na rentabilidade (Kamunge et al, 2014).. Recorre-se à metodologia de estudo de caso para discutir o processo de design e implementação de um projeto de investigação aplicado em colaboração e em rede entre uma IES e a APL. Como resultados propõe-se uma metodologia para o desenvolvimento de projetos aplicados que descreve as etapas da sua implementação, bem como as ferramentas de recolha e validação de informação, para eventual replicação em contextos similares. Sendo uma investigação aplicada colaborativa reveste-se de algumas particularidades inerentes ao caso de estudo, envolvendo diversos e um processo participativo de recolha de informação.
  • Gestão de Competências e Níveis de Proficiência: estudo empírico sobre os comerciantes dos mercados municipais de produtos frescos
    Publication . Cordeiro, João Pedro Pina; Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Pardal, Pedro
    O objetivo do estudo é definir o perfil de competências ideal dos comerciantes no contexto dos mercados municipais de produtos frescos e avaliar o seu nível de proficiência nas competências. Realizou-se um estudo de caso no Mercado do Livramento de Setúbal (Portugal), assente numa abordagem qualitativa e quantitativa através da realização de focus group e de inquéritos por questionário. Os resultados identificaram um perfil constituído por 11 competências-chave. Conclui-se que os comerciantes representam bem o perfil ideal definido, possuindo níveis de proficiência positivos nas competências requeridas para a sua atividade profissional. Este estudo contribui para a elaboração de sistemas de trabalho assentes no desenvolvimento de competências que permitam melhorar a proficiência e o desempenho dos comerciantes, com implicações na sustentabilidade dos Mercados de produtos frescos e das respetivas regiões pela sua importância na dinamização da economia local. É um estudo pioneiro em contexto nacional e internacional, apresentando uma natureza prática e colaborativa com uma vertente de cocriação.
  • Os setubalenses e mercado do livramento de Setúbal: comportamentos de compra sustentáveis
    Publication . Dias, Rui; Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Pardal, Pedro
  • Improving Urban Food Markets as a Local Sustainable Meeting Point
    Publication . Xara-Brasil, Duarte; Pardal, Pedro; Cordeiro, João Pedro Pina; Carvalho, Luísa Margarida Cagica
    Urban food markets are considered as catalyzers of regional development and central places for promoting sustainability through the short cycles between the farm and the plate. This paper aims to identify mechanisms for improving the performance of an urban food market, con- sidering an extended internal and external analysis. This includes competitive pressure and op- portunities and their specific constraints on maximizing its relations with the region's inhabitants and simultaneously promoting the local economy and sustainable behaviors and policies in the community. This is a case study carried out using a qualitative approach with different key play- ers from one of the most important fish markets in the world – Mercado do Livramento in Setúbal (Portugal). The conclusions reinforce the need to preserve its authenticity, through the attraction, satisfaction, and improvement of loyalty rates of local customers, while also reaching a different public and increasing its regional, national, and international attractiveness. To a large extent, this action will involve investing in improving the value proposition of merchants and promoting exclusive experiences, focused on products and people, which is in line with the goals of sustain- able development.
  • Key competencies of traders in municipal markets: case study in the Livramento Market of Setubal
    Publication . Cordeiro, João Pedro Pina; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Pardal, Pedro; Xara-Brasil, Duarte
    Purpose – This study aims to analyse the role and importance of trader’s competencies in the context of mu nicipal markets. It is proposed to define the ideal competences profile of traders (ICPT) in a municipal market – Livramento Market of Setubal, Portugal – attending to their key competencies, to assess the degree of simi larity between the actual profile of the traders and the ICPT. Design/methodology/approach – A case study was carried out with a quantitative approach through the application of a survey to individuals of the various stakeholders’ groups (N = 36) related to the municipal markets. Findings – The ordering the relative importance of the competencies allowed to obtain the ICPT, highlight ing the greater importance of more technical competencies in detrimental of soft competencies. Each of the competence’s profiles identified by the different groups were compared to the ICPT and high percentages of similarity were obtained (greater than 70%). Research implications – This study assists professional associations and managers in the design of local mar ket management models with a focus on competencies, guiding their efforts towards the development of the most relevant competencies for professional practice. Originality/value – Its originality is based on the lack of research studies focused on the analysis of the com petences of the players in the municipal markets. The analysis of the central role of a profession that is little valued, and little studied in the national context serves as an anchor for other studies on the competencies of these professionals.
  • A Social Marketing Program for Local Products and a Local Market: The Case of Setúbal, Portugal
    Publication . Xara-Brasil, Duarte; Cordeiro, João Pedro Pina; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Pardal, Pedro
  • Novas oportunidades para os Mercados Municipais: O caso do Mercado do Livramento em Setúbal, Portugal
    Publication . Xara-Brasil, Duarte; Pardal, Pedro; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Dias, Rui
  • A compra de produtos locais: mercados municipais versus moderna distribuição
    Publication . Xara-Brasil, Duarte; Pardal, Pedro; Cordeiro, João Pedro Pina; Carvalho, Luísa Margarida Cagica
    Este trabalho reflete sobre os eixos de diferenciação que poderão ser destacados pelos Mercados Municipais e pelos comerciantes tradicionais na venda de produtos locais junto da sua comunidade. Está consubstanciado numa revisão da literatura em que se apresentam os principais canais retalhistas de distribuição de produtos alimentares, a relevância da sustentabilidade e do consumo local na ótica dos retalhistas e dos consumidores e, por fim, as principais oportunidades que existirão para os comerciantes locais, relacionadas com a disponibilização de uma gama de produtos locais mais alargada. Observa-se uma relevante centralidade da temática da sustentabilidade para todos os intervenientes e uma atuação sistemática e consistente dos diferentes operadores retalhistas. Paralelamente, a perceção positiva da proximidade, confiança, autenticidade e a especialização que os consumidores têm relativamente ao formato “comércio local” e dos Mercados Municipais, constituem importantes oportunidades para a consolidação dos negócios destes pequenos retalhistas e um contributo para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
  • O uso da metodologia de focus group na construção de uma análise swot aplicada ao mercado do livramento - Setúbal.
    Publication . Pardal, Pedro; Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina
    Os mercados urbanos são por regra espaços de forte identidade, tradição e de grande importância económica e social na vida das cidades. A forte concorrência e a rápida evolução do ambiente organizacional, criam uma pressão constante sobre estes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é o de analisar e caracterizar a situação atual do Mercado do Livramento de Setúbal, bem como as oportunidades e ameaças que se avizinham, por forma a dotar os decisores de informação que suporte o planeamento e implemtação de ações que promovam o desenvolvimento sustentável do Mercado. Para o efeito, a investigação recorreu à técnica de aplicada a diiferentes grupos de (comerciantes, consumidores, especialistas, agentes turísticos), procurando promover a discussão e a recolha de informação, seguindo as dimensões clássicas da análise SWOT. Os resultados identificam que os principais pontos fortes mencionados se relacionam com a qualidade dos produtos e a confiança gerada por um atendimento personalizado, enquanto que os pontos fracos mais mencionados compreendem o reduzido horário de funcionamento e um nível de preços alto. Nas oportunidades, destacam-se os novos canais de promoção e o crescimento do turismo. As ameaças mais focadas foram a estagnação dos comerciantes e o fortalecimento da concorrência.