Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A compra de produtos locais: mercados municipais versus moderna distribuição

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho reflete sobre os eixos de diferenciação que poderão ser destacados pelos Mercados Municipais e pelos comerciantes tradicionais na venda de produtos locais junto da sua comunidade. Está consubstanciado numa revisão da literatura em que se apresentam os principais canais retalhistas de distribuição de produtos alimentares, a relevância da sustentabilidade e do consumo local na ótica dos retalhistas e dos consumidores e, por fim, as principais oportunidades que existirão para os comerciantes locais, relacionadas com a disponibilização de uma gama de produtos locais mais alargada. Observa-se uma relevante centralidade da temática da sustentabilidade para todos os intervenientes e uma atuação sistemática e consistente dos diferentes operadores retalhistas. Paralelamente, a perceção positiva da proximidade, confiança, autenticidade e a especialização que os consumidores têm relativamente ao formato “comércio local” e dos Mercados Municipais, constituem importantes oportunidades para a consolidação dos negócios destes pequenos retalhistas e um contributo para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
This research focuses on the differentiation axes that can be highlighted by “local food markets” and small traditional retailers in the trade of local products with their community. It focuses on a literature review on the main retail food distribution channels, the relevance of sustainability and local consumption from the point of view of retailers and consumers, and finally the main opportunities that exist for local retailers, related to a wider range of local products. There is a relevant centrality of the sustainability theme for all stakeholders and a systematic and consistent performance by the different retail players. It also appears that the positive perception of proximity, trust, authenticity, the specialization that consumers have in relation to the “local trade” format and the local food markets are important opportunities for the consolidation of the businesses of these small retailers and a contribution to sustainable development of the entire community.

Description

Keywords

Consumido Mercados Municipais Marketing Produtos locais Sustentabilidade Consumers Local products Marketing Local food market Sustainability

Citation

Xara-Brasil, D., Pardal, P., Cordeiro, J.& Carvalho, L. (2021). A compra de produtos locais: mercados municipais versus moderna distribuição. In Book of Proceedings – Full Papers, V International Forum on Management (IFM) “Connected in a Multipolar World: Everything Becomes Smart and Digital”. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, pp. 47-59.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License