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- Brand personality: an archetypal approach in four Ibero-American countriesPublication . Xara-Brasil, Duarte; Hamza, Kavita Miadaira; Marquina, PercyBrand personality is one of the major components of brand identity. It includes human personality traits as one of the components of brand identity in what Kapferer (1995) calls the “Brand Identity Prism.” Along with a significantly widespread brand personality scale (Aaker 1997), a brand may adopt an archetypal approach that includes a set of human characteristics associated with the brand. In this research, we develop a framework to analyze customers’ perceptions about the brand archetypes of three leading global brands in four Ibero-American countries. Based on Mark and Pearson’s (2001) approach, we propose a list of words for each archetype and measure the intensity of consumers’ brand archetype associations. The results suggest that consumers develop strong associations with brands. There is frequently a strong and coherent connection with a specific archetype for some brands. However, we found significant heterogeneous perception among countries, which might lead to possible insufficient global brand efforts in a coherent brand personality/global-archetypal approach. The lack of empirical studies suggests that important research opportunities exist in this field.
- Projetos de investigação aplicada: reflexões sobre o design e a metodologia de um projeto aplicado ao mercado do livramento, SetúbalPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Xara-Brasil, Duarte; Pardal, Pedro; Dias, Rui; Melo, AntónioO objetivo deste estudo é discutir o design e metodologias para o desenvolvimento de projetos colaborativos e em rede entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e a Administração Pública Local (APL), através de estudo de caso aplicado ao Mercado Municipal do Livramento Setúbal (MLS). Neste âmbito, este projeto envolve um conjunto diversificado de relacionados com o mercado e é consolidade em três grandes fases: diagnóstico de problemas, identificação de propostas de melhoria e disseminação de resultados. A complexidade dos problemas que atualmente a APL enfrenta (Klijn e Koppenjan, 2016), exige processos de governança e em rede com propostas de soluções inovadoras para infraestruturas locais como os mercados tradicionais que enfrentam pressões fortes, devido à concorrência das grandes superfícies comerciais e a alterações no modo de vida (Powe, 2012), com impacto na procura (Van Leeuwen e Rietveld, 2011) na rentabilidade (Kamunge et al, 2014).. Recorre-se à metodologia de estudo de caso para discutir o processo de design e implementação de um projeto de investigação aplicado em colaboração e em rede entre uma IES e a APL. Como resultados propõe-se uma metodologia para o desenvolvimento de projetos aplicados que descreve as etapas da sua implementação, bem como as ferramentas de recolha e validação de informação, para eventual replicação em contextos similares. Sendo uma investigação aplicada colaborativa reveste-se de algumas particularidades inerentes ao caso de estudo, envolvendo diversos e um processo participativo de recolha de informação.
- Gestão de Competências e Níveis de Proficiência: estudo empírico sobre os comerciantes dos mercados municipais de produtos frescosPublication . Cordeiro, João Pedro Pina; Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Pardal, PedroO objetivo do estudo é definir o perfil de competências ideal dos comerciantes no contexto dos mercados municipais de produtos frescos e avaliar o seu nível de proficiência nas competências. Realizou-se um estudo de caso no Mercado do Livramento de Setúbal (Portugal), assente numa abordagem qualitativa e quantitativa através da realização de focus group e de inquéritos por questionário. Os resultados identificaram um perfil constituído por 11 competências-chave. Conclui-se que os comerciantes representam bem o perfil ideal definido, possuindo níveis de proficiência positivos nas competências requeridas para a sua atividade profissional. Este estudo contribui para a elaboração de sistemas de trabalho assentes no desenvolvimento de competências que permitam melhorar a proficiência e o desempenho dos comerciantes, com implicações na sustentabilidade dos Mercados de produtos frescos e das respetivas regiões pela sua importância na dinamização da economia local. É um estudo pioneiro em contexto nacional e internacional, apresentando uma natureza prática e colaborativa com uma vertente de cocriação.
- Vinho do PortoPublication . Xara-Brasil, Duarte
- LogoplastePublication . Xara-Brasil, Duarte
- The “Sustainability Report” as a marketing tool for big companies: case study of 20 major Brazilian and Portuguese companiesPublication . Garcia, Camila; Matias, Agatha; Xara-Brasil, Duarte; Marques, Jane; Anunciação, Pedro Fernandes da
- Codes of ethics: analyzing business ethics between countries, through an international comparison of codes of ethics and conduct.”Publication . Andrade, Josmar; Hanza, Kavita; Xara-Brasil, Duarte
- Os setubalenses e mercado do livramento de Setúbal: comportamentos de compra sustentáveisPublication . Dias, Rui; Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Pardal, Pedro
- As marcas de distribuidor num contexto de recessão.Publication . Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Dionísio, Andreia
- Livro de Atas das III Jornadas Científico-Pedagógicas de Inovação e Sustentabilidade: Inovação orientada para a Sustentabilidade: Uma Visão GlobalPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cardoso, Carlos; Xara-Brasil, Duarte; Ossmane, Elis; Roque, Helena