Repository logo
 
Publication

A compra de produtos locais: mercados municipais versus moderna distribuição

dc.contributor.authorXara-Brasil, Duarte
dc.contributor.authorPardal, Pedro
dc.contributor.authorCordeiro, João Pedro Pina
dc.contributor.authorCarvalho, Luísa Margarida Cagica
dc.date.accessioned2021-04-14T14:16:24Z
dc.date.available2021-04-14T14:16:24Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste trabalho reflete sobre os eixos de diferenciação que poderão ser destacados pelos Mercados Municipais e pelos comerciantes tradicionais na venda de produtos locais junto da sua comunidade. Está consubstanciado numa revisão da literatura em que se apresentam os principais canais retalhistas de distribuição de produtos alimentares, a relevância da sustentabilidade e do consumo local na ótica dos retalhistas e dos consumidores e, por fim, as principais oportunidades que existirão para os comerciantes locais, relacionadas com a disponibilização de uma gama de produtos locais mais alargada. Observa-se uma relevante centralidade da temática da sustentabilidade para todos os intervenientes e uma atuação sistemática e consistente dos diferentes operadores retalhistas. Paralelamente, a perceção positiva da proximidade, confiança, autenticidade e a especialização que os consumidores têm relativamente ao formato “comércio local” e dos Mercados Municipais, constituem importantes oportunidades para a consolidação dos negócios destes pequenos retalhistas e um contributo para o desenvolvimento sustentável da comunidade.pt_PT
dc.description.abstractThis research focuses on the differentiation axes that can be highlighted by “local food markets” and small traditional retailers in the trade of local products with their community. It focuses on a literature review on the main retail food distribution channels, the relevance of sustainability and local consumption from the point of view of retailers and consumers, and finally the main opportunities that exist for local retailers, related to a wider range of local products. There is a relevant centrality of the sustainability theme for all stakeholders and a systematic and consistent performance by the different retail players. It also appears that the positive perception of proximity, trust, authenticity, the specialization that consumers have in relation to the “local trade” format and the local food markets are important opportunities for the consolidation of the businesses of these small retailers and a contribution to sustainable development of the entire community.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationXara-Brasil, D., Pardal, P., Cordeiro, J.& Carvalho, L. (2021). A compra de produtos locais: mercados municipais versus moderna distribuição. In Book of Proceedings – Full Papers, V International Forum on Management (IFM) “Connected in a Multipolar World: Everything Becomes Smart and Digital”. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, pp. 47-59.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53045-3-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36221
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConsumidopt_PT
dc.subjectMercados Municipaispt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectProdutos locaispt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectConsumerspt_PT
dc.subjectLocal productspt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectLocal food marketpt_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.titleA compra de produtos locais: mercados municipais versus moderna distribuiçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
person.familyNameXara-Brasil
person.familyNameCoelho P B Pardal
person.familyNameCordeiro
person.familyNameCagica Carvalho
person.givenNameDuarte
person.givenNamePedro Nuno
person.givenNameJoão Pedro
person.givenNameLuísa Margarida
person.identifier2352097
person.identifierK-3459-2014
person.identifier.ciencia-id0D1C-374C-76AC
person.identifier.ciencia-id0516-9226-772A
person.identifier.ciencia-id1619-4140-951C
person.identifier.ciencia-idBD1F-D0BF-F78C
person.identifier.orcid0000-0002-0918-0373
person.identifier.orcid0000-0003-3187-3472
person.identifier.orcid0000-0002-0831-7892
person.identifier.orcid0000-0002-9804-7813
person.identifier.scopus-author-id58123728900
person.identifier.scopus-author-id35213079100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03fc3484-cf22-4c9d-93b5-59eb1c5ccdff
relation.isAuthorOfPublication8e623370-4620-4524-bbdc-c7c1fabadda4
relation.isAuthorOfPublication1f98c4e5-2de0-4da1-a203-18149ae4a506
relation.isAuthorOfPublication0247469f-c5d1-458b-8825-b7bfa64d8024
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03fc3484-cf22-4c9d-93b5-59eb1c5ccdff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A compra de produtos locais - mercados municipais versus moderna distribuição.pdf
Size:
400.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format