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ANSO - Título de Especialista

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Recent Submissions

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  • António Vivaldi, Concerto em Lá menor para Fagote e Orquestra RV 498
    Publication . Dias, Vera Patrícia da Silva
    Vivaldi, Mozart e Poulenc tiveram todos algo em comum na sua escrita para fagote, nomeadamente um domínio e conhecimento intrínseco das capacidades virtuosas e líricas do instrumento. Apresentando estilos diferentes, abordagens distintas ao instrumento, a dificuldade em chegar ao nível mais puro da beleza do som, a mestria da articulação e o domínio das linhas melódicas, a música destes compositores proporciona oportunidades pedagógicas únicas para abordar detalhes e conceitos importantes em aula.
  • Reflexão Sobre Técnicas de Contrabaixo
    Publication . Kouznetsov, Vladimir Victorovich
    Este trabalho apresenta no Capitulo 1 uma descrição da técnica das mudanças de posição da mão esquerda no contrabaixo, e a respetiva classificação em quatro tipos distintos, tendo em conta a técnica de mudanças de posição para violinistas, descrita no livro “A Herança Pedagógica” do proeminente professor de violino soviético Yuri Yankelevich. No Capítulo 2 são abordados as maneiras de escolhas de dedilhação, tendo como exemplo as escalas e os arpejos. No terceiro capítulo apresenta-se o contrabaixo barítono, bem como a sua versão moderna com última quinta corda “mi”. Propomos utilizar este tipo de contrabaixo para tocar os solos de contrabaixo em orquestra.
  • Concerto para violino e orquestra Op.61 L. V. Beethoven
    Publication . Pereira, José João Fernandes
    Após a maravilhosa e enriquecedora experiência de interpretar a solo o Concerto para violino e orquestra de Beethoven com a Orquestra Metropolitana de Lisboa que senti a necessidade de abrir os meus horizontes para o contexto pedagógico e pertinência desta obra. Neste trabalho, propus-me enquadrar este concerto no âmbito do repertório do ensino superior, recorrendo a uma breve analise factual de composições da época e através da recolha de alguma informação sobre interpretações de violinistas contemporâneos de Beethoven. De certa forma, tento afastar-me do mito da complexidade da obra, fundamentando com factos e exemplos que poderão encontrar ao longo do trabalho e ainda tentando encontrar uma forma mais holística de a interpretar e ensinar.
  • Rebonds A - Iannis Xenakis
    Publication . Llopis Mata, Fernando
    Ao interpretar o repertório da música contemporânea, principalmente daquelas consideradas obras de vanguarda ou modernas, muitas vezes os intérpretes podem encontrar dificuldades na interpretação devido à complexidade musical das obras. É o caso de Rebonds do compositor Iannis Xenakis, personagem relevante da segunda metade do século XX, com um estilo musical próprio caracterizado principalmente pela utilização de técnicas compositivas inovadoras e que teve uma influência muito significativa na literatura para percussão. Este trabalho analisa detalhes relevantes de uma das obras mais importantes do repertório solista dedicado à percussão, Rebonds A, obra que retêm uma energia elementar, uma força vital que dá à música um impacto de eficácia visceral.
  • Recital de Música de Câmara ‐ Chamber Music in Practice: Professional Approach & Teaching Insights
    Publication . Wakabayashi, Paul
    For many musicians, professionals and students alike, our notions of chamber music are shaped by simple perceptions of the participants proficiency: the better the player, the better the performance. Thus, we value big names as a guarantee of excellence, as we assume that their technical facility assures good ensemble. However, in chamber music, technical proficiency of an individual is but one facet of a complex undertaking, consequently sensitizing students to the minutiae of subtleties of the genre, both musically and technically presents one of the biggest challenges to a teacher of chamber music.
  • RECITAL DE VIOLINO: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROGRAMA
    Publication . SÁROSI, ÁGNES
    Com esta abertura interpretativa, uma questão se levanta: com tanta variedade de estilo, qual devemos seguir? Será que teremos que seguir algum de todo? Ou será meramente uma questão de expressividade? Onde se encontra a fronteira entre a maneira do intérprete interagir e responder ao estímulo musical proposto pelo compositor e o seu próprio background cultural e emocional?
  • Recital FLAUTA E PIANO NO SÉCULO XX
    Publication . Eremine, Alexei
    O presente trabalho tem como objectivo dar cumprimento à alínea b) do nº 1 do artigo 11º e da alínea b) do n.º 3 do artigo 13º do Regulamento para atribuição do Título de Especialista da Academia Nacional Superior de Orquestra aprovado pelo Conselho de Direção a 26 de julho de 2018, após reunião do Conselho Técnico‐ Científico a 20 de julho de 2018.Em conformidade como estipulado pelo aludido Regulamento, o trabalho tem a natureza profissional no âmbito da minha actividade como pianista – acompanhador, desenvolvida ao longo de vários anos na Academia Nacional Superior de Orquestra e, em particular, na classe de Flauta em conjunto com o músico e professor Nuno Inácio.
  • RECITAL DE FAGOTE
    Publication . Erculiani, Roberto
    Este programa explora as possibilidades e as capacidades do instrumento fagote, utilizado e experimentado na música contemporânea. As ideias dos compositores e os meios técnicos aplicados permitem um espectro de visão e audição muito ampla e inovadora.
  • Recital de Tuba
    Publication . Carneiro, Adélio Da Costa
    No âmbito da candidatura para a realização de Provas Públicas para a obtenção do Título de Especialista, na Área de Música – Sopros – Tuba pela Academia Nacional Superior de Orquestra, além da apresentação do currículo profissional é solicitada a apresentação de um trabalho de natureza profissional. O trabalho consistirá na realização de um Recital de Tuba e Piano, onde serão interpretadas algumas das obras de relevo no repertório de Tuba, de referência não só na performance do instrumento bem como de importante carácter pedagógico.
  • Século XIX, hiato ou oportunidade?
    Publication . Mirra, Rui Miguel dos Reis Mendes
    Na fase exploratória de possíveis temáticas para a elaboração deste paper, vários factores contribuíram para a sua definição. Alguns de forma inesperada, outros como resultado de um acumular de conhecimentos e experiências provenientes dos já longos anos de prática pedagógica do autor em todos os níveis de ensino (desde a iniciação aos Mestrados). Não menos importante resulta o interesse do autor por todas as temáticas pedagógicas relacionadas com o trompete, respondendo deste modo à necessidade reiterada de intervenção num sistema educativo em constante mudança e ávido de renovação, contribuindo assim para ultrapassar os obstáculos que surgem em redor do ensino artístico, reformando e ajustando as práticas instrumentais e as suas especificidades.