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IPT - Ci2 - Livros e Capítulos de Livros

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  • Análise da secção F. Cidades e Comunidades Sustentáveis realizada pelo Grupo de Trabalho Cidades e Comunidades Sustentáveis
    Publication . Barros, F.M.; Pinho, Pedro; Ferreira, Rita
    Em muitos países, as universidades ou mais genericamente, as Instituições de Ensino Superior (IES), estão a assumir um papel cada vez mais ativo no desenvolvimento sustentável de uma região, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades, agregando valor aos processos de desenvolvimento regional, difundindo o conhecimento e a inovação regional ( GUNI Network , 2020 ). O papel tradicional das IES como criadoras e disseminadoras de conhecimento está a mudar, adotando gradualmente modelos colaborativos de envolvimento cívico e participação da sociedade para apoiar as comunidades a enfrentar os diversos desafios societais e globais da sustentabilidade (EUA, 2014). De uma forma geral, este é um processo de cocriação que, idealmente, tira partido da colaboração e partilha de conhecimento entre vários atores regionais envolvendo a academia, indústria, autoridades públicas e os cidadãos/comunidade. Na prática, o papel e a influência que as IES têm sobre o desenvolvimento sustentável das cidades e das comunidades difere de região para região. O tipo de universidade, a realidade económica, as políticas regionais e a capacidade das organizações públicas e privadas locais de absorver e utilizar o conhecimento criado nas universidades, são fatores determinantes que refletem uma diversidade de soluções, processos e abordagens. Foi neste contexto, que o Grupo de Trabalho em Cidades e Comunidades Sustentáveis da Rede Campus Sustentável (RCS) aceitou o desafio de colaborar na elaboração do Inquérito de caracterização do Ensino Superior em Portugal no que diz respeito à sustentabilidade, centrando a sua participação na área de atuação, efetuando o levantamento e o estudo de soluções inovadoras e de exemplos de boas práticas sustentáveis que estão a ser implementadas de forma colaborativa na interação entre o Campus e as Cidades ou Comunidades. Qual o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na sustentabilidade urbana? Que projetos promovidos pelas IES se dirigem à comunidade local e promovem uma sociedade mais sustentável? Como fortalecer esta interação de forma colaborativa, na interação entre o Campus e as Cidades ou Comunidades. O estudo que se segue, corresponde à análise da seção F - Cidades e Comunidades Sustentáveis, um dos 11 temas do Inquérito realizado às Instituições de Ensino Superior Portuguesas promovida pela RCS, Portugal. De forma a manter o compromisso de confidencialidade assumido com as Instituições participantes, o reporte dos resultados da análise do inquérito aqui apresentado, vai ser disponibilizado de forma anonimizada e por isso sem a comparação direta entre IES participantes.
  • Análise da secção G. Mobilidade Sustentável
    Publication . Ribeiro, Anabela; Madeira, Ana Carla; Silva, Cecília; Pinho, Henrique J. O.; Ferreira, Rita; Tchepel, Oxana; Madeira, Ana Carla; Disterheft, Antje; Ribau Teixeira, Margarida; Caeiro, Sandra Sofia Ferreira da Silva
    Este inquérito constitui a secção G do ‘Inquérito sobre Sustentabilidade no Ensino Superior em Portugal’ efetuado pela Rede Campus Sustentável às instituições de ensino superior (IES) Portuguesas e tem como objetivo caracterizá-las relativamente às iniciativas de promoção da mobilidade sustentável. Pretende-se ainda ter algum conhecimento das infraestruturas de que dispõem. De notar que este estudo tem o propósito de apoiar um inquérito de mobilidade mais extenso que se irá efetuar à comunidade académica das referidas IES.
  • Promoting Education for Sustainable Development: A Collaborative Project Between a Higher Education Institution and the Surrounding School Community
    Publication . Mateus, D. M. R.; Costa, Maria Cristina; Gomes, Marcela M. M. S.; Pinho, Henrique J. O.
    This chapter describes good practices developed by a higher education institution from Portugal in the context of the United Nations Sustainable Development Goals (SDG). In addition to discussing the role of higher education in society, it also focuses on an intervention project on the local school community aimed at raising awareness and disseminating good attitudes related to Sustainable Development (SD). The intervention project results from a partnership between a higher education institution, a teachers training centre and schools. In this context, several hands-on experiments were developed by higher education teachers, researchers and students, and implemented in a teachers’ professional development programme. Based on questionnaires (N = 63) and participant observation, an empirical study was conducted. Besides increasing their knowledge about SDG, teachers recognized the role of schools in raising awareness to promote SD practices, and valued the role of higher education in supporting them in these initiatives. It is concluded on the importance of developing collaborative partnerships with schools and other stakeholders to raise awareness, disseminate and increase SD practices in the community. The experience developed in the field may interest researchers, policymakers, and anyone interested in promoting Sustainable Development initiatives.
  • Projeto VALORBIO Tratamento de Águas Residuais por Zonas Húmidas Construídas Modulares - Uma contribuição para a economia circular
    Publication . Pinho, Henrique J. O.; Mateus, D. M. R.
    O projeto VALORBIO, Valorização de resíduos através de zonas húmidas construídas modulares usadas para tratamento de águas residuais, foi cofinanciando por fundos FEDER (POCI-01-0145-FEDER-23314). O projeto foi desenvolvido durante 18 meses, entre julho de 2017 e janeiro de 2019, e visou o tratamento de águas residuais através de Zonas Húmidas Construídas (ZHCs), que consistem em sistemas biológicos baseados em plantas, também designados por fito-ETARs (Estações de Tratamento de Águas Residuais baseadas em plantas) ou Leitos de Macrófitas.
  • Valorization of solid waste in subsurface flow constructed wetlands based on renewable modular structures: A contribution to a circular economy
    Publication . Pinho, Henrique J. O.; Mateus, D.M.R.
    In this chapter, a case study is used as a basis for discussion of the contribution of constructed wetlands (CWs) to circular economy and to sustainable development. Although CWs already represent a sustainable and green technology for wastewater treatment, this study aimed to enhance CW potential to fit the circular economy paradigm. The main purpose of the study was the use of renewable materials and solid waste in the design of modular CWs. A modular pilot-scale CW was built in a wood-based structure with a filling media consisting of a mixture of three solid waste materials. This approach represents an example of the potential contribution of CWs to a circular economy through a shorter circuit for water reuse and their integration into longer economic circuits, which can be closed by symbiosis with other processes and industrial activities such as the valorization of solid waste and wood for CW assembly.
  • Descrição e objetivos do projeto ValorBio
    Publication . Pinho, Henrique J. O.; Mateus, D. M. R.; Pinho, Henrique J. O.; Mateus, D. M. R.