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ESSA - DTO - Artigos em revistas científicas

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  • Abordagem em contexto escolar: projeto de parceria entre a ESSAlcoitão e o CECD Cooperativa para a Inclusão na formação de terapeutas ocupacionais
    Publication . Moreira, Nuno; Lucas, Sofia; Mendes, Ana Filipa; Bernardo, Carla
    Introdução: O terapeuta ocupacional é um profissional que está presente nas equipas de apoio à educação inclusiva. Reconhece que o estar e participar em atividades na escola, é uma das principais ocupações das crianças e jovens. Da sua ação é esperado que seja capaz de trabalhar de forma colaborativa, com foco na eliminação ou redução das barreiras à aprendizagem e inclusão. Objetivo: Pretende-se com este trabalho apresentar o desenho e analisar o impacto de três anos de implementação de um projeto de parceria, no âmbito de uma unidade curricular do 3º ano de licenciatura, dirigida à abordagem do terapeuta ocupacional em contexto escolar. Material e Métodos: Enquadrado numa investigação qualitativa, foi realizada uma análise exploratória detalhada do desenho do projeto e uma análise de conteúdo às respostas dos questionários de avaliação, dirigidos aos parceiros. Resultados: A análise exploratória e a análise de conteúdo aos questionários indicam que a metodologia selecionada e as etapas inerentes ao desenho do projeto revelaram-se facilitadoras do desenvolvimento das competências esperadas. Conclusão: Este projeto mostrou ter impacto nos estudantes e nos profissionais envolvidos. A estrutura utilizada no seu desenho promoveu uma boa prática pedagógica, relevante para a reflexão conjunta e dirigida para a comunidade.
  • Global leadership is needed to optimize early childhood development for children with disabilities
    Publication . Almasri, Nihad; Block, Sandra S.; Breinbauer, Cecilia; Brinkman, Sally; Cheung, Vivian G.; Davis, Adrian C.; figueiredo, marta; Giúdici, Lidia B.; Gladstone, Melissa J.; Long, Toby M.; Lynch, Paul; Moreno-Angarita, Marisol; Nair, M. K. C.; Ogbo, Felix A.; Olusanya, Jacob O.; Samms-Vaughan, Maureen E.; Wertlieb, Donald; Wright, Scott M.
  • Sustainable Development Goals summit 2023 and the global pledge on disability-focused early childhood development
    Publication . Olusanya, Bolajoko O; Cheung, Vivian G; Hadders-Algra, Mijna; Breinbauer, Cecilia; Smythe, Tracey; Moreno-Angarita, Marisol; Brinkman, Sally; Almasri, Nihad; Figueiredo, Marta; Camargo, Olaf Kraus de; Nnanna, Ike Chinonye; Block, Sandra S; Storbeck, Claudine; Olusanya, Jacob O; Berman, Brad D; Wertlieb, Donald; Williams, Andrew N; Nair, M K C; Davis, Adrian C; Wright, Scott M
  • The relationship between childhood abuse and adult attachment styles: the mediator role of sensory over-responsivity
    Publication . Silva, Alexandra; Ferreira, Simão; Silva Pinto, Élia; Rocha, Susana Aguiar; Barbosa-Rocha, Nuno
    Child abuse portrays health and well-being issues that can last for several years, including altering interpersonal behavior. Evidence has shown that these early negative experiences may cause changes in sensory modulation. This study aimed to understand if sensory over-responsivity (SOR) plays an important role in mediating the association between childhood abuse (emotional abuse, emotional neglect, sexual abuse, physical abuse, physical neglect) and attachment-related anxiety or avoidance in adult romantic relationships. An online survey was conducted to exam ine these associations in a Portuguese community sample (N = 500) aged 18–62 years. The presented mediation models shown a higher mediation percentage for attachment-related anxiety rather than avoidance. All variables predicted the mediator, except sexual abuse which did not predict the overall model when the mediator was included. Our results have implications for individual treatment approaches regarding child abuse victims and can certainly influence intervention strategies.
  • Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?
    Publication . Fróis, Maria Carolina; Silva Pinto, Élia
    Introdução: A revisão da narrativa tem como objetivo analisar artigos científicos, de forma a identificar o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência. Método: A revisão incluiu 14 artigos analisados, entre 2006 e 2021, que abordaram os benefícios da doll therapy e a caracterização do envolvimento ocupacional da pessoa com demência, separadamente. Para tal, foram utilizadas as bases de dados: Otseeker, Cochrane e Pubmed. Resultados: Os resultados dessa análise demonstraram que a doll therapy reduz a ansiedade, agitação, depressão e stress; aumenta os sentimentos de felicidade, tranquilidade e prazer; e melhora o humor e a interação com o outro. Quanto ao envolvimento ocupacional, na pessoa com demência, é necessário que exista um estímulo externo para a promoção de oportunidades de participação. Para tal, os estudos revelaram que quanto mais interação social ocorrer, mais envolvidas as pessoas estão com o ambiente. Conclusão: Deste modo, através de uma atividade significativa, como a doll therapy, há uma melhoria do envolvimento ocupacional da pessoa com demência. Contudo, existem poucos estudos sobre estas temáticas, pelo que se sugere a realização dos mesmos, para validar os resultados obtidos.
  • Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs
    Publication . Alves, Anabela Oliveira; Trigueiro, Maria João; Silva Pinto, Élia
    Introdução: As alterações do comportamento podem estar associadas tanto com disfunções do processamento sensorial, como com o tempo de exposição a ecrãs. Objetivo: Verificar se o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs em crianças em idade escolar do 1.º ciclo influenciam os seus comportamentos. Método: Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Medida do Processamento Sensorial e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. A amostra foi composta por 183 crianças entre os seis e os 10 anos. Para o tratamento de dados utilizou-se medidas de estatística descritiva para caraterizar a amostra e descrever as frequências das variáveis, para relacionar o processamento sensorial com o comportamento, e o tempo de exposição a ecrãs com o comportamento utilizou-se a correlação não paramétrica de Spearman, e para verificar se o tempo de exposição a ecrãs e o processamento sensorial são preditores do comportamento realizou-se uma regressão linear múltipla. Resultados: As variáveis que se revelaram preditoras do comportamento foram ao nível do processamento sensorial, a participação social (Beta = 0,255, p < 0,001), a consciência do corpo (Beta = 0,324, p < 0,001) e a audição (Beta = 0,164, p = 0,018), tendo sido apurada a tendência para quanto mais os problemas no processamento sensorial mais os problemas de comportamento. Da análise entre as variáveis, tempo de exposição a ecrãs e comportamento não se verificou nenhuma correlação significativa. Conclusão: Conclui-se que dificuldades no processamento sensorial estão associadas a uma maior prevalência de problemas de comportamento, em crianças com desenvolvimento típico.
  • Formação em terapia ocupacional: desenho de um projeto de transformação curricular para o séc. XXI
    Publication . Martins, Sílvia; Vieira Da Silva, Cristina; Silva Pinto, Élia; Ferreira, Isabel; Moreira, Nuno
    Introdução: O desenvolvimento e renovação de currículos é visto como uma atividade-chave das instituições de ensino superior. Ao nível internacional e nacional, é evidente o crescente interesse na investigação em desenho curricular, e em criar percursos educativos diversos que correspondam às aspirações de futuro da população e às necessidades da sociedade. As mudanças de paradigma que ocorreram na terapia ocupacional, nos últimos anos, tornam urgente esta reflexão. Objetivo: Pretendeu-se com este estudo construir o desenho de um projeto de transformação curricular para a formação em terapia ocupacional. Material e Métodos: Neste 1º ciclo de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação-ação. Os participantes no estudo foram agrupados em duas equipas, uma nuclear, composta por dois docentes a tempo integral e uma alargada, integrando mais três docentes, também a tempo integral. Recorreu-se a métodos participativos para se envolverem os docentes nos momentos de reflexão. Em etapas chave do processo, recorreu-se a um grupo de peritos na área de desenho curricular. Resultados: Obtenção de uma versão de consenso do desenho do projeto, nomeadamente, visão, missão e valores; objetivos dirigidos ao currículo, aos estudantes e aos docentes; intervenientes no processo e sua distribuição por domínios em áreas de competência e seleção da Teoria U para guiar o processo de transformação curricular. Conclusão: A metodologia de investigação-ação e os métodos participativos, conjuntamente com o recurso ao grupo de peritos, permitiram aos participantes chegarem a uma versão de consenso sobre os aspetos principais a incluir no processo de transformação curricular.
  • The neonatal palliative care attitude scale: psychometric properties for portuguese neonatal nurses
    Publication . Sousa, Fátima Pacheco; Roldão, Maria Graça; Rebotim, Ana Marisa; Figueira, Ana Rita; Barbosa, Joana; Fradique, Emília; Curado, Maria Alice Santos
    Background. This study is aimed to perform the translation and cultural adaptation of the Neonatal Palliative Care Attitude Scale (NiPCAS) and evaluation of its psychometric properties with Portuguese neonatal nurses. Methods. The research started with a scoping review that allowed the identification of the NiPCAS. It was a methodological study with a quantitative approach. The semantic equivalence of the items was adjusted with the participation of 20 neonatal nurse experts. They performed facial and quantitative content validation. Psychometric validation of the NiPCAS was performed on a nonprobability nurses sample (n = 283) in 13 level 3 neonatal units between July 2021 and February 2022. Confirmatory factor analysis using the polychoric correlation matrix was performed to estimate factor validity using the “lavaan” package for R statistical software. Internal consistency was estimated using Cronbach’s alpha coefficient, and item sensitivity was assessed using the asymmetry and kurtosis coefficients. Empirical indices were considered: chi-square over degrees of freedom; comparative fit index; normed fit index; Tucker–Lewis index, and root mean square error of approximation; average extracted variance and composite reliability were used to assess convergent validity. Results. Asymmetry and kurtosis were <|3| and <|7|, respectively, suggesting psychometric sensitivity. The convergent validity of the factors was: F1, FCF1 = 0.90 and for F2, FCF2 = 0.80, and a lower value for F3, FCF3 = 0.40. According to the squared correlation criterion average variance extracted (AVE) between the factors, there was no discriminant validity for F1 and F2, but there was discriminant validity for F1, F3, F2, and F3. Significance of results. This instrument has implications for providing end-of-life care to newborns and their families. The use of this instrument reveals several barriers and facilitating elements inherent in the organization and culture of the facility and nursing education.
  • O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar
    Publication . Henriques, Andreia; Silva, Cláudia Ribeiro da; Reis, Helena
    O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (R Pearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas.
  • Operationalizing dignity therapy for adolescents
    Publication . Julião, Miguel; Santos, Ana; Albuquerque, Sara; Antunes, Bárbara; Crujo, Margarida; Sobral, Maria Ana; Cancelinha, Cândida; Soares, Duarte da Silva; Fradique, Emília; Palaré, Maria João; Chochinov, Harvey Max