Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-03"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresaPublication . Boto, João Miguel Mendes; Borges, Ana Rosa Pereira; Correia, Fernanda Maria dos Reis Brito e RodriguesA empresa Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), é uma empresa portuguesa do grupo Embraer dedicada ao fornecimento de serviços de manutenção de aeronaves e fabricação de aeroestruturas. Esta empresa encontra-se atualmente num processo de transformação digital, nas suas diversas áreas de atuação. Esse processo de transformação digital vem ao encontro do uso de técnicas de Business Intelligence (BI) e de as mesmas terem ganho ao longo destes anos uma maior relevância nas empresas em geral. É uma ferramenta bastante útil para a tomada de decisão e para a própria organização da empresa. Cada vez mais o mercado se tem tornado mais competitivo e o setor aeronáutico não é exceção, com isto, esta empresa quis ficar na vanguarda da tecnologia e implementar um sistema de BI para se tornar cada vez mais numa referência no seu ramo que é a aviação. No entanto, para a implementação de um sistema destes, numa empresa tão complexa, é necessário cumprir um determinado número de requisitos para se tornar uma implementação eficaz e uma melhoria significativa no trabalho de todos os colaboradores e utilizadores destas aplicações. Na transformação digital desta empresa aeronáutica, está a ser criado um sistema de BI com o objetivo de permitir auxiliar as tomadas de decisão dos gestores, de forma a melhorar todas as áreas de negócio, nomeadamente: Motores, Componentes, Aviação Defesa, Aviação Civil, Pintura de Aeronaves e Aeroestruturas. Neste sistema são propostos diversos indicadores corporativos, desenvolvidos para as várias áreas da empresa, nomeadamente o indicador da Produtividade Geral, o indicador das Faturas em Anomalia, indicador das Horas Extras e por fim o indicador do Orçamento por Centro de Custo (OCC) de forma a ser possível que toda a informação esteja centralizada, com um acesso à mesma bastante mais rápida e sem a probabilidade de ocorrência de erros. Para essa transformação digital foram usados vários sistemas, o sistema de gestão de base de dados Oracle, o Sistemas Integrado de Gestão e Manutenção Aeronáutica (SIGMA), o Sistema de Gestão de Presenças e Ausências (SGPA), a ferramenta SQL Developer da Oracle e a ferramenta Power BI da Microsoft. Ao longo deste trabalho também foi apresentado em poster um artigo intitulado de “Business Intelligence System for the Digital Transformation of a Company” na “22º Conferência Internacional da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação” realizada em Cabo Verde.
- Melhoria de processos na MOBPublication . Figueiral, Francisco Peixeiro; Martinho, José Luis FerreiraO presente relatório de estágio descreve a atividade laboral realizada na empresa MOB, per tencente ao grupo Visabeira, onde o contexto do trabalho é referente à área da melhoria contínua na área industrial. O estágio curricular constitui a fase de conclusão do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. As atividades planeadas inicialmente focavam-se na revitalização do sistema Kanban e na remodelação dos quadros de apoio à gestão. Além disso, a vertente não planeada do desempe nho provinha das necessidades diárias da organização, bem como dos problemas enfrentados e de oportunidades de melhoria encontradas. A revitalização do sistema Kanban constituiu um processo moroso e desafiante pela quan tidade de tarefas intrínsecas a desempenhar e pontos de informação a coordenar. Contudo, a sua efetivação acartou vantagens imediatas à empresa ao nível da organização dos espaços de trabalho, da limpeza e segurança dos colaboradores. O acompanhamento da metodologia e a sua contínua atualização, são fulcrais para a sua predominância no quotidiano da empresa e de to dos os indivíduos inclusos. Os quadros de apoio à gestão permitem uma fotografia geral daquilo que é o desempenho diário da empresa e das suas secções e postos de trabalho. A remodelação dos quadros existentes e a criação dos ademais necessários auxilia a gestão imediata no chão de fábrica, bem como o planeamento e metas a atingir no dia-a-dia. Fica ainda a noção de que a melhoria contínua faz jus à sua designação na medida em que a estagnação é completamente oposta às diretrizes da área. A procura constante pelo aperfeiçoamento da laboração descobre novas oportunidades de melhoria de forma continuada. Além das atividades desempenhadas não documentadas e das descritas que não estavam ini cialmente planeadas, o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos permitem considerar que os objetivos foram alcançados. Ademais, o estágio curricular apresentou-se como uma experi ência enriquecedora que funcionou como uma ponte de ligação entre a vertente teórica e prática ao abrigo do respetivo curso de mestrado.
- The relationship between childhood abuse and adult attachment styles: the mediator role of sensory over-responsivityPublication . Silva, Alexandra; Ferreira, Simão; Silva Pinto, Élia; Rocha, Susana Aguiar; Barbosa-Rocha, NunoChild abuse portrays health and well-being issues that can last for several years, including altering interpersonal behavior. Evidence has shown that these early negative experiences may cause changes in sensory modulation. This study aimed to understand if sensory over-responsivity (SOR) plays an important role in mediating the association between childhood abuse (emotional abuse, emotional neglect, sexual abuse, physical abuse, physical neglect) and attachment-related anxiety or avoidance in adult romantic relationships. An online survey was conducted to exam ine these associations in a Portuguese community sample (N = 500) aged 18–62 years. The presented mediation models shown a higher mediation percentage for attachment-related anxiety rather than avoidance. All variables predicted the mediator, except sexual abuse which did not predict the overall model when the mediator was included. Our results have implications for individual treatment approaches regarding child abuse victims and can certainly influence intervention strategies.
- O que é um bom professor de educação física?Publication . Faria, Carlos; Rodrigues, PaulaO presente relatório final de Mestrado é uma análise sobre a minha PES (estágio), que se realizou durante o ano letivo 2021/2022, numa escola básica e secundária do concelho do Seixal. Este documento foi dividido em 4 dimensões: profissional, social e ética; desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; participação na escola e relação com a comunidade; desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nas primeiras três dimensões apresentarei o trabalho desenvolvido. Relativamente à última dimensão irei apresentar uma investigação cujo objetivo foi o de identificar a perspetiva dos alunos sobre ser um Bom Professor de Educação Física em função do género, do ciclo de escolaridade e da prática desportiva. Para isso foram inquiridos 509 alunos do 3º ciclo (n=310, 164♂ e 146 ♀) entre os 11 e os 19 anos (14,05±1,37 anos) e Ensino Secundário (n=199; 86 ♂ e 113 ♀) entre os 15 e os 19 anos (16,79±1,08 anos) de uma escola básica e secundária do concelho do Seixal. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação do questionário “O bom professor de Educação Física” de Resende, et al. (2014). Para responder utilizou-se uma escala de likert de 5 pontos de 1 – nunca a 5 – sempre. Os 28 itens do questionário foram divididos em 3 dimensões como em Magôlo (2014): “competências e conhecimentos didáticos”; “comportamentos inapropriados”; “organização e gestão da aula”. O estudo realizado demonstrou que o género masculino valoriza mais a dimensão conhecimento e competências, já em contrapartida o género feminino valoriza mais a dimensão organização e gestão de aula, quanto à dimensão comportamentos inapropriados, o género masculino apresentou maior valor médio e encontrou-se diferenças estatisticamente significativas entre os géneros. Na comparação entre os ciclos, o resultado revelou diferenças estatisticamente significativas entre estes em todas as dimensões (p<0,050), tendo os alunos do ensino secundário apresentado maior valor médio nas dimensões conhecimento e competência didática e organização e gestão de aula, e em contraparte o terceiro ciclo atribui um maior valor médio à dimensão comportamentos inapropriados. Já relativamente aos alunos praticantes de desporto, apresentaram maior valor médio na dimensão comportamentos inapropriados e encontrou-se ainda diferenças estatisticamente significativas nesta dimensão, já os não praticantes demonstram maior valorização nas dimensões conhecimento e competência didática e organização e gestão de aula. Assim, independentemente da comparação, os alunos repudiam os comportamentos inapropriados num bom professor de educação física. Já os alunos do terceiro ciclo esperam que o professor consiga dominar todo o conhecimento e competência didática, em contrapartida os alunos do ensino secundário perspetivam que este domine a organização e gestão de aula. Já os alunos praticantes de desporto, a par dos não praticantes, esperam que o bom professor domine o conhecimento e a competência didática. Assim, criar o perfil ideal não será congruente a todos, devendo o professor apresentar-se reflexivo com as suas performances e métodos, não excluindo o seu lado humano e compreensivo para com os restantes membros da comunidade.
- A atitude face à disciplina de educação física e o clima motivacional em alunos do 3º ciclo e ensino secundárioPublication . Esparteiro, Bernardo; Santos, AlexandraO Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular inserida no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget de Almada – ISEIT. O presente relatório espelha o desenvolvimento das competências a adquirir pelo professor estagiário no ensino da disciplina de Educação Física, principalmente no que respeita ao seu sentido reflexivo, de investigação e interrogação face às situações com que se depara. O estágio trata-se de um contexto real de ensino, acompanhado por um professor orientador e um professor cooperante (prática de ensino supervisionada), com vários anos de experiência. Este acompanhamento torna-se fundamental no processo de ensino aprendizagem e na aquisição de ferramentas para a prática enquanto futuro professor de Educação Física. Outras competências são desenvolvidas com a observação e interação com outros professores. Desta forma, a realização deste relatório teve como base um olhar crítico sobre todas as tarefas realizadas durante o estágio pedagógico. Inicialmente foi realizado um enquadramento da prática de ensino supervisionada, que aborda as principais expetativas como estagiário, os recursos da escola, entre outros pontos. Seguidamente em termos estruturais, o relatório está construído de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do Ensino Básico e Secundário: Dimensão Profissional, Social e Ética; Dimensão de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Dimensão de Participação na Escola e de Relação com a Comunidade e Dimensão de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida.