Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sistema de business intelligence para a transformação digital de uma empresa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Joao-Miguel-Mendes-Boto.pdf2.98 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A empresa Oficinas Gerais de Material AeronĆ”utico (OGMA), Ć© uma empresa portuguesa do grupo Embraer dedicada ao fornecimento de serviƧos de manutenção de aeronaves e fabricação de aeroestruturas. Esta empresa encontra-se atualmente num processo de transformação digital, nas suas diversas Ć”reas de atuação. Esse processo de transformação digital vem ao encontro do uso de tĆ©cnicas de Business Intelligence (BI) e de as mesmas terem ganho ao longo destes anos uma maior relevĆ¢ncia nas empresas em geral. Ɖ uma ferramenta bastante Ćŗtil para a tomada de decisĆ£o e para a própria organização da empresa. Cada vez mais o mercado se tem tornado mais competitivo e o setor aeronĆ”utico nĆ£o Ć© exceção, com isto, esta empresa quis ficar na vanguarda da tecnologia e implementar um sistema de BI para se tornar cada vez mais numa referĆŖncia no seu ramo que Ć© a aviação. No entanto, para a implementação de um sistema destes, numa empresa tĆ£o complexa, Ć© necessĆ”rio cumprir um determinado nĆŗmero de requisitos para se tornar uma implementação eficaz e uma melhoria significativa no trabalho de todos os colaboradores e utilizadores destas aplicaƧƵes. Na transformação digital desta empresa aeronĆ”utica, estĆ” a ser criado um sistema de BI com o objetivo de permitir auxiliar as tomadas de decisĆ£o dos gestores, de forma a melhorar todas as Ć”reas de negócio, nomeadamente: Motores, Componentes, Aviação Defesa, Aviação Civil, Pintura de Aeronaves e Aeroestruturas. Neste sistema sĆ£o propostos diversos indicadores corporativos, desenvolvidos para as vĆ”rias Ć”reas da empresa, nomeadamente o indicador da Produtividade Geral, o indicador das Faturas em Anomalia, indicador das Horas Extras e por fim o indicador do OrƧamento por Centro de Custo (OCC) de forma a ser possĆ­vel que toda a informação esteja centralizada, com um acesso Ć  mesma bastante mais rĆ”pida e sem a probabilidade de ocorrĆŖncia de erros. Para essa transformação digital foram usados vĆ”rios sistemas, o sistema de gestĆ£o de base de dados Oracle, o Sistemas Integrado de GestĆ£o e Manutenção AeronĆ”utica (SIGMA), o Sistema de GestĆ£o de PresenƧas e AusĆŖncias (SGPA), a ferramenta SQL Developer da Oracle e a ferramenta Power BI da Microsoft. Ao longo deste trabalho tambĆ©m foi apresentado em poster um artigo intitulado de ā€œBusiness Intelligence System for the Digital Transformation of a Companyā€ na ā€œ22Āŗ ConferĆŖncia Internacional da Associação Portuguesa de Sistemas de Informaçãoā€ realizada em Cabo Verde.

Description

Keywords

Sistema de Business Intelligence Key Performance Indicators Transformação digital na OGMA

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue