Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.98 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A empresa Oficinas Gerais de Material AeronƔutico (OGMA), Ʃ uma empresa
portuguesa do grupo Embraer dedicada ao fornecimento de serviços de manutenção
de aeronaves e fabricação de aeroestruturas. Esta empresa encontra-se atualmente
num processo de transformação digital, nas suas diversas Ôreas de atuação.
Esse processo de transformação digital vem ao encontro do uso de técnicas de
Business Intelligence (BI) e de as mesmas terem ganho ao longo destes anos uma
maior relevância nas empresas em geral. à uma ferramenta bastante útil para a
tomada de decisão e para a própria organização da empresa.
Cada vez mais o mercado se tem tornado mais competitivo e o setor aeronÔutico não
é exceção, com isto, esta empresa quis ficar na vanguarda da tecnologia e
implementar um sistema de BI para se tornar cada vez mais numa referĆŖncia no seu
ramo que é a aviação.
No entanto, para a implementação de um sistema destes, numa empresa tão
complexa, é necessÔrio cumprir um determinado número de requisitos para se tornar
uma implementação eficaz e uma melhoria significativa no trabalho de todos os
colaboradores e utilizadores destas aplicaƧƵes.
Na transformação digital desta empresa aeronÔutica, estÔ a ser criado um sistema de
BI com o objetivo de permitir auxiliar as tomadas de decisão dos gestores, de forma
a melhorar todas as Ôreas de negócio, nomeadamente: Motores, Componentes,
Aviação Defesa, Aviação Civil, Pintura de Aeronaves e Aeroestruturas. Neste sistema
são propostos diversos indicadores corporativos, desenvolvidos para as vÔrias Ôreas
da empresa, nomeadamente o indicador da Produtividade Geral, o indicador das
Faturas em Anomalia, indicador das Horas Extras e por fim o indicador do OrƧamento
por Centro de Custo (OCC) de forma a ser possĆvel que toda a informação esteja
centralizada, com um acesso à mesma bastante mais rÔpida e sem a probabilidade
de ocorrĆŖncia de erros.
Para essa transformação digital foram usados vÔrios sistemas, o sistema de gestão
de base de dados Oracle, o Sistemas Integrado de Gestão e Manutenção AeronÔutica
(SIGMA), o Sistema de Gestão de Presenças e Ausências (SGPA), a ferramenta SQL
Developer da Oracle e a ferramenta Power BI da Microsoft.
Ao longo deste trabalho tambƩm foi apresentado em poster um artigo intitulado de
āBusiness Intelligence System for the Digital Transformation of a Companyā na ā22Āŗ
ConferĆŖncia Internacional da Associação Portuguesa de Sistemas de Informaçãoā
realizada em Cabo Verde.
Description
Keywords
Sistema de Business Intelligence Key Performance Indicators Transformação digital na OGMA