ESSA - DTO - Artigos em revistas científicas
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- Abordagem em contexto escolar: projeto de parceria entre a ESSAlcoitão e o CECD Cooperativa para a Inclusão na formação de terapeutas ocupacionaisPublication . Moreira, Nuno; Lucas, Sofia; Mendes, Ana Filipa; Bernardo, CarlaIntrodução: O terapeuta ocupacional é um profissional que está presente nas equipas de apoio à educação inclusiva. Reconhece que o estar e participar em atividades na escola, é uma das principais ocupações das crianças e jovens. Da sua ação é esperado que seja capaz de trabalhar de forma colaborativa, com foco na eliminação ou redução das barreiras à aprendizagem e inclusão. Objetivo: Pretende-se com este trabalho apresentar o desenho e analisar o impacto de três anos de implementação de um projeto de parceria, no âmbito de uma unidade curricular do 3º ano de licenciatura, dirigida à abordagem do terapeuta ocupacional em contexto escolar. Material e Métodos: Enquadrado numa investigação qualitativa, foi realizada uma análise exploratória detalhada do desenho do projeto e uma análise de conteúdo às respostas dos questionários de avaliação, dirigidos aos parceiros. Resultados: A análise exploratória e a análise de conteúdo aos questionários indicam que a metodologia selecionada e as etapas inerentes ao desenho do projeto revelaram-se facilitadoras do desenvolvimento das competências esperadas. Conclusão: Este projeto mostrou ter impacto nos estudantes e nos profissionais envolvidos. A estrutura utilizada no seu desenho promoveu uma boa prática pedagógica, relevante para a reflexão conjunta e dirigida para a comunidade.
- Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãsPublication . Alves, Anabela Oliveira; Trigueiro, Maria João; Silva Pinto, ÉliaIntrodução: As alterações do comportamento podem estar associadas tanto com disfunções do processamento sensorial, como com o tempo de exposição a ecrãs. Objetivo: Verificar se o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs em crianças em idade escolar do 1.º ciclo influenciam os seus comportamentos. Método: Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Medida do Processamento Sensorial e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. A amostra foi composta por 183 crianças entre os seis e os 10 anos. Para o tratamento de dados utilizou-se medidas de estatística descritiva para caraterizar a amostra e descrever as frequências das variáveis, para relacionar o processamento sensorial com o comportamento, e o tempo de exposição a ecrãs com o comportamento utilizou-se a correlação não paramétrica de Spearman, e para verificar se o tempo de exposição a ecrãs e o processamento sensorial são preditores do comportamento realizou-se uma regressão linear múltipla. Resultados: As variáveis que se revelaram preditoras do comportamento foram ao nível do processamento sensorial, a participação social (Beta = 0,255, p < 0,001), a consciência do corpo (Beta = 0,324, p < 0,001) e a audição (Beta = 0,164, p = 0,018), tendo sido apurada a tendência para quanto mais os problemas no processamento sensorial mais os problemas de comportamento. Da análise entre as variáveis, tempo de exposição a ecrãs e comportamento não se verificou nenhuma correlação significativa. Conclusão: Conclui-se que dificuldades no processamento sensorial estão associadas a uma maior prevalência de problemas de comportamento, em crianças com desenvolvimento típico.
- Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parentalPublication . Ribeiro da Silva, Cláudia; Veiga, Feliciano; Pinto, Élia; Ribas, AnaO envolvimento dos alunos na escola é importante para o seu desempenho académico e facilitador de relacionamentos interpessoais positivos, prevenindo comportamentos disruptivos e o abandono escolar. Interessa, portanto perceber que fatores se relacionam com esse envolvimento e qual a importância da família. Esta investigação de natureza quantitativa e correlacional tem como objectivo conhecer a relação do apoio parental com o envolvimento escolar dos filhos e identificar quais os comportamentos específicos dos pais que se relacionam significativamente com o envolvimento dos filhos na escola. A amostra foi constituída por 330 alunos do 10 º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária da área de Lisboa. Foram utilizados dois instrumentos: a escala Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D) (dimensão cognitiva, afectiva, comportamental e agenciativa) e escala Student Perception of Parental Suport (composta por 8 itens acerca dos comportamentos dos pais, percepcionados pelos filhos, face às questões escolares). Os resultados indicam uma relação moderada positiva entre os totais das duas escalas, bem como uma relação positiva entre o total da escala de percepção dos alunos do suporte parental e todas as dimensões da escala de envolvimento dos alunos na escola. Foram identificados comportamentos parentais que se relacionam com o envolvimento escolar dos alunos: a confiança nos filhos, o elogio dos progressos escolares e o encorajamento, bem como o envolvimento ativo nas questões escolares como ajudar na execução de um trabalho para a escola e saber o que os filhos precisam para estudar. Tais resultados corroboram estudos revistos e permitem conduzir à elaboração de referências de intervenção psico-educacional junto de alunos e seus pais.
- Formação em terapia ocupacional: desenho de um projeto de transformação curricular para o séc. XXIPublication . Martins, Sílvia; Vieira Da Silva, Cristina; Silva Pinto, Élia; Ferreira, Isabel; Moreira, NunoIntrodução: O desenvolvimento e renovação de currículos é visto como uma atividade-chave das instituições de ensino superior. Ao nível internacional e nacional, é evidente o crescente interesse na investigação em desenho curricular, e em criar percursos educativos diversos que correspondam às aspirações de futuro da população e às necessidades da sociedade. As mudanças de paradigma que ocorreram na terapia ocupacional, nos últimos anos, tornam urgente esta reflexão. Objetivo: Pretendeu-se com este estudo construir o desenho de um projeto de transformação curricular para a formação em terapia ocupacional. Material e Métodos: Neste 1º ciclo de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação-ação. Os participantes no estudo foram agrupados em duas equipas, uma nuclear, composta por dois docentes a tempo integral e uma alargada, integrando mais três docentes, também a tempo integral. Recorreu-se a métodos participativos para se envolverem os docentes nos momentos de reflexão. Em etapas chave do processo, recorreu-se a um grupo de peritos na área de desenho curricular. Resultados: Obtenção de uma versão de consenso do desenho do projeto, nomeadamente, visão, missão e valores; objetivos dirigidos ao currículo, aos estudantes e aos docentes; intervenientes no processo e sua distribuição por domínios em áreas de competência e seleção da Teoria U para guiar o processo de transformação curricular. Conclusão: A metodologia de investigação-ação e os métodos participativos, conjuntamente com o recurso ao grupo de peritos, permitiram aos participantes chegarem a uma versão de consenso sobre os aspetos principais a incluir no processo de transformação curricular.
- Global leadership is needed to optimize early childhood development for children with disabilitiesPublication . Almasri, Nihad; Block, Sandra S.; Breinbauer, Cecilia; Brinkman, Sally; Cheung, Vivian G.; Davis, Adrian C.; figueiredo, marta; Giúdici, Lidia B.; Gladstone, Melissa J.; Long, Toby M.; Lynch, Paul; Moreno-Angarita, Marisol; Nair, M. K. C.; Ogbo, Felix A.; Olusanya, Jacob O.; Samms-Vaughan, Maureen E.; Wertlieb, Donald; Wright, Scott M.
- Occupational therapy education: bridging theory and practice together in PortugalPublication . Roldão, Elisabete; Silva Pinto, Élia; Faias, Joaquim; Gomes, Dulce; Pestana, SusanaIn Portugal, there are currently four occupational therapy schools. These are the Alcoitão School of Health, School of Allied Health Technologies of the Polytechnic Institute of Porto, School of Health Sciences of Leiria and School of Health of Beja. Only Alcoitão School of Health has a WFOT approved educational programme but all of these schools are committed to and follow the general recommendations of the WFOT Minimum Standards for the Education of Occupational Therapists. The importance of considering how to join theory with practice during the educational programme is valued, familiar and embraced for all of these schools. Knowing this, the Portuguese Association of Occupational Therapists approached the coordinators of each school, asking for how theory and practice are joined in each programme. Based on this information, we believe we can explain how we fuse teaching and practice in Portugal.
- Operationalizing dignity therapy for adolescentsPublication . Julião, Miguel; Santos, Ana; Albuquerque, Sara; Antunes, Bárbara; Crujo, Margarida; Sobral, Maria Ana; Cancelinha, Cândida; Soares, Duarte da Silva; Fradique, Emília; Palaré, Maria João; Chochinov, Harvey Max
- A partnership for the development of occupational therapy in MozambiquePublication . Martins, SílviaThis paper describes an international partnership that was established for the purpose of setting up the first occupational therapy educational programme in Mozambique. The author is a lecturer at the Escola Superior de Saúde do Alcoitão in Portugal, one of the partners. She was involved in the process of developing and delivering the occupational therapy programme at the Instituto Superior de Ciências da Saúde, in Mozambique, with the support of the Ministério da Saúde de Moçambique. The case study demonstrates that such international projects should be open to and allow for sharing, taking into account cultural perspectives. It is essential to its sustainability that the local university takes ownership of a new developing education programme.
- O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolarPublication . Henriques, Andreia; Silva, Cláudia Ribeiro da; Reis, HelenaO estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (R Pearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas.
- Revisão da narrativa: qual o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência?Publication . Fróis, Maria Carolina; Silva Pinto, ÉliaIntrodução: A revisão da narrativa tem como objetivo analisar artigos científicos, de forma a identificar o impacto da doll therapy no envolvimento ocupacional da pessoa com demência. Método: A revisão incluiu 14 artigos analisados, entre 2006 e 2021, que abordaram os benefícios da doll therapy e a caracterização do envolvimento ocupacional da pessoa com demência, separadamente. Para tal, foram utilizadas as bases de dados: Otseeker, Cochrane e Pubmed. Resultados: Os resultados dessa análise demonstraram que a doll therapy reduz a ansiedade, agitação, depressão e stress; aumenta os sentimentos de felicidade, tranquilidade e prazer; e melhora o humor e a interação com o outro. Quanto ao envolvimento ocupacional, na pessoa com demência, é necessário que exista um estímulo externo para a promoção de oportunidades de participação. Para tal, os estudos revelaram que quanto mais interação social ocorrer, mais envolvidas as pessoas estão com o ambiente. Conclusão: Deste modo, através de uma atividade significativa, como a doll therapy, há uma melhoria do envolvimento ocupacional da pessoa com demência. Contudo, existem poucos estudos sobre estas temáticas, pelo que se sugere a realização dos mesmos, para validar os resultados obtidos.