IPS - ESE - DART - Capítulos em livros
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Recent Submissions
- Creativities, astonishment and democracy: learning the unknownPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Simetria: na interface entre a arte e a matemática: experiência no terreno – investigação desenvolvida no âmbito do mestradoPublication . Matos, Joana GaudêncioEste estudo aborda a problemática da transversalidade do conceito de simetria nas áreas disciplinares da Matemática e da Educação Visual no 3º ciclo do Ensino Básico e visa compreender se a exploração da arte e de novas culturas possibilita o desenvolvimento do conceito de simetria por parte dos alunos, de uma forma mais dinâmica.
- Artes plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Isabel Matos; Matos, Joana GaudêncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plásticas I e Artes Plásticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as práticas com futuros atores educativos no âmbito das artes visuais.
- Perspetivas cruzadas sobre a prática da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artísticaPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudêncioO texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Básica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um proje to de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na prática, bem como avaliar a sua importância na formação de diferentes perfis profissionais (na área das artes visuais e da educação).
- O papel das relações intergeracionais no combate aos sentimentos de isolamento socialPublication . Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe; Matos, Joana Gaudêncio
- PRECASE – Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-BissauPublication . Felício, Pedro; Figueiredo, Miguel
- Ativar as criatividades na educação artístico-musical: metodologias e práticas docentes no ensino superiorPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- As políticas públicas no ensino de música no cruzamento entre múltiplos processos de regulação: Do transnacional e do micro-localPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- As artes performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspetivas teóricas e práticasPublication . Vasconcelos, António ÂngeloÀs diferentes transformações sociais, culturais e identitárias no contexto da sociedade portuguesa contemporânea nem sempre as políticas escolares têm conseguido encontrar respostas que contribuam para um relacionamento substantivo das crianças e dos jovens com os saberes e conhecimentos. A segmentação, a externalidade e a escolarização dos saberes e conhecimentos assim como o seu desfasamento em relação às expectativas e saberes experienciais de que os estudantes são portadores são elementos que dificultam a construção de outros sentidos e de pertenças. Por outro lado, as artes são objecto de grande fascínio nas culturas da juventude. Para além do fascínio, as artes em geral e as artes performativas em particular, apelando, por um lado, a diferentes tipos de técnicas, criatividades, mundos e emocionalidades e, por outro, ao aliarem e trabalharem com dimensões algumas delas aparentemente paradoxais, como por exemplo, ordem e desordem, cognitivo e emocional, avaliar e ser avaliado, rigor e disciplina, conhecido e desconhecido, afiguram se como elementos estratégicos possibilitadores de reconfigurações identitárias que incrementem as relações com os saberes e os desempenhos de natureza académica. Neste contexto, esta reflexão de natureza teórica procura responder à questão: de que modos é que as artes performativas podem potenciar um trabalho de inclusão social e cultural incrementando a motivação e o envolvimento com diferentes áreas de saber e com a escola? E vou procurar responder a esta questão através de três conjuntos de ideias: “as artes performativas como um território ambíguo e paradoxal”; “as artes performativas na confluência e na convivialidade entre diferentes mundos” e “a centralidade das artes performativas assenta na criação do que não se conhece, do que não existe”.
- Aprendizagens musicais e democracia: um olhar poliédrico e ecológicoPublication . Vasconcelos, António Ângelo