IPS - ESE - DART - Capítulos em livros
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- A aprendizagem do desconhecido através do risco e da criatividade: a convivialidade entre diferentesPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Aprendizagens musicais e democracia: um olhar poliédrico e ecológicoPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- As artes performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspetivas teóricas e práticasPublication . Vasconcelos, António ÂngeloÀs diferentes transformações sociais, culturais e identitárias no contexto da sociedade portuguesa contemporânea nem sempre as políticas escolares têm conseguido encontrar respostas que contribuam para um relacionamento substantivo das crianças e dos jovens com os saberes e conhecimentos. A segmentação, a externalidade e a escolarização dos saberes e conhecimentos assim como o seu desfasamento em relação às expectativas e saberes experienciais de que os estudantes são portadores são elementos que dificultam a construção de outros sentidos e de pertenças. Por outro lado, as artes são objecto de grande fascínio nas culturas da juventude. Para além do fascínio, as artes em geral e as artes performativas em particular, apelando, por um lado, a diferentes tipos de técnicas, criatividades, mundos e emocionalidades e, por outro, ao aliarem e trabalharem com dimensões algumas delas aparentemente paradoxais, como por exemplo, ordem e desordem, cognitivo e emocional, avaliar e ser avaliado, rigor e disciplina, conhecido e desconhecido, afiguram se como elementos estratégicos possibilitadores de reconfigurações identitárias que incrementem as relações com os saberes e os desempenhos de natureza académica. Neste contexto, esta reflexão de natureza teórica procura responder à questão: de que modos é que as artes performativas podem potenciar um trabalho de inclusão social e cultural incrementando a motivação e o envolvimento com diferentes áreas de saber e com a escola? E vou procurar responder a esta questão através de três conjuntos de ideias: “as artes performativas como um território ambíguo e paradoxal”; “as artes performativas na confluência e na convivialidade entre diferentes mundos” e “a centralidade das artes performativas assenta na criação do que não se conhece, do que não existe”.
- Artes plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Isabel Matos; Matos, Joana GaudêncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plásticas I e Artes Plásticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as práticas com futuros atores educativos no âmbito das artes visuais.
- Ativar as criatividades na educação artístico-musical: metodologias e práticas docentes no ensino superiorPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Creativities, astonishment and democracy: learning the unknownPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Da aprendizagem coletiva de instrumentos e da ecologia de ação artística e musicalPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Da investigação qualitativa: entre diferentes mundos, processos e metodologiasPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Investigação e inovação responsável nas artes e comunidades: da inquietação, da colaboração e da partilhaPublication . Vasconcelos, António Ângelo
- Música, emoções e bem-estar: o Projeto Recriar-se e as pessoas em situação de sem abrigoPublication . Vasconcelos, António Ângelo; Xavier, Carlos Barreto