IPS - ESCE – DEG - Comunicações em congressos
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- 3D packing problems with an uniform weight distribution: a case studyPublication . Costa, Maria da Graça; Captivo, Maria Eugénia
- Uma abordagem ao impacto dos Institutos Politécnicos em Portugal - 2017Publication . Alves, João; Moreira, Sandrina Berthault
- Ação social no Ensino Superior: um caso de estudo no Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Dias, Otília; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Pereira, RaquelO objetivo deste estudo é apresentar a ação social no Ensino Superior (ES) como a parceira que poderá influenciar a igualdade de oportunidade de frequência neste tipo de ensino aos estudantes com níveis de rendimento mais baixos. O trabalho surge no âmbito de um projeto financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE)1 tendo sido proposto pelas Escolas Superiores de Ciências Empresariais (ESCE) e de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), tendo sido iniciado com a colaboração do seu Serviço de Ação Social (SAS)2. As dificuldades financeiras que Portugal tem passado, influenciaram drasticamente o prosseguimento de estudos de muitos estudantes portugueses. Por outro lado com a vinda de estudantes da CPLP ao abrigo de várias parcerias entre instituições, constatou-se que muitos deles não têm estrutura económica para aguentar a conclusão do ciclo de estudos que se propõem a realizar e com a aprovação do Estatuto do Estudante Internacional, sabemos que irão ingressar no ES português muitos mais alunos provenientes da CPLP. É o SAS que tem como principal objetivo proporcionar as melhores condições de estudo aos estudantes, sobretudo aos carenciados, através da disponibilização de um conjunto de apoios diretos ou através de programas específicos, como o PAAS/IPS, destinado a apoiar estudantes que, por motivos diversos, não podem beneficiar da concessão de bolsas de estudo ao abrigo da legislação em vigor, nomeadamente os estudantes da CPLP, mas cuja situação socioeconómica não permite suportar condignamente os custos inerentes à frequência do ensino superior. Sabendo o tema da 4ªConferência da Forges achamos que era oportuno apresentar o trabalho que estamos a desenvolver baseando-nos no IPS, Instituição de Ensino Superior Público com um elevado número de estudantes provenientes da CPLP e muitos com bolsas de estudo dos países de origem ou sem bolsa de estudo mas com dificuldades económicas.
- An empirical study on the recall of slogansPublication . Vieira, Aníbal; Silveira, Paulo Duarte; Cravidão, Mário; Galvão, Susana C. Brito; Penteado, GraçaThe general purpose of this paper is to analyze the effectiveness of slogans. An empirical quantitative study was conducted, in order to access the effectiveness of twenty one brand slogans from nine business-to-consumer product categories, measuring their recall and recognition rates and possible intrinsic characteristics impacting it: slogan antiqueness, slogan length and product category as independent variables. The main global finding is that a slogan can play an important role in branding, but the slogan should be managed in a long-term perspective, coherent with long-term brand positioning and avoiding frequent radical changes. This means that slogans can be important, but in a slow and incremental way, due to its long-term benefits. It was also found that shorter slogans have higher spontaneous recall rates.
- Articulação entre ensino e indústriaPublication . Ribeiro, Joaquim Silva
- Assessing entrepreneurial education in higher education in PortugalPublication . Dominguinhos, Pedro; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Ramalho, Nelson; Pereira, RaquelThe main purpose of the paper is to assess how entrepreneurship is developed in Higher Education in Portugal. To accomplish this, we did an analysis of courses related with entrepreneurship offered by Public Universities in Management Degrees. To assess every course, a search on websites of each institution and a content analysis of reports produced by External Committees of Higher Education Performance Assessment were used. Results indicate that entrepreneurship is not a key structuring objective in Higher Education. The governmental authorities overlook entrepreneurship as a goal to be pursuit by Universities.
- Associação entre as dinâmicas da internacionalização e dimensões organizacionais: framework analítico-dinâmico no setor vitivinicultor brasileiroPublication . Júnior, Nildo Ferreira Cassundé; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Bernardo, Maria do Rosário
- Aumentar o sucesso escolar com estratégias pedagógicas diversificadas: o exemplo da disciplina de gestão internacionalPublication . Dominguinhos, PedroSer docente no ensino superior, actualmente, coloca uma série de desafios. Um centra-se na heterogeneidade dos públicos que o frequentam. Outro, decorre da pressão imposta pelas novas tecnologias. Um terceiro provém da evolução do paradigma do ensino para o paradigma da aprendizagem. Aceitando estes desafios, este trabalho descreve a experiência pedagógica da disciplina de Gestão Internacional para alunos do 4º ano de distintos cursos da Escola Superior de Ciências Empresarias do Instituto Politécnico de Setúbal. As metodologias pedagógicas assentam no ensino presencial e na utilização de uma página da disciplina na Internet. Simultaneamente, e de forma a colocar a tónica da aprendizagem nos estudantes, recorre-se à discussão de casos e à elaboração de um case study sobre a uma empresa portuguesa. Os resultados preliminares revelam uma forte adesão dos estudantes, melhores notas, embora se encontrem, também, resistências ao nível do papel dos estudantes no processo de aprendizagem.
- Auto-percepção das competências empreendedoras dos estudantes: um estudo do Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Mares, PedroHá um crescente reconhecimento de que o empreendedorismo é uma força motriz na promoção do crescimento económico, competitividade e criação de emprego das nações. Uma vez que o espírito empreendedor de qualquer um pode ser desenvolvido e melhorado, o sistema educacional assume um papel importante na aprendizagem dos alunos a serem empreendedores. Na verdade, o desenvolvimento de competências essenciais, capacidades e atitudes em relação ao empreendedorismo pode contribuir para comportamentos empreendedores. Este trabalho tem como objectivo avaliar o nível de perfil empreendedor dos alunos que frequentaram as disciplinas de Empreendedorismo e Empreendedorismo e Criação de Empresas no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Foi aplicado um inquérito a estudantes de Empreendedorismo do IPS, no qual foram recebidas 90 respostas. Os resultados deste estudo empírico fornecem informações importantes que permitem o desenvolvimento de um currículo apropriado e de programas extra curriculares mais adequados para diferentes padrões de perfis empreendedores.