Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aumentar o sucesso escolar com estratégias pedagógicas diversificadas: o exemplo da disciplina de gestão internacional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Experiências_Docentes__Gestão_Internacional.pdf354.46 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Ser docente no ensino superior, actualmente, coloca uma série de desafios. Um centra-se na heterogeneidade dos públicos que o frequentam. Outro, decorre da pressão imposta pelas novas tecnologias. Um terceiro provém da evolução do paradigma do ensino para o paradigma da aprendizagem. Aceitando estes desafios, este trabalho descreve a experiência pedagógica da disciplina de Gestão Internacional para alunos do 4º ano de distintos cursos da Escola Superior de Ciências Empresarias do Instituto Politécnico de Setúbal. As metodologias pedagógicas assentam no ensino presencial e na utilização de uma página da disciplina na Internet. Simultaneamente, e de forma a colocar a tónica da aprendizagem nos estudantes, recorre-se à discussão de casos e à elaboração de um case study sobre a uma empresa portuguesa. Os resultados preliminares revelam uma forte adesão dos estudantes, melhores notas, embora se encontrem, também, resistências ao nível do papel dos estudantes no processo de aprendizagem.
To be a teacher in Higher Education, today, face several challenges. The first one is related with the increasing heterogeneity of students. The second one comes from the new methods, as e-learning and the application of information technologies to higher education. Finally, we faced a shift from the traditional paradigm of teaching to the new paradigm of learning. This paper describes the pedagogical experience in International Management, a discipline of the last year in five courses at Escola Superior de Ciências Empresariais, from Polytechnic Institute of Setúbal. In this discipline, we use classes and a web page. To shift the centre of learning process from the teacher to the student, we discuss case studies and the student have to right a case based on the real experience of a Portuguese company. First results reveal a strong adherence from the students, better grades, but some resistance appear in the role played by the students in the learning process.

Description

Comunicação apresentada nas XIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica

Keywords

Metodologias Estratégia pedagógica Ensino superior Gestão internacional Methodologies Pedagogical strategies Higher education International management

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue