IPMA - DMRM - Publicações Avulsas do IPMA
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPMA - DMRM - Publicações Avulsas do IPMA by Title
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação do índice de qualidade (QIM) na avaliação da frescura do pescadoPublication . Nunes, Maria Leonor; Irineu, Batista; Cardoso, CarlosApresentação de tabelas de análise sensorial, baseadas no QIM para avaliar o grau de frescura de algumas espécies com maior importância na comercialização, em fresco, no mercado português.
- Boas práticas de higiene e de aplicação dos princípios HACCP para os operadores de bivalves vivosPublication . Pedro, Sónia; Cachola, Rui; Nunes, Maria LeonorAdaptação dos manuais, códigos de boas práticas internacionais existentes para bivalves para a realidade nacional da produção e comercialização dos moluscos bivalves vivos. O presente guia tem como principal finalidade servir de suporte diário às actividades dos principais operadores e bivalves vivos, de modo a cumprirem os requisitos legais e seguirem as boas práticas de higiene, promovendo a qualidade e segurança destes produtos alimentares de origem animal. O documento está dividido em várias etapas relacionadas com o circuito de produção dos bivalves vivos, desde a produção até à sua expedição. Cada etapa contém as práticas e procedimentos mais importantes a seguir, de modo a cumprir os diplomas respeitantes à higiene em vigor na União Europeia bem como a legislação portuguesa.
- Catálogo dos peixes do Arquipélago de Cabo VerdePublication . Reiner, FranciscoIdentificação de mais de 250 espécies de peixes conhecidos ou de ocorrência provável nos mares do Arquipélago de Cabo Verde.
- Classificação de artes e métodos de pescaPublication . Rebordão, Fernando RuiA classificação de métodos e artes de pesca apresentada, resulta de aperfeiçoamentos que foram considerados úteis introduzir na classificação desenvolvida na década de 80 e actualmente em uso no Banco Nacional de Dados de Pesca (BNDP).
- Composição e valor nutricional dos produtos da pesca mais consumidos em PortugalPublication . Bandarra, Narcisa; Calhau, Maria Antónia; Oliveira, Luísa; Ramos, Mariana; Dias, Maria da Graça; Bártolo, Helena; Faria, Maria Rosa; Fonseca, Maria Celeste; Gonçalves, Júlia; Irineu, BatistaO conhecimento da composção química e valor nutricional dos produtos da pesca, importantes na alimentação dos portugueses, reveste-se do maior interesse não só para nutricionistas , dietistas e consumidores mas também para toda a fileira da pesca. São apresentadas 39 espécies de pescado em que cada espécie é apresentada em duas páginas que incluem o nome em português, franc~es, inglês e espanhol, o nome científico, os tamanhos e pesos mais usuais, uma breve informação sobre a sua biologia, a arte de pesca mais usada na sua captura e a evolução dos desembarques (em toneladas) entre 1950 e 2002, para além dos teores de vários constituintes. Estes incluem a água, proteína, gordura, cinza, aminoácidos totais, ácidos gordos e principais minerais e vitaminas (expressos por 100 g de parte edível).
- A condição humana e os oceanos. Breviário de meditaçãoPublication . Vasconcelos, Marcelo de SousaUma reflexão descomprometida do que foi a evolução do Sector pesqueiro ao longo das últimas duas décadas mostra um lento depauperamento de pesqueiros nos nossos mares e uma forte quebra de oportunidades nas zonas de jurisdição de Países terceiros e em águas internacionais. Como pode a Humanidade resolver os problemas que enfrenta, quais devem ser as condições para os resolver. Quão extraordinariamente pobre tem sido a compreensão dos homens e das mulheres que tomaram as grandes decisões políticas do século, quão pouca coisa do que aconteceu, sobretudo na segunda metade do século, foi esperada e menos ainda por eles prevista. Os olhos devem de ser postos no futuro.
- Contribuição para o conhecimento das artes de pesca utilizadas na Lagoa de ÓbidosPublication . Martins, Rogélia; Carneiro, Miguel; Rebordão, Fernando RuiLevantamento das artes e métodos de pesca utilizados na Lagoa de Óbidos, dos principais recursos alvo e ainda dos portos de pesca frequentados pelas embarcações da pesca artesanal local. São caracterizados os portos, indicado o número aproximado de pescadores profissionais a operar na Lagoa, o número de embarcações licenciadas pela Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura em 2006 e as principais espécies desembarcadas em lota. São descritas sumariamente as artes de pesca usadas na Lagoa e apresentados os respectivos planos técnicos.
- Contribuição para o conhecimento das artes de pesca utilizadas na ria de AveiroPublication . Carneiro, Miguel; Martins, Rogélia; Rebordão, Fernando Rui; Sobral, ManuelLevantamento das artes e métodos de pesca utilizados na Ria de Aveiro, dos principais recursos alvo, e ainda, dos portos de pesca frequentados pelas embarcações da pesca artesanal local. São caracterizados os portos, indicado o número aproximado de pescadores profissionais a operar na Ria, o número de embarcações licenciadas pela Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura em 2000 e as principais espécies desembarcadas em lota. São descritas sumariamente as artes de pesca usadas na Ria e apresentados os respectivos planos técnicos. Também são sucintamente abordados outros recursos da Ria - Salicultura e Aquacultura.
- Contribuição para o conhecimento das artes de pesca utilizadas no AlgarvePublication . Carneiro, MiguelRepositório do conhecimento sobre as artes e métodos de pesca utilizados no Algarve e dos portos de pesca frequentados pelas embarcações de pesca artesanal local. São caracterizados os portos, indicado o número de pescadores profissionais a operar no Algarve, o número de embarcações licenciadas pela Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura em 2004 e as principais espécies desembarcadas em lota em 2004. São descritas sumariamente as artes de pesca usadas no Algarve e apresentados os planos técnicos respectivos.
- Contribuição para o conhecimento das artes de pesca utilizadas no rio CávadoPublication . Martins, Rogélia; Rebordão, Fernando Rui; Carneiro, MiguelLevantamento das artes e métodos de pesca utilizados no rio Cávado, dos principais recursos alvo e ainda dos portos de pesca frequentados pelas embarcações da pesca artesanal local. São caracterizados os portos, indicado o número aproximado de pescadores profissionais a operar no rio Cávado, o número de embarcações licenciadas pela Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura em 2007, 2009 e 2011 e pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos em 2013 e as principais espécies desembarcadas em lota. São descritas sumariamente as artes de pesca usadas no rio das quais se apresentam os respectivos planos técnicos.