ESEJD - Mestrados - Formação de Docentes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESEJD - Mestrados - Formação de Docentes by Title
Now showing 1 - 10 of 236
Results Per Page
Sort Options
- As Artes Visuais e a Abordagem à Escrita: Um contributo para a aprendizagem da escrita, pelo Método João de DeusPublication . Guerreiro, Maria Izabel Mateus Oliveira Santos Correia; Vilhena, Joana da Cunha e Costa Consiglieri deO estudo apresentado “As Artes Visuais e a Abordagem à Escrita: Um contributo para a aprendizagem da escrita, pelo Método João de Deus” tem como propósito desenvolver e investigar a importância que as Artes Visuais podem representar na aprendizagem da linguagem escrita. Desta forma, esta investigação foi desenvolvida com o intuito em promover a interdisciplinaridade da prática das Artes Visuais com um método de aprendizagem da escrita e da leitura. Este método de aprendizagem de leitura segue a Cartilha Materna de João de Deus. Através da investigação sobre aprendizagem da linguagem da leitura e da escrita, houve primeiramente uma intenção de investigar estudos científicos para fundamentar a importância da aprendizagem da linguagem escrita e da oralidade. Em seguida, apresentou-se um enfoque desde a discriminação auditiva e fonológica ao desenvolvimento da consciência linguística. Relativo a esta temática, delineou-se diferentes perspetivas de vários investigadores, bem como a Metodologia João de Deus. Nas Artes Visuais, a pesquisa delineia-se o estudo como forma de compreender o seu envolvimento na interdisciplinaridade dos conteúdos abordados em sala de aula. Esta investigação foi então direcionada ao estudo do desenho infantil de um grupo de crianças da sala de cinco anos em contexto escolar, de forma a proporcionar-lhes a experimentação de quatro materiais diferentes – lápis de cor, lápis de cera, canetas de feltro e aguarelas. Com estes trabalhos, pretende-se interligar as Artes Visuais com a aprendizagem da escrita, como meio de enriquecer e diversificar estratégias, na fase inicial de aprendizagem de cada letra do alfabeto. Para cada criança, há um total de oito desenhos, quatro dos quais foram influenciados por quatro palavras. Mais quatro frases serviram de inspiração para mais quatro desenhos. Cada criança teve de escolher entre quatro materiais diferentes para cada caso. Este projeto surge na continuidade de uma nova metodologia criada e desenvolvida a partir do Método João de Deus, com o intuito em atualizar a prática educativa em contexto escolar, na Educação Pré-Escolar. Em suma, torna-se mais relevante o papel do Professor/Educador, cujo contributo deverá ser o de propor a atingir objetivos específicos. Conforme descrito nas Orientações Curriculares, os Professores/Educadores devem ir ao encontro dos interesses da criança, estimulando-a a aprender, de forma a desenvolver capacidades, destrezas, valores e atitudes.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Sousa, Inês Sofia Gonçalves Lucas deO presente relatório destina-se às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II e III, referentes ao 2.º Ciclo de Estudos (Modelo de Bolonha) – Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (MPE1C), realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. Neste relatório constam três semestres, tendo no total 42 semanas, sendo que 16 semanas abrangem os três níveis de ensino Pré-Escolar e 32 semanas no Ensino do 1.º Ciclo. O estágio foi realizado às segundas, terças e sextas feiras, das 9 às 13 horas, salvo raras exceções. Este relatório tem uma enorme importância para a minha formação pessoal e futura profissional, pois o meu conhecimento aumenta exponencialmente dia após dia, não só a nível de conteúdos, mas também ao nível da relação com as crianças, educadores e professores. Tal só acontece, quando confrontada numa realidade educativa.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Santos, Vanda Cristina Mesquita Gomes dos
- Relatório de estágio profissionalPublication . Gomes, Liliana Andreia das Neves
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Viegas, Ana Raquel Pinto Fonseca Amaro; Silveira-Botelho, Ana Teresa daEste relatório de estágio foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional 1, li, Ili e IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.° CEB) na Escola Superior de Educação João de Deus e representa a etapa final deste Mestrado. O estágio foi realizado em três escolas da região de Lisboa, todas elas Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), nas valências do Ensino Pré-Escolar e 1.° Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório resulta não só da perceção obtida a partir da experiência, que foi vivida no decurso do estágio profissional, como observadora participante e que permitiu adquirir conhecimentos e desenvolver competências fundamentais para um futuro desempenho profissional com qualidade. O estágio profissional permitiu o contacto com a realidade educativa através da observação, reflexão e avaliação de diferentes práticas e modelos com os quais foi possível contactar. No âmbito deste estágio foram desenvolvidas competências na planificação e intervenção em contextos educativos diferenciados. Ao longo do estágio profissional, com a duração de dois anos, a equipa de supervisão pedagógica acompanhou todo o percurso efetuado, contribuindo de forma gradual para a evolução da estagiária.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Teixeira, Patrícia Maria Fernandes Barbosa; Silveira-Botelho, Ana Teresa daEste relatório de Estágio Profissional foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O estágio, ao longo de dois anos, foi vivenciado nos Jardins- Escolas João de Deus, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa Escola Pública de Lisboa, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo destes dois anos pude observar as vivências/práticas diárias destas escolas onde estive, nomeadamente do 1.º ao 4.º ano de escolaridade e, no 5.º e 6.º anos de escolaridade. A elaboração deste relatório torna-se essencial para mim pois permite-me, enquanto futura docente, refletir sobre todas as experiências educativas em que intervim e observei, aprendendo diversas estratégias e metodologias de trabalho. Este trabalho de investigação é necessário para completar este ciclo de estudos pelo que o mesmo se torna um elemento fundamental e determinante. Este trabalho segue uma abordagem metodológica qualitativa cuja pesquisa se baseia nas observações realizadas em contexto de estágio e na análise documental. Assim, é através do Estágio Profissional que é possível enriquecer as nossas aprendizagens, estabelecer uma ligação entre a teoria e a prática e, ao mesmo tempo, desenvolver e ir construindo a nossa identidade enquanto futuros docentes.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Veríssimo, Andreia Filipa de Sousa
- Relatório de estágio profissionalPublication . Correia, Inês Raquel Loureiro
- Relatório de estágio profissionalPublication . Viçoso, Ana Bárbara Marques
- Relatório de estágio profissionalPublication . Laia, João Diogo Lopes