ELCOS - Sociedade Portuguesa de Feridas
URI permanente desta comunidade:
A ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas é uma sociedade científica multidisciplinar na área das ciências da saúde que apresenta como Missão: Proteger e promover a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos com feridas cutâneas, através do fomento da educação e formação dos cuidadores e profissionais, e da investigação permanente, na procura de soluções que, sustentadas pela evidência científica, constituam um referencial nos contextos de trabalho, ensino e investigação, estimulando as boas práticas, reduzindo a morbilidade e aumentando os ganhos em saúde. Nesse contexto a ELCOS tem como Visão: Erigir um cunho de excelência na resposta às feridas cutâneas, através do fomento da formação, investigação e práticas baseadas na evidência, da parceria com profissionais organizações e instituições académicas e de saúde, a nível nacional e internacional.
www.sociedadeferidas.ptNotícias
|
ELCOS – Sociedade de Feridas Largo Serpa Pinto Edifício da Fortaleza Apartado 78 7340-999 Arronches | Portugal Telefones: Sede: (+351) 245 580 270 Secretariado: (+351) 926 449 633 / 925 967 433 E-mail: elcos@sociedadeferidas.pt Web: www.sociedadeferidas.pt |
Navegar
Percorrer ELCOS - Sociedade Portuguesa de Feridas por título
Resultados por página
Opções de ordenação
- 1a Recomendação brasileira para o gerenciamento de biofilme em feridas crônicas e complexasPublication . Rama, Debora; Fonseca, Bianca; Blanck, MaraMuito tem sido discutido sobre a importância dos biofilmes no cenário da saúde, suas complicações e dificuldades de tratamento. A SOBENFeE, através dessas recomendações, vem contribuir para este cenário fornecendo ferramentas que podem ajudar a gerir os casos de feridas com biofilme entender sua origem, estrutura, composição e etapas de formação de modo que possamos obter o conhecimento necessário para prevenção e controle. Sabemos que o maior problema na cicatrização em feridas crônicas e complexas é o tempo necessário para o tratamento dessas feridas, o que determina um impacto financeiro nas instituições, públicas e privadas, e, o que é mais grave, causando um problema de Saúde Pública pelo comprometimento da qualidade de vida desses pacientes. No Brasil, infelizmente, ainda não temos dados estatísticos sobre os pacientes portadores de feridas e os tipos de feridas prevalentes. Torna-se importante reduzir as complicações em uma ferida, principalmente com a problemática da resistência bacteriana e consequente restrição de opções de antimicrobianos para o trata- mento, relevante questão de Saúde Pública mundial. Entender os diversos aspectos da ferida, desde suas dimensões, tipos de leito, cor, odor, quantidade e tipo de exsudato, aspectos das margens ou bordos da lesão, processo inflamatório, eventual processo infeccioso (local ou sistêmica), necessidade de desbridamento (técnica mais adequada) e por último – mas não menos importante - qual a escolha da cobertura mais adequada para o tratamento. Cabe reconhecer o biofilme como uma entidade com grande relevância clínica para o tratamento de feridas complexas, sendo de extrema necessidade e urgência a definição de medidas sistematizadas para seu controle, baseadas em evidências científicas. É fundamental portanto saber reconhecer sinais e sintomas que sugerem grande probabilidade de presença de biolfime e dispor de alternativas capazes para seu tratamento - alguns já existentes, outras em desenvolvimento, mas que sejam verdadeiramente efetivas - pois o biofilme já mostrou ser extremamente complexo e eficaz, no que se sabe sobre sua sobrevivência frente a diversos tipos de tratamento para sua erradicação. É importante dar ênfase à necessidade de um diagnóstico preciso - com o olhar na pessoa como um todo, com suas comorbidades associadas, classificação de feridas - e plano de cuidados bem estruturado, que permitam, assim, efetividade e melhores resultados na qualidade de vida para o “paciente com um melhor custo”.
- Abordagem e Tratamento da Úlcera por Pressão no Calcâneo: um estudo observacional (Trabalho nº 58)Publication . Eva, Ana Cristina; Gonçalves, Liliana Ramalho; Sousa, Susana Filipa OliveiraAs Úlceras por Pressão (UPP´s), constituem, ainda hoje um problema de saúde pública repercutindo-se em elevados custos, quer a nível de sofrimento para o utente e família, quer a nível socioeconómico de consumo de recursos. Todavia, esta é uma área de intervenção muito sensível aos cuidados preventivos, produzindo ganhos em saúde. A definição de Úlcera por Pressão (UPP), ao longo dos anos tem sofrido constantes atualizações, sendo que em 2016 a National Pressure Ulcer Advisory Pane (NPUAP) substitui o termo UPP pela terminologia Lesão por Pressão. Assim, esta é descrita como uma lesão localizada na pele e/ou tecido moles subjacentes geralmente sobre proeminência óssea ou relacionada com o uso de dispositivos médicos ou a outro artefacto. A lesão pode apresentar-se em pele integra ou com úlcera aberta e pode ser dolorosa. A lesão ocorre como resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento. A tolerância dos tecidos moles à pressão e ao cisalhamento pode também estar afetada pelo microclima, nutrição, perfusão, comorbilidades e pela sua condição (NPUAP, 2016). Os indicadores epidemiológicos são cada vez mais importantes porque refletem a qualidade dos cuidados prestados. Assim, no ano de 2022 a prevalência de UPP na Unidade de Convalescença (UC) do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) foi de 13,7% e de incidência de 6,4%. Quanto à localização, constatou-se que, as UP se localizaram em maior número na região do calcanhar (55%).
- Avaliação técnica de materiais preventivos e terapêuticos em feridas crónicas: Guia e consideraçõesPublication . Agreda, J. Javier Soldevilla; Fernandez, Francisco Pedro GarcíaEntende-se que os profissionais de saúde que têm responsabilidades direta sobre a prevenção e o cuidado dos utentes com úlceras por pressão e outras feridas crónicas, devem participar ativamente na seleção de materiais, antes da convocatória dos concursos de aprovisionamento. As pessoas que têm a responsabilidade final da atenção ao utente devem ser os que estabelecem, consensualmente com as organizações, o número mínimo de famílias de produtos que devem deter, para que se permitam as garantias mínimas de qualidade exigíveis à prevenção e ao cuidado, bem como, os mínimos e comuns critérios técnicos que devem ser incluídos.
- Comissões de úlceras por pressãoPublication . Agreda, J. Javier Soldevilla; Fernandez, Francisco Pedro GarcíaAs Comissões de Úlceras por Pressão (UPP) deve ser um grupo técnico assessor das chefias, Direções ou Gestores, dos serviços prestadores de Cuidados de Saúde - (Centro Hospitalares, Cuidado de Saúde Primários, Cuidados Continuados de Saúde,...), encarregues de fomentar, organizar e coordenar os cuidados aos utentes com úlceras por pressão ou com risco de as desenvolver, na sua vertente de prevenção, tratamento, controlo epidemiológico, formação e investigação, com o propósito de afiançar à população alvo, cuidados de excelência fundamentados nas mais recentes evidências científicas.
- Complex@: Gestão do Tratamento à Pessoa com Ferida ComplexaPublication . Ana Bárbara Guerra; Ana Raquel Costa; Bibiana Feiteirinha Oliveira; David Alexandre Adriano; Doris do Nascimento BritesO projeto Complex@ dá resposta às dificuldades da equipa de enfermagem do serviço de Medicina Interna – Unidade G da ULS Coimbra, quanto à avaliação, tomada de decisão e documentação de informação relativamente aos focos: ferida, úlcera por pressão, úlcera e maceração. Alguma subjetividade na utilização da escala RESVECH 2.0 e a inconformidade na prescrição de tratamentos, condiciona a documentação relativa a estes focos e, consequentemente, a tomada de decisão e avaliação dos resultados da intervenção de enfermagem. Neste contexto, definiu-se uma estratégia de melhoria da intervenção de enfermagem, com a finalidade de aumentar a efetividade no tratamento das feridas complexas. Os objetivos passam por melhorar a documentação da tomada de decisão nos focos ferida/úlcera por pressão/úlcera/maceração; aumentar a taxa de evolução positiva da cicatrização e a taxa de resolução diagnóstica das feridas complexas. A seleção da amostra é realizada de forma não probabilística intencional, selecionando pessoas internadas no serviço que se incluam nos critérios definidos. A colheita de dados será efetuada pela equipa de enfermagem, através da monitorização da ferida com recurso à Escala RESVECH 2.0. Desde o início do projeto foram acompanhados 18 utentes, com um total de 26 feridas complexas. Os resultados obtidos foram: uma taxa de resolução diagnóstica das feridas complexas de 3,84%, uma taxa de evolução positiva das feridas complexas de 53,8% e uma taxa de conformidade na auditoria avaliação diagnóstica de 12,5%. Considera positiva a evolução cicatricial destas lesões obtida. Já a taxa de resolução diagnóstica é expectável, dada a duração do internamento.
- Conhecer para Intervir – a segurança do doente na área das Úlceras Por PressãoPublication . Sylvie Mendes Gomes; Ana Maria Neves RochaO Plano Nacional para a Segurança do Doente (PNSD) 2021-2026 defende a importância das instituições de saúde promoverem formação aos profissionais no âmbito da segurança do doente. Paralelamente a isso, é da responsabilidade do enfermeiro atualizar o seu conhecimento, sustentando a sua tomada de decisão na evidência científica. Este duplo desafio fomenta cada contexto a desenvolver projetos de melhoria contínua da qualidade dos cuidados, na área das úlceras por pressão (UPP), alicerçados no empoderamento dos enfermeiros pelo conhecimento e organizados em 3 eixos de formação: a) Segurança do doente e prevenção de UPP; b) Fundamentos básicos sobre UPP; c) Documentação e Notificação na área das UPP. OBJETIVOS: Promover a discussão sobre estratégias de implementação do PNSD na área das UPP; Promover o benchmark de um projeto de melhoria contínua na área das UPP. METODOLOGIA: implementação da evidência de Joanna Briggs Institute. RESULTADOS: Projeto que contempla um programa formativo-base na área das UPP, com implementação em 4 fases: Diagnóstico de necessidades de formação, Personalização de programa formativo-base; Aplicação do programa formativo e Avaliação do Projeto. CONCLUSÕES: O PNSD delineia os focos a ter em conta e os objetivos que cada instituição de saúde deve procurar atingir. Não obstante ser necessário que cada ação seja adaptada ao seu contexto, existe uma base que deve ser igual para todos: a procura contínua da qualidade e segurança dos cuidados prestados e a promoção da uniformização da atuação das equipas baseada em evidências científicas, numa realidade de prestação de cuidados cada vez mais complexa.
- Conhecimentos de Terapia Compressiva de Enfermeiros Consulta Externa Numa Unidade Privada de Saúde (Trabalho nº 14)Publication . Figueiredo, Carla LopesA compressão tem como objetivo contrapor a força da gravidade e promover o fluxo normal do sistema nervoso em direção ascendente, melhorando o retorno venoso e linfático e reduzindo o edema. A terapia compressiva assenta em princípios baseados na Lei de Laplace, segundo a qual, para a mesma tensão na aplicação da ligadura, a pressão será tanto maior quanto maior a sobreposição das várias camadas e menor o diâmetro da perna (Clark, 2003; Marston e Vowden, 2003; WUWHS, 2008). Existem sistemas de compressão inelásticos e elásticos. Os inelásticos têm elevada rigidez, baixa extensibilidade, com altas pressões em trabalho e baixas pressões em repouso, enquanto que os sistemas elásticos têm baixa rigidez, elevada extensibilidade e com pressão constante, tanto em repouso como em exercício. A avaliação do Índice Pressão Tornozelo Braço (IPTB) é considerada fulcral para, juntamente com os dados colhidos acerca da história da pessoa, se tomar uma decisão relativamente à aplicação da terapia compressiva. Todos os doentes com uma úlcera venosa e um IPTB superior a 0,5 necessitam de terapia compressiva a um nível apropriado, de modo a otimizar a cicatrização.
- Conjunto Mínimo Básico de Dados no Registo de Úlceras por Pressão (CMBD-UPP)Publication . Moncasi, Pilar Ibars; Domínguez, José A. San Sebastián; Agreda, J. Javier SoldevillaPara os profissionais de Enfermagem como para a totalidade das disciplinas em Ciências da Saúde, a necessidade de registar corretamente a sua atividade assistencial é um facto indispensável e obrigatório que, atualmente, ninguém discute. No entanto, o que se regista e a forma na que se faz, se é motivo desde tempo atrás de investigação para a sua melhora. (…) Se é importante interiorizar a necessidade de registar e parece evidente que estamos em sintonia, tão importante é conhecer quais são as variáveis que registamos e se é possível propor um consenso sobre aquelas que se considerem básicas e aquelas outras que ampliariam essa listagem imprescindível.
- Curso Avançado de Feridas Complexas (Módulo 9) - Métodos de Avaliação da Ferida: fotografia e termografia clínicasPublication . Hidalgo, Lourdes Muñoz; Rodrigues, JoanaA imagem assume um carácter definitivo como ferramenta para documentar e avaliar a evolução das feridas. Permite a obtenção de vasta informação clínica, possibilitando a sua aplicação em investigação, diagnóstico e continuidade dos cuidados. A sua adoção como instrumento não invasivo de diagnóstico, avaliação e monitorização dos tecidos, permite a sua abordagem pela equipa multidisciplinar e, com mais facilidade e reduzidos custos, diminuir o impacto das feridas na qualidade de vida dos doentes. Torna-se assim necessária a formação dos profissionais. Uma formação que permita um enquadramento legal da prática de recolha de imagens, respeitando a proteção de dados individuais do doente, e o ensino de uma técnica fotográfica que permita a recolha de imagens de elevada qualidade e informação clínica relevante.
- Da síntese e translação do conhecimento às redes de educadoresPublication . Pereira, RuiNesta palestra apresentada no âmbito da mesa redonda «Importância da formação e investigação em feridas» inserida no Simpósio de prevenção e tratamento de feridas – SOBENFeE & Simpósio Ibero-latinoamericano sobre ulceras y heridas – SILAUHE. Organização Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética - SOBENFeE & Sociedad Ibero-Latinoamericana de Úlceras y Heridas - SILAUHE, apresentamos a nossa experiência e percurso relativamente à temática abordando a vertente da sínteses e implementação da ciência, do ensino e formação em feridas e da importância das redes de educadores.
