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- Da síntese e translação do conhecimento às redes de educadoresPublication . Pereira, RuiNesta palestra apresentada no âmbito da mesa redonda «Importância da formação e investigação em feridas» inserida no Simpósio de prevenção e tratamento de feridas – SOBENFeE & Simpósio Ibero-latinoamericano sobre ulceras y heridas – SILAUHE. Organização Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética - SOBENFeE & Sociedad Ibero-Latinoamericana de Úlceras y Heridas - SILAUHE, apresentamos a nossa experiência e percurso relativamente à temática abordando a vertente da sínteses e implementação da ciência, do ensino e formação em feridas e da importância das redes de educadores.
- Análise de Aptidão e utilização do Pinheiro manso no Concelho de Carregal do SalPublication . Chaves, José Luís Abreu; Fidalgo, Maria Beatriz MachadoO Pinus pinea L., é uma das espécies florestais mais interessantes, do ponto de vista comercial, assumindo um papel decisivo na economia das explorações agroflorestais.O trabalho desta dissertação, consiste na avaliação da aptidão do concelho de Carregal do Sal, com vista à sua capacidade de “proliferação” do pinheiro manso.Para fazer este estudo foi necessário executar trabalho de gabinete e de terreno, onde os Sistemas de Informação Geográfica (ArcGIS), têm um papel importante na classificação e análise dos dados.A classificação da aptidão dos solos, permite identificar as zonas favoráveis à plantação do pinheiro manso, realizando para o efeito o estudo e análise de muitos fatores e variáveis. A base de dados elaborada, contém muita informação que pode ser utilizada para outro tipo de estudos.Embora a viabilidade e a fiabilidade de um projeto sejam cruciais para assegurar a implantação de um estudo, este não pode ser entendido como único para uma avaliação final. Temos que juntar a este a importância da rentabilidade económica, tendo em consideração o período de retorno e a valorização do pinheiro manso, com os seus benefícios na valorização económica e ecológica do concelho e da região.
- Valorização do produto agrícola.Publication . Vieira, Raquel Cristina Azevedo da Cunha; Santos, Daniela Valente Simões dosCada vez mais as empresas agrícolas estão sujeitas a um maior esforço de adaptação, num cenário onde todas as empresas podem atuar e onde a necessidade de inovar nos produtos, a importância dada aos rótulos e as exigências em matéria de qualidade e segurança alimentar, são cada vez maiores, o que se traduz em elevados níveis de competitividade. A sustentabilidade agrícola pode ser encarada como estratégia comercial, no entanto não existe um único sistema que possa ser identificado como sustentável. As práticas biológicas são, em geral, mais respeitadoras do ambiente em relação às explorações convencionais. Quanto ao desempenho económico e aos aspetos sociais, comparações entre explorações biológicas e convencionais não são sempre significativas ou estão menos desenvolvidas. Na perceção do produtor, tanto a produção biológica como a sua certificação, apresentam algumas barreiras e pode, por vezes, ser tecnicamente impossível. A escolha e decisão sobre o tipo de certificação a adotar para a valorização do produto agrícola traduz-se na melhor combinação possível entre a empresa e o sistema de certificação. Este trabalho realiza uma análise comparativa entre sistemas de certificação e apresenta uma proposta de metodologia simples para decisão sobre o tipo de certificação a adotar na valorização do produto agrícola
- Plano de Marketing da Empresa EgloPublication . Vasconçelos, Tiago; Oliveira, JoséO seguinte relatório de estágio tem como base a criação de um plano de marketing para a Empresa Eglo Unipessoal LDA. O ramo da iluminação nos últimos anos tem passado por várias mudanças fruto do desenvolvimento das novas tecnologias levando a que existam constantes adaptações por parte das empresas constituintes deste segmento de mercado. Desta forma, a introdução de um plano de marketing apresenta-se como uma excelente ferramenta para estas organizações, uma vez que se vive numa sociedade cada vez mais exigente fruto da rapidez com que produtos e serviços são lançados para o mercado. Com isto é possível a empresa se guiar através de um planeamento organizado e bem estruturado fazendo com que seja mais fácil prever o que irá acontecer, assim como responder a possíveis adversidades. Ao longo deste plano há análises aos ambientes em que a empresa se insere (interno e externo), destaca-se os diferentes concorrentes que esta enfrenta, define-se objetivos estratégicos e planos de ações. O ponto de diferenciação que a organização apresenta passa pela criação e desenvolvimento de um novo segmento, no qual é definido o produto que esta pretende desenvolver para abordar o mercado, bem como, o seu público-alvo (arquitetos, decoradores e designers). O objetivo principal da organização com esta estratégia passa por conquistar uma margem significativa neste segmento, assim como a expansão da sua carteira de clientes.
- A influência do E-WOM na intenção de compra de vinhoPublication . Brilha, Catarina Serreira; Cruz, RuiA par da evolução digital têm surgido novos modelos de negócio e novas plataformas digitais, como as redes sociais. Decorrente da necessidade de adaptação das marcas e empresas, têm sido desenvolvidas e exploradas novas estratégias e ferramentas de marketing e comunicação. Esta evolução permitiu a digitalização do passa-palavra, que é agora maioritariamente eletrónico, e que se denomina, de forma geral, por Electronic Word-of- Mouth (eWOM). Os consumidores ganharam assim voz online. A presente investigação visa analisar a influência do eWOM na intenção de compra de vinho. Para o efeito, foi construída uma base teórica sobre o mercado do vinho e o comportamento e perfil do consumidor de vinho, bem como sobre conceitos que encontramos em ambiente digital, nomeadamente o eWOM, User Generated Content (UGC) e online reviews. Com referência ao conteúdo teórico e com base nos modelos ELM e IAM, modelos de aceitação das tecnologias e de adoção de informação, foi desenvolvido um modelo conceptual, constituído por variáveis antecedentes à intenção de compra de vinho e pelas suas possíveis relações de interdependência. Para a recolha de dados, recorreu-se à distribuição de um inquérito por questionário, com aplicação online, em grupos da rede social Facebook, destinados a consumidores e interessados em vinho. A amostra válida para análise foi de 218 inquiridos. Com recurso à análise SEM-PLS, analisaram-se 8 variáveis e testaram-se as 9 hipóteses formuladas. Os resultados revelam que a qualidade do eWOM, a utilidade percebida do eWOM e a adoção do eWOM se revelam muito significativos para explicar a intenção de compra.
- O uso do podcast entre os estudantes do Ensino Superior em PortugalPublication . Vasylenko, Kateryna; Matos, José PedroO marketing digita é o uso de tecnologias nas atividades de marketing, com o propósito de melhorar o conhecimento do consumidor de forma a responder às suas necessidades (Chaffey, 2013). O podcast, entendido como um áudio on demand, é direcionado para qualquer tipo de consumidor digital. Deste modo, no marketing de conteúdo, cujo objetivo consiste em se aproximar do consumidor, é possível afirmar que o podcast funciona como um canal de distribuição. Para tal, é essencial estudar não só o tipo de público alvo com o qual estamos a lidar, como as suas preferências em relação à utilização desta ferramenta. Assim foi possível chegar à principal questão de investigação colocada neste trabalho académico: Qual é o valor (engagement) dado ao podcast entre os estudantes do ensino superior? Para responder à questão, e estando perante um tipo de estudo qualitativo, a recolha de dados foi realizada através de um questionário online, baseando-se no método de amostragem probabilístico por grupos ou clusters, dirigido apenas para indivíduos que se encontravam inscritos no ensino superior no ano letivo 2019/2020. A base da metodologia utilizada neste trabalho foi sustentada através do artigo “Tuning in and hanging out: A preliminary study of college students’ use of podcasts for information, entertainment, and socializing” publicado no Elsevier - Social Science Jornal em 2012, de Douglas J. Swanson. Os resultados mostram que o uso da ferramenta podcast entre os estudantes do ensino superior em Portugal é mais recorrente quando a intenção e temática correspondem ao entretenimento. Apesar de maioritariamente ser uma atividade realizada durante o tempo livre e a solo, a maioria gosta de partilhar o conteúdo com os seus amigos e familiares.
- Relatório de Estágio realizado na empresa "Parcela Já": plano de marketing e comunicaçãoPublication . Lomba, Sara Jesus Castro Veríssimo; Cruz, RuiCom a finalidade de obter o grau de mestre em Marketing Digital a minha decisão de trabalho final recaiu sobre o Projeto de Estágio, pelo facto de poder colocar em prática, conhecimentos adquiridos durante o mestrado e alcançar alguma experiência profissional na área de estudo, consolidando desta forma os conhecimentos. O estágio realizou-se durante setembro e dezembro de 2018 na empresa Parcela Já, uma startup portuguesa que presta um serviço de pagamento parcelado. Numa fase inicial deste documento aborda-se de uma forma breve o âmbito de negócio como introdução ao tema, de seguida segue-se o enquadramento teórico de conceitos relevantes na elaboração deste projeto e, posteriormente, é apresentado o estágio, bem como o problema identificado que levou à concretização de um plano de comunicação e marketing para a empresa.
- Relatório de Estágio: AVON Cosméticos, Lda.Publication . Rego, Teresa Cristina Ribeiro; Cruz, RuiO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Marketing Digital, onde me foi proposta a realização de uma dissertação, de um projeto ou de um relatório de estágio. Optei por realizar um relatório de estágio, pois considerei que um estágio era importante para o meu crescimento pessoal e profissional, permitindo-me pôr em prática os conhecimentos que adquiri durante a licenciatura e mestrado, através de uma experiência profissional. O estágio foi realizado na Avon Cosméticos, Lda, uma empresa de venda direta de cosméticos, incluindo produtos de maquilhagem, fragrâncias, cuidados de corpo e de rosto, moda, lingerie, bijutaria e acessórios. O mesmo decorreu entre maio de 2019 e junho de 2020. As empresas de venda direta enfrentam o desafio de se digitalizarem mantendo, ao mesmo tempo, a relação entre o revendedor e o cliente. Sendo a minha área de estudo marketing digital e alguém que também já foi uma revendedora, decidi propor uma aplicação móvel como resposta a este desafio para a Avon, tendo sempre em mente a relação entre o revendedor e o cliente, visto que este é o fator diferenciador da venda direta. Em 2020, a Avon Cosméticos, Lda empregava 75 pessoas, tendo aproximadamente 25.000 revendedores e o seu volume de negócios, em 2018, foi de aproximadamente 27,6 milhões de euros. O contributo deste trabalho para a comunidade científica passa por propor uma solução real a um problema que é debatido pela mesma.
- Gestão do relacionamento entre influencers digitais e os seus seguidores: os efeitos do reconhecimento dos seguidores acerca do endosso pago e da publicidade pagaPublication . Oliveira, Rita Alexandra Tomás Francisco de; Andrade, LuísA presente dissertação pretendeu investigar a seguinte questão: Qual a influência que o reconhecimento do endosso pago e da publicidade paga têm na relação entre influencer digital e seguidores e a sua consequente intenção comportamental? Por outras palavras, procurou-se primeiramente estudar, o impacto que cada uma das quatro dimensões de relacionamento (confiança, controlo mútuo, comprometimento e satisfação) tem nas intenções comportamentais (e-WoM e intenção de compra). Também procurou-se estudar, se o reconhecimento do endosso pago e da publicidade paga modera o relacionamento que existe entre influencer digital e os seus seguidores e as suas consequentes intenções comportamentais. Para o efeito, foi decidido replicar, em Portugal, a pesquisa realizada por Dhanesh, G. S., & Duthler, G. (2019). Ao modelo inicial optou-se por aceitar respostas do género masculino. Efetuou-se um estudo com metodologia quantitativa, mediante um inquérito através de questionários online, a pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, onde se obteve um total de 249 participantes. Com o estudo pôde-se concluir que os seguidores ao se sentirem satisfeitos com a relação que têm com o influencer digital que seguem nas redes sociais tendem a comprar e a partilhar as suas opiniões com os seus próximos. Quanto maior o reconhecimento que os influencers digitais são endossados por certas marcas, maior a confiança, o controlo mútuo e o comprometimento do seguidor com a relação que tem com o influencer digital e a sua consequente eletronic word-of-mouth. Quanto maior o reconhecimento que os influencers digitais são pagos em diversos posts que colocam por certas marcas, maior a confiança, a satisfação o controlo mútuo e o comprometimento do seguidor com a relação que tem com o influencer digital. Por fim, o reconhecimento do endosso pago tem um efeito moderador entre a satisfação do seguidor na relação que tem com o influencer digital e a sua consequente intenção de compra.