Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Conhecer para Intervir – a segurança do doente na área das Úlceras Por Pressão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Artigo (Poster 2023 - 1º).pdf457.17 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O Plano Nacional para a Segurança do Doente (PNSD) 2021-2026 defende a importância das instituições de saúde promoverem formação aos profissionais no âmbito da segurança do doente. Paralelamente a isso, é da responsabilidade do enfermeiro atualizar o seu conhecimento, sustentando a sua tomada de decisão na evidência científica. Este duplo desafio fomenta cada contexto a desenvolver projetos de melhoria contínua da qualidade dos cuidados, na área das úlceras por pressão (UPP), alicerçados no empoderamento dos enfermeiros pelo conhecimento e organizados em 3 eixos de formação: a) Segurança do doente e prevenção de UPP; b) Fundamentos básicos sobre UPP; c) Documentação e Notificação na área das UPP. OBJETIVOS: Promover a discussão sobre estratégias de implementação do PNSD na área das UPP; Promover o benchmark de um projeto de melhoria contínua na área das UPP. METODOLOGIA: implementação da evidência de Joanna Briggs Institute. RESULTADOS: Projeto que contempla um programa formativo-base na área das UPP, com implementação em 4 fases: Diagnóstico de necessidades de formação, Personalização de programa formativo-base; Aplicação do programa formativo e Avaliação do Projeto. CONCLUSÕES: O PNSD delineia os focos a ter em conta e os objetivos que cada instituição de saúde deve procurar atingir. Não obstante ser necessário que cada ação seja adaptada ao seu contexto, existe uma base que deve ser igual para todos: a procura contínua da qualidade e segurança dos cuidados prestados e a promoção da uniformização da atuação das equipas baseada em evidências científicas, numa realidade de prestação de cuidados cada vez mais complexa.

Description

Keywords

Úlceras por Pressão Segurança do Doente

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue