Livros ou Capítulos de Livros
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- A cena típica da cruzPublication . Henriques, LuísOs historiógrafos portugueses do século XVI reinventaram a cena típica do estandarte das legiões romanas transmitida pela historiografia romana. Fizeram-no à luz da ideologia e dos valores coevos.
- Economia e Política AgráriaPublication . Ferreira, Paulo Jorge Silveira
- Economia explicada ao meu filhoPublication . Ferreira, Paulo Jorge Silveira
- Educar para a cidadania em educação pré-escolar: OCEPE, guiões e curriculaPublication . Henriques, Helder; Marchão, AméliaO objetivo deste trabalho prende-se com a necessidade de valorizar a Educação para a Cidadania no quadro formativo de um Mestrado em Educação Pré-Escolar em Portugal. Entendemos que é necessário incluir no âmbito da formação de educadoras/es de infância, de um modo articulado e transversal, aspetos direcionados para a Educação para a Cidadania – como a igualdade de oportunidades; as questões de género; educação para a paz; multiculturalidade; entre outros. Assim, relevamos a importância de um diálogo entre as recém publicadas Orientações Curriculares para a Educação de Infância (OCEPE) (2016), os Guiões de Educação, Género e Cidadania (GEGC) (2010) e os programas curriculares concebidos no âmbito de um mestrado em Educação Pré-Escolar. O problema em evidência pode materializar-se na seguinte questão de partida: Depois de publicados os Guiões de Educação, Género e Cidadania - Educação Pré-escolar e de reformuladas as OCEPE, até que ponto os Curricula do Mestrado em Educação Pré-escolar, de uma instituição de ensino superior portuguesa, refletem esses processos de valorização da Educação para a Cidadania? Esta questão constitui o ponto de partida orientado para o ano letivo de 2016/2017. Do ponto de vista teórico desenvolvemos uma discussão sobre a importância da Educação para a Cidadania, a partir de documentos orientadores antes identificados e de autores diversos que têm realizado estudos sobre cidadania em contexto de Educação Pré-Escolar. Seguidamente analisaremos, em concreto, as evidências que os curricula nos proporcionam relacionados com a problemática da Educação para a Cidadania, no caso da instituição de formação que nos serve de contexto. Optamos por uma abordagem metodológica de perfil misto (qualitativo e quantitativo) de forma a evidenciar o diálogo entre o corpus documental selecionado (OCEPE, GEGC, Curricula), à luz da abordagem teórica. Em suma, pretendemos diagnosticar e valorizar a importância atribuída à Educação para a Cidadania na formação de educadoras/es de infância em Portugal num tempo que é necessário reforçar valores fundamentais ao desenvolvimento de sociedades tolerantes e promotoras da equidade junto das crianças mais novas.
- Emotional Intelligence: A Catalyst for Organizational Culture and Climate in Higher EducationPublication . Lourenço, Abílio Afonso; Paiva, Maria Olímpia; Valente, SabinaIn building organizational capacity and strategic management in higher education, emotional intelligence is crucial, particularly in promoting diversity, equality, and inclusion. Emotional intelligence skills shape values and behaviours, making them essential for creating a positive and inclusive organizational climate. Integrating emotional intelligence into development programs in higher education helps foster key skills such as effective communication and conflict resolution. This approach not only strengthens the organizational capacity of higher education institutions but also creates an environment that promotes inclusion and equity. The aim was to create a space for reflection for higher education leaders and managers, highlighting emotional intelligence as the foundation for strengthening organizational culture and enhancing strategic management. Several proposals for implementing emotional intelligence are presented, aiming not only to strengthen the institution as a whole but also to promote a healthy and productive work environment for all involved.
- Exercícios de MicroeconomiaPublication . Ferreira, Paulo Jorge Silveira; Morgado, António
- A falha na transferência da imunidade passiva em bovinos de carnePublication . Santos, Rute; Cachapa, Ana; Pacheco De Carvalho, Maria Da Graça; Vala, Helena; Minas, Miguel; Dotti, Luísa; Costa, Lina; Garcia-Hernandez, Laura; Silva, Carolina
- Família, educação e desenvolvimento no séc. XXI: Olhares interdisciplinaresPublication . Ramos, Natália; Mendes, Elisabete; Silva, Ana Isabel Mateus da; Porfírio, José
- GÉNERO, CIDADANIA e PRÁTICAS EDUCATIVAS: A PROMOÇÃO DA IGUALDADE EM CONTEXTOS EDUCATIVOSPublication . Marchão, Amélia; Henriques, HelderA partir de uma ação de formação ministrada na ESE de Portalegre sobre questões de género pretendemos interpretar três aspetos: as conceções de género das formandas; o papel da Escola na promoção da igualdade de género; e, por fim, identificar e consciencializar crianças e estudantes do círculo profissional das formandas para esta problemática através da aplicação de estratégias pedagógicas inspiradas nos Guiões de Educação, Género e Cidadania, publicados pela Comissão para a Igualdade de Género. Ancoramos este trabalho na Teoria da Educação e nos Estudos Curriculares. Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa com recurso a questionários e análise de relatórios
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