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Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo deste trabalho prende-se com a necessidade de valorizar a Educação para a Cidadania
no quadro formativo de um Mestrado em Educação Pré-Escolar em Portugal. Entendemos que é
necessário incluir no âmbito da formação de educadoras/es de infância, de um modo articulado e
transversal, aspetos direcionados para a Educação para a Cidadania – como a igualdade de oportunidades;
as questões de género; educação para a paz; multiculturalidade; entre outros. Assim, relevamos
a importância de um diálogo entre as recém publicadas Orientações Curriculares para a Educação
de Infância (OCEPE) (2016), os Guiões de Educação, Género e Cidadania (GEGC) (2010) e os programas
curriculares concebidos no âmbito de um mestrado em Educação Pré-Escolar. O problema
em evidência pode materializar-se na seguinte questão de partida: Depois de publicados os Guiões de
Educação, Género e Cidadania - Educação Pré-escolar e de reformuladas as OCEPE, até que ponto os
Curricula do Mestrado em Educação Pré-escolar, de uma instituição de ensino superior portuguesa,
refletem esses processos de valorização da Educação para a Cidadania? Esta questão constitui o ponto
de partida orientado para o ano letivo de 2016/2017. Do ponto de vista teórico desenvolvemos uma
discussão sobre a importância da Educação para a Cidadania, a partir de documentos orientadores
antes identificados e de autores diversos que têm realizado estudos sobre cidadania em contexto de
Educação Pré-Escolar. Seguidamente analisaremos, em concreto, as evidências que os curricula nos
proporcionam relacionados com a problemática da Educação para a Cidadania, no caso da instituição
de formação que nos serve de contexto. Optamos por uma abordagem metodológica de perfil misto
(qualitativo e quantitativo) de forma a evidenciar o diálogo entre o corpus documental selecionado
(OCEPE, GEGC, Curricula), à luz da abordagem teórica. Em suma, pretendemos diagnosticar e
valorizar a importância atribuída à Educação para a Cidadania na formação de educadoras/es de
infância em Portugal num tempo que é necessário reforçar valores fundamentais ao desenvolvimento
de sociedades tolerantes e promotoras da equidade junto das crianças mais novas.
Description
Keywords
cidadania educação pré-escolar currículo
Citation
Henriques, H., & Marchão, A. (2017). Educar para a cidadania em educação pré-escolar: OCEPE, guiões e. Em V. M. Pires, et al. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 689-698). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Obtido de http://hdl.handle.net/10198/4960