dc.contributor.author | Henriques, Helder | |
dc.contributor.author | Marchão, Amélia | |
dc.date.accessioned | 2018-03-28T10:00:14Z | PT |
dc.date.available | 2018-03-28T10:00:14Z | PT |
dc.date.issued | 2017 | PT |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho prende-se com a necessidade de valorizar a Educação para a Cidadania no quadro formativo de um Mestrado em Educação Pré-Escolar em Portugal. Entendemos que é necessário incluir no âmbito da formação de educadoras/es de infância, de um modo articulado e transversal, aspetos direcionados para a Educação para a Cidadania – como a igualdade de oportunidades; as questões de género; educação para a paz; multiculturalidade; entre outros. Assim, relevamos a importância de um diálogo entre as recém publicadas Orientações Curriculares para a Educação de Infância (OCEPE) (2016), os Guiões de Educação, Género e Cidadania (GEGC) (2010) e os programas curriculares concebidos no âmbito de um mestrado em Educação Pré-Escolar. O problema em evidência pode materializar-se na seguinte questão de partida: Depois de publicados os Guiões de Educação, Género e Cidadania - Educação Pré-escolar e de reformuladas as OCEPE, até que ponto os Curricula do Mestrado em Educação Pré-escolar, de uma instituição de ensino superior portuguesa, refletem esses processos de valorização da Educação para a Cidadania? Esta questão constitui o ponto de partida orientado para o ano letivo de 2016/2017. Do ponto de vista teórico desenvolvemos uma discussão sobre a importância da Educação para a Cidadania, a partir de documentos orientadores antes identificados e de autores diversos que têm realizado estudos sobre cidadania em contexto de Educação Pré-Escolar. Seguidamente analisaremos, em concreto, as evidências que os curricula nos proporcionam relacionados com a problemática da Educação para a Cidadania, no caso da instituição de formação que nos serve de contexto. Optamos por uma abordagem metodológica de perfil misto (qualitativo e quantitativo) de forma a evidenciar o diálogo entre o corpus documental selecionado (OCEPE, GEGC, Curricula), à luz da abordagem teórica. Em suma, pretendemos diagnosticar e valorizar a importância atribuída à Educação para a Cidadania na formação de educadoras/es de infância em Portugal num tempo que é necessário reforçar valores fundamentais ao desenvolvimento de sociedades tolerantes e promotoras da equidade junto das crianças mais novas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Henriques, H., & Marchão, A. (2017). Educar para a cidadania em educação pré-escolar: OCEPE, guiões e. Em V. M. Pires, et al. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 689-698). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Obtido de http://hdl.handle.net/10198/4960 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-222-4 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/22104 | PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
dc.subject | cidadania | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | currículo | pt_PT |
dc.title | Educar para a cidadania em educação pré-escolar: OCEPE, guiões e curricula | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 696 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 689 | pt_PT |
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person.identifier.ciencia-id | E816-5481-FB9B | |
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person.identifier.orcid | 0000-0002-0519-0304 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3424-9392 | |
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