IPS - ESE - Escola Superior de Educação
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- 1st International congress: exercise, biomechanics and nutrition: book of abstractsPublication . Leitão, Luís
- 2ª edição do Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas: livro de atasPublication . Delgado, Catarina; Pinto, Mariana Oliveira; Justino, Marta Campos; Piteira, M.; Anunciação, Pedro Fernandes da; Lourenço, Rodrigo Teixeira; Lima, Sónia Marina Dias Jesus
- 2nd International congress: exercise, biomechanics and nutrition: book of abstractsPublication . Leitão, Luís
- 30 Anos de Estórias em Comunicação SocialPublication . Nunes, Ricardo
- 3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasksPublication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
- Abordagem à educação intercultural: uma experiência em creche e em jardim de infânciaPublication . Santos, Anabela Alexandra Couto dos; Sequeira, AnaO presente relatório de investigação tem como objeto de estudo a Educação Inter/Multicultural e como questão de investigação “Como potenciar a Educação Inter/Multicultural em contexto de Creche e Jardim de Infância?”. A Educação Inter/Multicultural baseia-se num “contexto de vida democrática, em que as crianças exercem o seu direito de participar, e em que a diferença de género, social, física, cognitiva, religiosa e étnica é aceite numa perspetiva de equidade, num processo educativo que contribui para uma maior igualdade de oportunidades (…), entre indivíduos de diferentes classes sociais, com capacidades diversas e de diferentes etnias. (…) As diferentes maneiras de ser e de saber contribuem para o enriquecimento da vida do grupo, para dar sentido à aquisição de novos saberes e à compreensão de diferentes culturas.” (Silva et. al, 2016, p.39). O estudo tinha como objetivo debater e sensibilizar as crianças para questões relacionadas com o racismo, a diversidade cultural e atitudes discriminatórias. Promover uma perspetiva crítica e interventiva para que as crianças não se inibissem de expressar aquilo que pensavam. Sensibilizar as educadoras cooperantes para a importância da abordagem à Educação Inter/Multicultural. O trabalho desenvolvido teve como intuito sensibilizar as crianças para a valorização e aceitação de novas culturas, fazendo-as ver que somos todos diferentes, mas que temos todos os mesmos direitos, independentemente, das nossas características. Ensinar-lhes que devemos respeitar sempre o outro, sendo solidários e “humanos”. Não discriminar nem inferiorizar, pois, isso está errado e pode influenciar negativamente o futuro de outras crianças. Quanto à metodologia utilizada, optei pela investigação qualitativa, onde me foquei no investigar e no agir e mais tarde na análise dos resultados obtidos. Para recolha e tratamento de informação baseei-me na observação participante, nas conversas em grande e pequeno grupo, nas notas de campo, nos recursos tecnológicos, como por exemplo, fotografias, vídeos e gravações e na conversação. Também, na análise documental e, ainda, no inquérito por questionário (realizado às educadoras). Desta forma, consegui perceber quais as necessidades do grupo, os contextos e a prática pedagógica das educadoras. Ao longo do meu percurso, como estagiária, considerei importante promover a temática da Inter/Multiculturalidade, para que as crianças pudessem refletir e aprender cada vez mais. Aprofundei o tema de forma que as crianças percebessem o quanto interessante e gratificante é convivermos com diferentes culturas e aprendermos algo novo com as mesmas, como por exemplo as suas tradições, costumes, a sua língua, a sua gastronomia, o seu vestuário, entre outros. Desta forma, em todas as atividades que realizei tive por parte das crianças um feedback bastante positivo desde o questionar, mostrando interesse em saber mais, ao pedir para repetir por terem gostado, por ser criativo e pelo facto de nunca terem realizado anteriormente. Algumas crianças fizeram observações muito relevantes, começaram a ter em consideração o gosto dos amigos e as suas opiniões, aprenderam a respeitar as diferenças físicas de cada um, tornaram-se compreensivas e solidárias em relação a outras crianças com patologias. Para mim, foi muito importante saber que contribui para estas observações, que fi-las refletir sobre aquilo que as rodeia e ainda ter um olhar mais atento, crítico e cuidadoso com aqueles que mais necessitam.
- Uma abordagem interdisciplinar na formação de professores: as maquetas da comunidadePublication . Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge
- A abordagem STEM em contexto de educação de infância: práticas e desafios de uma jovem educadoraPublication . Bação, Marisa Isabel Ferreira; Boavida, Ana Maria; Saraiva, Maria LeonorO presente estudo tem como principal objetivo analisar e compreender de que modo poderei integrar nas práticas desenvolvidas em contextos de educação de infância a abordagem STEM e os desafios com que me deparo. As questões de investigação incidiram em (a) como preparo atividades de aprendizagem STEM, (b) como concretizo atividades de aprendizagem STEM e (c) que desafios enfrento? O enquadramento teórico centra-se no ensino e aprendizagem da matemática e das ciências em contexto de educação de infância, na importância da aprendizagem integrada de saberes, na conceptualização e concretização da abordagem STEM, nomeadamente em contextos de educação de infância, e na relevância do educador assumir o papel de investigador das suas práticas. Do ponto de vista metodológico, o estudo insere-se numa abordagem qualitativa de investigação e constitui uma investigação sobre a própria prática. Neste âmbito, e sobretudo no contexto de estágios realizados em jardim de infância, propus às crianças um conjunto de atividades STEM. Os dados empíricos foram recolhidos usando a análise documental e a observação participante. Os resultados do estudo evidenciam, antes de mais, que é possível preparar e concretizar as atividades STEM em contexto de educação de infância. Evidenciam, também, a importância de ter em conta um modelo orientador das práticas que contemple todas as etapas necessárias à implementação desta abordagem. O modelo revelou-se facilitador da seleção e preparação das atividades, da organização dos materiais e do espaço e da construção de questões e ações orientadoras que foram úteis para apoiar do trabalho pelas crianças. Permitiu, ainda, responder aos desafios encontrados. Também na fase de concretização, ter o modelo como guia parece essencial para garantir o desenvolvimento das fases de design e redesign, fases que constituem grandes desafios para levar a cabo uma prática STEM sustentada. Os resultados apontam para o sucesso de possíveis aprendizagens por parte das crianças nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, relacionadas com as capacidades associadas aos processos e produtos do trabalho.
- Abordagens inovadoras de formação de professores: interligando arte, ambiente e educação: o caso de InhotimPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa