ESSNorteCVP - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSNorteCVP - Artigos by Title
Now showing 1 - 10 of 72
Results Per Page
Sort Options
- A adequação do mobiliário escolar às medidas antropométricas dos estudantes do ensino superior: Revisão sistemática da literaturaPublication . Linhares, Laurinda; Melo, Helena; Baptista, Liliana; Ferreira, ManuelaA postura corporal decorrente da atividade ocupacional é influenciada por diversos fatores indivíduais e ambientais, da qual a adequação do mobiliário é preponderante. Foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de avaliar a adequação do mobiliário escolar às medidas antropométricas dos estudantes do ensino superior. A revisão da literatura foi realizada a partir de artigos científicos obtidos por levantamento bibliográfico do período de 2010 até 2015 nas bases de dados PubMed e EBESCO, utilizando-se os seguintes descritores: postura, estudantes, mobiliário. Os artigos analisados demonstram a inadequação entre as medidas antropométricas dos estudantes e o mobiliário adotado. Desta forma, sugere-se uma adoção de políticas de gestão escolar mais amigas de uma boa ergonomia dos seus utilizadores, através da adoção de mobiliário e equipamento que permita a cada utilizador adequá-lo a si próprio. Sugere-se ainda a realização de estudos longitudinais que avaliem as vantagens do uso de equipamento adequado em contexto de ensino superior.
- Adesão à terapêutica oral em oncologiaPublication . Caixerinho, Sónia
- Aplicabilidade dos sistemas de informação nas IACSPublication . Domingues, Sandra; Barros, Tiago; Almeida, Eduarda
- Apoio ao Luto em cuidados paliativos: Familiares/ cuidadoresPublication . Lopes, Cristiana; Carqueja, Eduardo
- Auto perceção do estado de saúdePublication . Zangão, Maria Otília
- Avaliação de agentes microbiológicos nas maãos de profissionais em lares de idososPublication . Gomes, Célia; Pereira, Adelaide; Vasconcelos, Marta; Almeida, João; Ferreira, Ana
- Avaliação por pares em contexto de ensino clínico em enfermagemPublication . Pereira, Bárbara; Fonseca, Lígia; Ferreira, Sabrina; Sá, Sandra; Ferreira, AntónioIntrodução: A avaliação/feedback por pares em contexto de ensino clinico define-se como um processo benéfico no que concerne ao desenvolvimento de competências melhorando os resultados de aprendizagem dos estudantes. A implementação da mesma, centrada no estudante surge numa configuração inovadora no ensino, alterando o paradigma tradicional de avaliação transportando o estudante para o ativo no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Esta promove ao estudante autonomia; aumenta a sua auto confiança e auto estima; aumenta a sua capacidade crítica e melhora as suas competências para o futuro profissional. Não implementada devidamente pode gerar conflitos entre os estudantes. Objetivo: Identificar qual o contributo da avaliação por pares para o desenvolvimento de competências nos estudantes do 1º Ciclo de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Contexto de Ensino Clínico. Metodologia: Estudo qualitativo, tendo por base o focus group, a perceção da avaliação por pares de 11 estudantes do 3º ano do 1º Ciclo de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEnfCVPOA e respetiva aquisição de competências pelos estudantes e aplicabilidade em contexto de ensino clínico. Resultados: Verificou-se que se adquire uma série de competências tais como autonomia e responsabilidade, com foco na auto-regulação através de pensamento crítico e reflexivo, de forma a promover a sua evolução enquanto estudante de enfermagem. Esta teria de ser bem implementada de modo a que o feedback fosse benéfico, para desenvolver as suas competências profissionais. Conclusão: O estudo sugere que a avaliação por pares em contexto de ensino clínico desenvolve competências no estudante.
- Bem-estar no trabalho em profissionais de saúdePublication . Martins, Ana Paula; D´Oliveira, Teresa
- Benefícios da hipotermia terapêutica pós-paragem cardíaca fora do hospital: uma revisão sistemáticaPublication . Regalado, Bernardete; Baptista, Catarina; Santos, Catarina; Pereira, Sónia; Príncipe, FernandaO objetivo deste estudo é avaliar o impacto da Hipotermia Terapêutica (HT) no outcome neurológico e sobrevivência dos doentes em coma, com Recuperação da Circulação Espontânea (RCE) após Paragem Cardíaca Fora do Hospital (PCFH). Foi realizada uma pesquisa da literatura existente, com recurso a diversas bases de dados eletrónicas durante o mês de janeiro de 2013. Foram definidos critérios de inclusão e exclusão e selecionados 7 estudos. Foi possível constatar, após a análise dos estudos selecionados, que a utilização da HT no tratamento pós Paragem Cardíaca (PC) traduz-se numa melhoria do outcome neurológico e aumento da sobrevivência. A HT deve ser considerada um tratamento altamente promissor na abordagem a doentes pós PC. A sua utilização apresenta benefícios para o doente, com ganhos em saúde a vários níveis, bem como para a própria instituição, evitando despesas decorrentes das sequelas neurológicas pós PC. A utilização da HT é uma opção viável no tratamento pós PC, recomendada pela Internacional Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR), pois os dados existentes sugerem que a sua aplicação melhora o outcome neurológico e aumenta de forma significativa a sobrevida. No entanto, em Portugal a sua utilização ainda é escassa, tanto pelos custos envolventes como pela falta de formação na área.
- Capacitação do cuidador informal para autocuidado - Estudos multicêntricoPublication . Príncipe, Fernanda; Mota, Liliana; Carvalhais, Maribel; Novais, Sónia; Ferreira, António; Ferreira, Manuela