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Abstract(s)
A postura corporal decorrente da atividade ocupacional é influenciada por diversos fatores indivíduais e ambientais, da qual a adequação do mobiliário é preponderante. Foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de avaliar a adequação do mobiliário escolar às medidas antropométricas dos estudantes do ensino superior.
A revisão da literatura foi realizada a partir de artigos científicos obtidos por levantamento bibliográfico do período de 2010 até 2015 nas bases de dados PubMed e EBESCO, utilizando-se os seguintes descritores: postura, estudantes, mobiliário. Os artigos analisados demonstram a inadequação entre as medidas antropométricas dos estudantes e o mobiliário adotado. Desta forma, sugere-se uma adoção de políticas de gestão escolar mais amigas de uma boa ergonomia dos seus utilizadores, através da adoção de mobiliário e equipamento que permita a cada utilizador adequá-lo a si próprio. Sugere-se ainda a realização de estudos longitudinais que avaliem as vantagens do uso de equipamento adequado em contexto de ensino superior.
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Keywords
Ergonomia Medidas antropométricas Mobiliário escolar Estudantes
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Publisher
Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis