ENIDH - Mestrado em Gestão Portuária
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- A importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e os terminais concessionadosPublication . Quengue, José Eugénio Lourenço; Caldeirinha, VítorO presente trabalho de pesquisa tem como objectivo analisar a importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e as direcções dos terminais concessionados. Consistiu em explicar que o desenvolvimento de um porto não depende só da administração portuária, mas também da comunidade portuária (stakeholders), e deve ser muito suportado através da ferramenta de marketing. Observámos também vários portos desenvolvidos como os da Bélgica, Holanda e Espanha, onde a maioria dos terminais são operados por concessionários privados e as funções de marketing da AP, planeamento estratégico e desenvolvimento alcançam cada vez mais relevo. A metodologia qualitativa utilizada recorrendo aos casos de estudo de 3 portos, evidencia a importância da utilização do marketing para o desenvolvimento da actividade portuária, cujo os resultados realçam a grande importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e os terminais concessionados.
- O papel da administração portuária no modelo de “Porto Senhorio” como determinante do desempenho: o caso dos portos de AngolaPublication . Gomes, Josiandro Carlo Pereira; Caldeirinha, Vítor Manuel dos RamosAs transformações que ocorreram durante as últimas décadas nos modelos de gestão portuária a nível mundial determinaram várias alterações em diferentes domínios da organização dos sistemas portuários, das quais se destacam as importantes modificações no modelo e organização das “Administrações Portuárias – AP´s” que, por sinal, justificaram uma ampla reflexão a nível internacional. Neste âmbito, também em Angola se tem vindo a observar um vasto conjunto de alterações, cuja mola propulsora não deixa de ser o quadro legislativo aplicável ao setor portuário, na qual se aponta claramente para o modelo de gestão de “Porto Senhorio”, fator que justifica a adoção de medidas de ajustamento na organização e competências das “Administrações Portuárias – AP´s” como entidades responsáveis pela gestão de cada um dos portos. O presente trabalho de projeto faz uma abordagem ao papel da “Administração Portuária – AP” e a sua organização no modelo de gestão portuária denominado por “Porto Senhorio”, tendo como objetivo principal compreender em que medida os diferentes modelos de gestão podem determinar melhorias ou mesmo o sucesso dos portos no seu papel de pólos de desenvolvimento, no atual contexto da realidade de Angola. Este constitui o desafio e a assumida preocupação como um contributo prestado nesta área do saber.