Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e os terminais concessionados

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
José Eugénio Lourenço Quengue.pdf1.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho de pesquisa tem como objectivo analisar a importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e as direcções dos terminais concessionados. Consistiu em explicar que o desenvolvimento de um porto não depende só da administração portuária, mas também da comunidade portuária (stakeholders), e deve ser muito suportado através da ferramenta de marketing. Observámos também vários portos desenvolvidos como os da Bélgica, Holanda e Espanha, onde a maioria dos terminais são operados por concessionários privados e as funções de marketing da AP, planeamento estratégico e desenvolvimento alcançam cada vez mais relevo. A metodologia qualitativa utilizada recorrendo aos casos de estudo de 3 portos, evidencia a importância da utilização do marketing para o desenvolvimento da actividade portuária, cujo os resultados realçam a grande importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e os terminais concessionados.

Description

Keywords

Marketing Administração portuária Concessionários

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License