ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação by Subject "alfabetização"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O uso da Literatura Infantil na Alfabetização e Letramento das Crianças do Município de São Luís Gonzaga do Maranhão Maranhão - BrasilPublication . Silva, Elizabeth do NascimentoA literatura infantil passa pela diversão, pelo ensinamento e pelo desenvolvimento da criança para a vida em sociedade, por meio de atividades prazerosas extraídas diretamente dos livros de literatura. Deste modo, a pesquisa tem objetivo de analisar as práticas no uso da literatura infantil como ferramenta para o desenvolvimento das crianças no processo de alfabetização e letramento dos alunos das séries iniciais da 1º, 2º e 3º ano letivo das escolas públicas do município de São Luís Gonzaga do Maranhão – MA, e apontar melhorias no seu processo educativo. A pesquisa desenvolveu-se de forma Qualitativa, utilizando entrevista semiestruturada e observações indiretas em sala de aula. Principais autores selecionados para a fundamentação da pesquisa foram: Freire (2001), Wallon (2001), Coelho (2001), Soares (2002) e Wchwartrtz (2010). As amostras foram definidas pelo critério de acessibilidade com os sujeitos, sendo assim, considerados na pesquisa como não probabilística, uma vez que o acesso as informações com a comunidade escolar, está restrita, por motivos gerados pela pandemia da Covid-19. A pesquisa mostra ainda que a mediação do professor não está ligada somente a prática do mesmo ou aos recursos disponíveis no acerto pessoal ou da escola, mas principalmente na construção da relação que constrói com se aluno. Assim sendo chega-se ao fim esta pesquisa, porém, sem se esgotar os estudos, discussões e possibilidades sobre a temática aqui abordada, deixando um convite à leitura, tanto a literatura como qualquer outra, e a necessidade da mesma ser instigada sempre.
- O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRALPublication . Silva, Regina Batista dos Santos; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraAs Tecnologias Assistivas têm sido pesquisadas como recursos fundamentais para a inclusão das pessoas com deficiência no contexto educacional. Conhecer e refletir sobre as ferramentas tecnológicas na perspectiva de uma educação inclusiva e nas práticas pedagógicas dos profissionais das escolas públicas, bem como perceber as transformações significativas no dia a dia dos discentes com necessidades especiais. A presente pesquisa estuda a utilização da Tecnologia Assistiva no processo de alfabetização da criança com paralisia cerebral, no município de Jacobina (Bahia/Brasil). Foi desenvolvida através de revisão bibliográfica e por pesquisa quantitativa empírica solicitada pelo curso de mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor na Escola de ensino Superior João de Deus (em Lisboa, Portugal). A coleta dos dados desta pesquisa foi a partir da aplicação de questionário online composto por quinze questões das quais dez são objetivas. Os resultados foram analisados e especificados por descrição e interpretação das respostas e por utilização de gráficos e tabelas com informações da percentagem obtida pela investigação.