Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-28"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- ESCOLAS CONECTADAS: o ensino em tempo de pandemia (Covido-19) na Região do Médio Mearim – Maranhão – BrasilPublication . Silva, Antonio Kleber Cardoso daO presente trabalho versa sobre o uso das tecnologias no tocante à conectividade das escolas no tempo de pandemia (Covid-19). É notório que o ano de 2020 foi um ano do surgimento de uma pandemia causada pelo Covid-19. Com a pandemia todos os países tiveram que se reinventar em todas as questões sociais. A educação sofreu uma transformação fática. As tecnologias, antes utilizadas de forma suplementar, passaram a ser utilizadas de forma integral. A internet passou a ser um suporte necessário no quesito educação: aulas online, através de plataformas, softwares, aplicativos integralizaram a vida dos sujeitos no contexto escolar. A educação andou literalmente de braços dados com a tecnologia. A pesquisa foi desenvolvida e aplicada na Região do Médio Mearim – Maranhão – Brasil para se ter uma visão de como o uso das tecnologias se desenvolvia nesse local pesquisado. Tornou-se interessante e necessário realizar um estudo com essa magnitude pela questão do novismo para conhecer o comportamento dos sujeitos envolvidos, tendo em vista tal infortúnio ter pegado todos de surpresa. O contexto da pesquisa busca saber desde como se deu a capacitação dos docentes até o ponto de convergência do desenvolvimento das aulas, pois se sabe que o momento é de isolamento social. Para se ter uma visão real da situação foram entrevistados os sujeitos do corpo docente e aos discentes foram aplicados questionários. Também foram entrevistados coordenadores e diretores para se ter uma visão de gestão e de coordenação pedagógica. A escola que é um lugar plural passou a ser um lugar também digital. O ensino aderiu às modalidades EaD configurada numa versão online. Ambiciona-se com um trabalho como este responda alguns questionamentos e que com o atingimento dos objetivos propostos a educação ganhe um reforço ainda maior através dos resultados obtidos. Ademais ainda se espera que este trabalho sirva de base a outros trabalhos oriundos dessa mesma linha de pesquisa, pois esse campo de pesquisa ainda dever por demais ser explorado. Por final, a pesquisa visa consolidar um entendimento firmado nos resultados obtidos de forma a concluir o estudo dentro dos preceitos de uma produção acadêmica de cunho científico que vise a colaborar na busca do conhecimento e na busca de entendimento a questionamentos que filosoficamente sustentam as teses que sobre o tema versam.
- OS EFEITOS DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO: Os Desafios Família-Escola para o Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental Menor do Município de Poção de Pedras - Maranhão - BrasilPublication . Oliveira, Ana Silvia Gonçalves deO trabalho de pesquisa tem o intuito de investigar qual é a percepção da escola e pais do ensino fundamental menor sobre a influência da relação família-escola no processo de aprendizagem dos alunos nos anos inicias. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com a participação de professores e pais que atuaram, no ano de 2019 no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental menor do Sistema Municipal de Poção de Pedras – MA. A escolha dessas etapas de ensino deve-se o fato da necessidade de presença ativa da família e da escola em juntas ampliar e aprofundar os conceitos do aprendizado ao longo do novo ciclo, com intuito de preparar os alunos em absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos finais do ensino fundamental. Sendo assim, cabe à escola e a família fornece as ferramentas necessárias para uma transição suave a fim de não provocar rupturas na construção cognitiva e social das crianças ao longo de sua jornada estudantil. Portanto, acredita-se que a presença da família ativamente pode auxiliar de maneira efetiva no processo de aprendizagem das crianças dessa etapa. Elaborou-se um questionário para verificar a percepção dos professores e pais sobre a influência dessa relação em tal período escolar. Os questionários coletados foram submetidos à análise de conteúdo. As falas dos entrevistados indicam que, quando as famílias acompanham e participam ativamente da vida escolar dos seus filhos, há uma melhoria no desenvolvimento de sua aprendizagem. Já no caso das famílias que pouco participam da vida escolar de seus filhos, estes apresentam maiores dificuldades de aprendizagem e falta de motivação para estudar. Desse modo, a relação família-escola é imprescindível para o desenvolvimento da aprendizagem escolar, sendo extremamente positiva quando se dá de forma efetiva pelas duas instituições.
- O DISTÚRBIO DA FALA NO MUNDO DA EDUCAÇÃO: Os Impactos e Percepções da Gaguez no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Escolas da Rede Municipal de Paulo Ramos - Maranhão - BrasilPublication . Sousa, Francinaldo Gonsaga deQuando pensamos em dificuldades de aprendizagem vem a nossa mente algo do tipo, incapacidade que o indivíduo apresenta para realizar uma determinada atividade. Então a função da escola é propiciar aos alunos caminhos para que eles aprendam cada vez mais e possibilitem aos mesmos atuar criticamente em seu meio social. Propor práticas discursivas de leitura e escrita tendem a ajudar estas crianças em suas dificuldades. Diante desse contexto, conscientes das exigências feitas pelo ensino em sala de aula, surgiu a necessidade de apoiar alunos com gaguez, e deste modo, considerou-se pertinente perceber o que é que o docente que leciona a disciplina da língua portuguesa do ensino fundamental do município de Paulo Ramos no Estado do Maranhão-Brasil – tem desenvolvido para que a oralidade se revesta em um peso muito significativo na avaliação sobre a gaguez, e que implicações poderá ter no processo de ensino/aprendizagem. Para a presente pesquisa de cunho cientifica para a certificação de Mestrado, possui um caráter descritivo e transversal e para isso selecionou-se uma amostra de conveniência e realizou-se uma entrevista semiestruturada aos professores da rede pública municipal que lecionam a língua portuguesa no ensino fundamental das escolas da zona rural e urbana como também alguns alunos gagos. Analisados os dados dos inquéritos, reconheceu-se a escassez de saber em relação à gaguez e que esse fato pode ter impacto nas atitudes e percepções dos professores em relação a alunos que gaguejam. Apesar de todos os professores da amostra possuírem uma larga experiência de ensino, nenhum tem formação em distúrbios da fala/linguagem verbal. Contudo, reconhecem, de uma forma geral, os seus prováveis benefícios e que detectar, compreender e apoiar estes alunos é essencial para poder adotar uma postura ativa, que passe pelo acesso a formação sobre este tema, e assim se promova as potencialidades de cada aluno com gaguez.
- O uso da Literatura Infantil na Alfabetização e Letramento das Crianças do Município de São Luís Gonzaga do Maranhão Maranhão - BrasilPublication . Silva, Elizabeth do NascimentoA literatura infantil passa pela diversão, pelo ensinamento e pelo desenvolvimento da criança para a vida em sociedade, por meio de atividades prazerosas extraídas diretamente dos livros de literatura. Deste modo, a pesquisa tem objetivo de analisar as práticas no uso da literatura infantil como ferramenta para o desenvolvimento das crianças no processo de alfabetização e letramento dos alunos das séries iniciais da 1º, 2º e 3º ano letivo das escolas públicas do município de São Luís Gonzaga do Maranhão – MA, e apontar melhorias no seu processo educativo. A pesquisa desenvolveu-se de forma Qualitativa, utilizando entrevista semiestruturada e observações indiretas em sala de aula. Principais autores selecionados para a fundamentação da pesquisa foram: Freire (2001), Wallon (2001), Coelho (2001), Soares (2002) e Wchwartrtz (2010). As amostras foram definidas pelo critério de acessibilidade com os sujeitos, sendo assim, considerados na pesquisa como não probabilística, uma vez que o acesso as informações com a comunidade escolar, está restrita, por motivos gerados pela pandemia da Covid-19. A pesquisa mostra ainda que a mediação do professor não está ligada somente a prática do mesmo ou aos recursos disponíveis no acerto pessoal ou da escola, mas principalmente na construção da relação que constrói com se aluno. Assim sendo chega-se ao fim esta pesquisa, porém, sem se esgotar os estudos, discussões e possibilidades sobre a temática aqui abordada, deixando um convite à leitura, tanto a literatura como qualquer outra, e a necessidade da mesma ser instigada sempre.
- O REFORÇO ESCOLAR: Estratégia de Política Educacional para Auxiliar o Processo de Ensino Aprendizagem no Município de Igarapé Grande - Maranhão - BrasilPublication . Almeida, Marcelia Rodrigues de OliveiraA presente pesquisa acadêmica de cunho dissertativa para o Mestrado em Educação tem como objetivo de propor uma reflexão sobre o Projeto de Reforço Escolar no contexto da política educacional desenvolvida pelo município de Igarapé Grande – MA com apoio ao Projeto Governo do Estado – MAIS IDEB. Para tanto foi realizado um estudo de caso, diante ao projeto desenvolvido em 2019 com turmas pertencentes às escolas do ensino fundamental maior do 9º ano. Com uma política de educação de implementar aulas de reforços nas disciplinas de matemática e português com intuito de melhorar os resultados das avaliações externas de educação do município, em especial as metas do Ideb e também com o propósito para uma aprovação mais contundentes de alunos para o ingresso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Com isso, essa pesquisa buscou-se averiguar os principais impactos e os desafios desta política de educação em prol da melhoria da qualidade de ensino, deste modo, foi realizado uma discussão em cima dos dados levantados pela pesquisa, sobre a construção, implantação do programa de reforço escolar da rede municipal do ensino fundamental maior, com alunos do 9º ano. Enquanto aos métodos adotados para a pesquisa, o trabalho seguiu por uma abordagem de cunho qualitativo. Durante o desenvolvimento do estudo até a fase dos dados tabulados, foram utilizados alguns trabalhos de autores, como referencial teórico, sendo com destaques: Lino de Macedo (2007), Telma Weisz (2011), Celso Vasconcellos (2002), Melchior (1998), Luckesi (2005) e os irmãos Nogueira (2004). Em resumo o Projeto Reforço Escolar para alunos do nono ano, enquanto política pública de melhoria no ensino, ainda percebeu-se a necessidade de buscar maiores ajustes direcionados para o planejamento e sua implementação, tornando-se realmente efetivo quanto aos seus objetivos propostos. Mas de um modo geral, também houveram resultados positivos na recuperação de lacunas da aprendizagem, principalmente nas disciplinas de matemática e português, onde obteve aprovações no final do projeto, com grupos de alunos para o IFMA com melhoria nas notas do Ideb 2019.
- Displasia da anca em canis familiaris - Artigo de revisãoPublication . Ramos, Ricardo Miguel Moreira Maia; Sousa, Sérgio Eduardo Ramalho deDisplasia da anca, é uma doença ortopédica hereditária, especialmente em raças de porte médio a grande, identificada entre os 6 aos 12 meses de idade, devido ao início de sinais clínicos. É uma doença de caráter multifatorial, em que os fatores genéticos e ambientais (como excesso de peso/alimentação desequilibrada ou exercícios inapropriados em animais de porte mais elevado) contribuem maioritariamente para a expressão fenotípica, resultando numa falta de congruência entre o acetábulo e a cabeça do fémur. A resolução parte pelos métodos conservativos, até às técnicas cirúrgicas, as quais destinam-se a suprimir a dor e a corrigir as más formações articulares. A displasia da anca, é uma patologia de elevada prevalência, considerada a principal causa de doença osteoarticular em cães. Em que são feitos recorrentes despistes, tratamentos por métodos conservativos ou cirúrgicos, logo, há a necessidade de conseguir diagnosticar atempada e corretamente os diversos casos. O diagnóstico engloba a avaliação física dos animais, através da medição de ângulos e testes especificos, no entanto para obter um diagnóstico definitivo devem ser utilizados exames radiográficos direcionados. É importante um despiste precoce dos animais, para prevenir a progressão da doença em animais afetados. No caso de animais que apresentem displasia da anca é possível aplicar um tratamento que promova o bem-estar do animal no futuro. Graças ao desenvolvimento de métodos, tecnologia mais precisa, aliada com a evolução dos profissionais, resulta um aumento na rapidez de detecção e recuperação dos animais que sofrem de doenças do foro ortopédico. Deste modo, há incremento na eficácia dos tratamentos, com tempo de vida superior e elevados níveis de bem-estar animal.
- Development and validation of a real-time PCR assay for the detection of avian coronavirusPublication . Ferreira, Bárbara Joana Malta; Anastácio, Sofia FerreiraA bronquite infecciosa aviária, causada por um coronavírus aviário, é um grave problema na produção avícola em todo o mundo, sendo responsável por perdas económicas significativas, com uma taxa de morbilidade a rondar os cem por cento. A principal forma de prevenção e controlo desta doença é conseguida através da vacinação. Contudo, devido às características de replicação do vírus, novas variantes sem proteção cruzada entre si estão constantemente a surgir, tornando a vacinação não efetiva. Atualmente, a deteção do coronavírus aviário pode ser feita através de isolamento viral e métodos serológicos. Contudo, a primeira técnica é trabalhosa e demorada, e, a segunda caracteriza-se por ter baixa especificidade e sensibilidade. Assim, os métodos de deteção molecular são uma alternativa, designadamente, a reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real, que apresenta importantes vantagens tais como, tempo de deteção reduzido, elevada sensibilidade e especificidade e menor risco de contaminação cruzada. Adicionalmente é passível de ser usada no rastreio do vírus nas explorações, e assim, na vigilância nas explorações reduzindo trabalho, tempo e custos. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um método para deteção do vírus da bronquite infecciosa (IBV) por PCR em tempo real. O método é baseado numa reação de transcriptase reversa seguida de PCR em tempo real para determinação qualitativa, isto é, ausência ou presença do coronavírus aviário, usando como alvo uma região altamente conservada do genoma do IBV, 5′-UTR, e, incluindo também, um controlo interno de PCR. Os resultados demonstraram que o ensaio foi específico para o IBV, não tendo sido detetado nenhum dos restantes agentes patogénicos testados. Para além disso, também demonstrou adequada sensibilidade, eficiência de amplificação e intra e inter- variabilidade. Embora este método não permita diferenciar os diferentes tipos de IBV, é útil no rastreio rápido, facilitando assim, o diagnóstico diferencial relativamente a outros agentes patogénicos respiratórios.
- Estudo retrospetivo sobre a doença leishmaniose canina em dois hospitais da região centro de PortugalPublication . Lérias, Maria João David; Figueira, Ana Catarina Pais dos SantosA leishmaniose canina é uma parasitose muito comum em Portugal e em toda a bacia Mediterrânica. É provocada por um protozoário Leishmania infantum, sendo uma zoonose em que o cão é o principal hospedeiro e reservatório do parasita. Esta doença é um exemplo de como a saúde animal e humana se ligam entre si, devendo-se fazer uma abordagem “Numa só saúde” (“One Health”). O presente trabalho refere-se a um estudo retrospetivo de canídeos que recorreram a dois CAMV´s da Região Centro de Portugal, o Hospital Veterinário Universitário de Coimbra (HVUC) e o Hospital Veterinários do Baixo Vouga (HVBV), para despiste/diagnóstico de leishmaniose, entre 2015 e 2020. O objetivo deste estudo foi determinar e caracterizar os canídeos em que foi realizado o despiste de leishmaniose, nomeadamente, a raça, idade, sexo, estado reprodutivo, habitat, o tipo de teste diagnóstico (ELISA ou teste de imunocromatrografia), o mês de diagnóstico, o tratamento implementado, a evolução da doença, bem como existência de recidivas. Verificou-se que a região com maior incidência foi a de Coimbra, com maior prevalência em machos, os sinais eram inespecíficos e maioritariamente dermatológicos, o teste de diagnóstico de eleição foi o Leishcan®, sendo a terapêutica mais instituídas o Alopurinol.
- VULNERABILIDADES DO CONCELHO DE OLHÃO FACE À OCORRÊNCIA DE TSUNAMISPublication . Simão, Maria Helena; Oliveira, Ana PaulaA região do Algarve foi atingida por dois grandes tsunamis nos anos de 1722 e 1755. Estes dois eventos foram responsáveis por elevados impactos nesta região, tendo o tsunami de 1755 provocado cerca de 1 000 mortos. Tendo em conta estes eventos, foi desenvolvido um estudo no concelho de Olhão para se identificarem os elementos em perigo e estudar as vulnerabilidades de estruturas e da população face à ocorrência de um tsunami. Consideraram-se cinco cenários de inundação por tsunamis (cotas de 2, 4, 6, 8 e 10 metros) que em conjunto com um modelo digital do terreno permitiu identificar e estudar as vulnerabilidades do concelho face a este tipo de perigo. Para o cenário menos grave, em que se considera que um tsunami inunda as áreas até à cota dos 2 m, e para o pior cenário (10 m) foram identificados 1 388 edifícios e 8 340 edifícios localizados em das áreas de inundação por tsunamis. Estimase que para o cenário de 2 m e de 10 m possam existir 1 275 e 27 248 residentes localizados em áreas suscetíveis de inundação por tsunamis e que necessitem de ser evacuados para zonas mais seguras. Para um cenário de inundação até à cota de 4 m, a coordenação e gestão da emergência do Município de Olhão poderá ficar comprometida já que a Câmara Municipal poderá ficar inundada. Relativamente aos serviços afetos à saúde é de salientar que o Centro de Saúde de Olhão não deverá ser inundado por nenhum dos cenários considerados. Para o cenário de 2 m identificou-se uma escola primária com 342 alunos e com pré-escolar integrado que poderá ser inundada. A implementação de um sistema de aviso e alerta, a remoção de entulho, o estabelecimento de grupos de avaliação da estabilidade dos edifícios com danos e a logística associada à montagem de campos de desalojados são tarefas que devem ser devidamente planeadas e articuladas entre os vários níveis de proteção civil. As vulnerabilidades estruturais e humanas estimadas no presente estudo e os meios que serão necessários para uma resposta efetiva, indicam que a capacidade de resposta local poderá não ser suficiente, pelo que a participação dos escalões regional, nacional e mesmo internacional deverão ser necessários.
- Sea of Sameress: um estudo sobre a identidade para gerador/gestor de avatares dinâmicosPublication . Fernandes, JoanaSea of Sameness é um projeto de investigação que surge da vontade de explorar a identidade do indivíduo no mundo virtual, concretamente no contexto das redes sociais. Na sua vertente projetual, concretiza-se numa proposta para uma interface geradora e gestora de avatares – Avatar Club. Propõe uma abordagem exploratória deste elemento identificativo – o avatar é dinâmico, é mutante, é interactivo e resulta de uma interdependência com a ‘saúde social’ do utilizador – numa experiência que se quer lúdica. O desenvolvimento do projeto compreende o desenho de uma interface móvel e, apresentado como um exemplo, de um sistema de avatares. É construído de forma a centrar o utilizador (UX/UI) no processo gerador do avatar, apropriando-se da sua pegada digital para uma revelação dinâmica da sua identidade. A complexidade e a inquietação de uma identidade pessoal, assim como a confrontação com ideias estereotipadas, são elementos que se aceitam como matéria para este projeto – ninguém é 100% nada, a transitoriedade é uma das características da identidade. Espera-se que, neste exercício de Design de Comunicação, se possa encontrar também um contributo para uma reflexão sobre a interação entre indivíduos num espaço social virtual.