Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O DISTÚRBIO DA FALA NO MUNDO DA EDUCAÇÃO: Os Impactos e Percepções da Gaguez no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Escolas da Rede Municipal de Paulo Ramos - Maranhão - Brasil

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Quando pensamos em dificuldades de aprendizagem vem a nossa mente algo do tipo, incapacidade que o indivíduo apresenta para realizar uma determinada atividade. Então a função da escola é propiciar aos alunos caminhos para que eles aprendam cada vez mais e possibilitem aos mesmos atuar criticamente em seu meio social. Propor práticas discursivas de leitura e escrita tendem a ajudar estas crianças em suas dificuldades. Diante desse contexto, conscientes das exigências feitas pelo ensino em sala de aula, surgiu a necessidade de apoiar alunos com gaguez, e deste modo, considerou-se pertinente perceber o que é que o docente que leciona a disciplina da língua portuguesa do ensino fundamental do município de Paulo Ramos no Estado do Maranhão-Brasil – tem desenvolvido para que a oralidade se revesta em um peso muito significativo na avaliação sobre a gaguez, e que implicações poderá ter no processo de ensino/aprendizagem. Para a presente pesquisa de cunho cientifica para a certificação de Mestrado, possui um caráter descritivo e transversal e para isso selecionou-se uma amostra de conveniência e realizou-se uma entrevista semiestruturada aos professores da rede pública municipal que lecionam a língua portuguesa no ensino fundamental das escolas da zona rural e urbana como também alguns alunos gagos. Analisados os dados dos inquéritos, reconheceu-se a escassez de saber em relação à gaguez e que esse fato pode ter impacto nas atitudes e percepções dos professores em relação a alunos que gaguejam. Apesar de todos os professores da amostra possuírem uma larga experiência de ensino, nenhum tem formação em distúrbios da fala/linguagem verbal. Contudo, reconhecem, de uma forma geral, os seus prováveis benefícios e que detectar, compreender e apoiar estes alunos é essencial para poder adotar uma postura ativa, que passe pelo acesso a formação sobre este tema, e assim se promova as potencialidades de cada aluno com gaguez.

Description

Keywords

ensino distúrbio educação aprendizagem

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License