Repository logo
 
Publication

O DISTÚRBIO DA FALA NO MUNDO DA EDUCAÇÃO: Os Impactos e Percepções da Gaguez no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Escolas da Rede Municipal de Paulo Ramos - Maranhão - Brasil

dc.contributor.authorSousa, Francinaldo Gonsaga de
dc.date.accessioned2021-09-15T10:36:27Z
dc.date.available2021-09-15T10:36:27Z
dc.date.issued2021-07-28
dc.description.abstractQuando pensamos em dificuldades de aprendizagem vem a nossa mente algo do tipo, incapacidade que o indivíduo apresenta para realizar uma determinada atividade. Então a função da escola é propiciar aos alunos caminhos para que eles aprendam cada vez mais e possibilitem aos mesmos atuar criticamente em seu meio social. Propor práticas discursivas de leitura e escrita tendem a ajudar estas crianças em suas dificuldades. Diante desse contexto, conscientes das exigências feitas pelo ensino em sala de aula, surgiu a necessidade de apoiar alunos com gaguez, e deste modo, considerou-se pertinente perceber o que é que o docente que leciona a disciplina da língua portuguesa do ensino fundamental do município de Paulo Ramos no Estado do Maranhão-Brasil – tem desenvolvido para que a oralidade se revesta em um peso muito significativo na avaliação sobre a gaguez, e que implicações poderá ter no processo de ensino/aprendizagem. Para a presente pesquisa de cunho cientifica para a certificação de Mestrado, possui um caráter descritivo e transversal e para isso selecionou-se uma amostra de conveniência e realizou-se uma entrevista semiestruturada aos professores da rede pública municipal que lecionam a língua portuguesa no ensino fundamental das escolas da zona rural e urbana como também alguns alunos gagos. Analisados os dados dos inquéritos, reconheceu-se a escassez de saber em relação à gaguez e que esse fato pode ter impacto nas atitudes e percepções dos professores em relação a alunos que gaguejam. Apesar de todos os professores da amostra possuírem uma larga experiência de ensino, nenhum tem formação em distúrbios da fala/linguagem verbal. Contudo, reconhecem, de uma forma geral, os seus prováveis benefícios e que detectar, compreender e apoiar estes alunos é essencial para poder adotar uma postura ativa, que passe pelo acesso a formação sobre este tema, e assim se promova as potencialidades de cada aluno com gaguez.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202764915
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37469
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectdistúrbiopt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.titleO DISTÚRBIO DA FALA NO MUNDO DA EDUCAÇÃO: Os Impactos e Percepções da Gaguez no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Escolas da Rede Municipal de Paulo Ramos - Maranhão - Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15. DISSERTAÇÃO_CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO_FRANCINALDO SOUSA.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format