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Authors
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Abstract(s)
A literatura infantil passa pela diversão, pelo ensinamento e pelo desenvolvimento da criança para a vida em sociedade, por meio de atividades prazerosas extraídas diretamente dos livros de literatura. Deste modo, a pesquisa tem objetivo de analisar as práticas no uso da literatura infantil como ferramenta para o desenvolvimento das crianças no processo de alfabetização e letramento dos alunos das séries iniciais da 1º, 2º e 3º ano letivo das escolas públicas do município de São Luís Gonzaga do Maranhão – MA, e apontar melhorias no seu processo educativo. A pesquisa desenvolveu-se de forma Qualitativa, utilizando entrevista semiestruturada e observações indiretas em sala de aula. Principais autores selecionados para a fundamentação da pesquisa foram: Freire (2001), Wallon (2001), Coelho (2001), Soares (2002) e Wchwartrtz (2010). As amostras foram definidas pelo critério de acessibilidade com os sujeitos, sendo assim, considerados na pesquisa como não probabilística, uma vez que o acesso as informações com a comunidade escolar, está restrita, por motivos gerados pela pandemia da Covid-19. A pesquisa mostra ainda que a mediação do professor não está ligada somente a prática do mesmo ou aos recursos disponíveis no acerto pessoal ou da escola, mas principalmente na construção da relação que constrói com se aluno. Assim sendo chega-se ao fim esta pesquisa, porém, sem se esgotar os estudos, discussões e possibilidades sobre a temática aqui abordada, deixando um convite à leitura, tanto a literatura como qualquer outra, e a necessidade da mesma ser instigada sempre.
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Keywords
criança literatura alfabetização