IPAM - Porto - Dissertação de Mestrado
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- Estratégias tecnológicas para um turismo inteligente e sustentável nos Açores: estudo de uma unidade hoteleiraPublication . Cordeiro, Micaela Teresa Câmara; Oliveira, PaulaO turismo nos Açores tem vindo a crescer, levantando preocupações sobre sustentabilidade e overtourism. Esta dissertação analisa como a adoção de tecnologias emergentes pode apoiar a criação de um ecossistema turístico sustentável na região, conciliando desenvolvimento com preservação ambiental. O estudo assume relevância num contexto em que os turistas valorizam experiências responsáveis, e onde os desafios ambientais exigem soluções inovadoras. A tecnologia surge como instrumento central para melhorar a eficiência, reduzir impactos negativos e personalizar a experiência do visitante. A metodologia de análise baseou-se em entrevistas a profissionais do setor hoteleiro e empresarial nos Açores, permitindo identificar práticas, desafios e perceções face à transição digital e sustentável. Os resultados mostram que já existe um esforço no uso de tecnologias como sensores de consumo, plataformas digitais e automação, bem como iniciativas de sustentabilidade na gestão de energia, água e resíduos. No entanto, persistem obstáculos como a resistência à mudança, limitações em infraestrutura e falta de formação em literacia digital. Conclui-se que os Açores têm potencial para se afirmar como destino turístico inteligente, desde que seja reforçada a colaboração entre entidades públicas e privadas e se invista em capacitação de recursos humanos. Não foram analisados os impactos de longo prazo destas tecnologias e o seu papel na valorização da identidade local, o que representa uma limitação do estudo.
- Plano de marketing estratégico: Workation Azores Village 2027Publication . Costa, Vítor Pereira; Mena, RicardoA COVID-19 foi muito mais que uma crise de saúde pública. Esta pandemia afetou significativamente a vida das pessoas e a economia global. A pandemia ensinou a explorar novos lugares onde podemos trabalhar e ser produtivos, aumentou a consciência do stress relacionado com o trabalho e a importância do equilíbrio de trabalho-vida. Esta consciência foi tomada tanto do lado das empresas como dos colaboradores. Por parte das empresas há uma maior consciencialização no bemestar e preocupação com a saúde mental nos clientes internos. Para além disso com o crescimento da Inteligência artificial e a automatização de tarefas rotineiras permite que os trabalhadores se concentrem em tarefas que exigem características exclusivamente humanas, como pensamento crítico e inteligência emocional tornando as habilidades humanas serão cada vez mais valorizadas no futuro do trabalho. Há expectativa de que o interesse dos trabalhadores para se tornar nómadas digitais, aumente nos próximos anos, chegando a 1 Bilião de nómadas em 2035. Neste sentido a atração de talento passa a ser global, aumentando a competição obrigando as empresas a tornarem-se mais competitivas a nível de benefícios de forma reter o seu talento (Eger et al., 2019). O principal objetivo deste projeto é desenvolver um plano de marketing estratégico para a criação do Workation Azores Village um espaço de coliving na ilha de São Miguel na Região Autónoma dos Açores. Mais especificamente, este projeto visa compreender as tendências sobre o mercado de trabalho, compreender as motivações, desafios e fatores de decisão dos nómadas digitais ao viajar para um local e por fim definir o posicionamento da Workation Azores Village. A metodologia foi qualitativa. Foram realizadas 11 entrevistas. Deste estudo conclui-se que estamos a assistir uma modificação de benefícios dos clientes internos. O trabalho remoto irá crescer assim como novos perfis de trabalhador: nómadas digitais. A RAA devido ao baixo custo de vida, ao contacto com a cultura e natureza, à autenticidade do seu povo torna-se o local ideal para atrair trabalhadores remotos.