IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Autonomia orientada na escolha de repertório no Ensino Artístico Especializado de Guitarra ClássicaPublication . João António Cardoso SilvaO presente trabalho pretende fazer uma abordagem sobre a forma como a autonomia na escolha de repertório por parte dos alunos, orientada pelo professor e adaptada aos seus graus de formação, os pode ou não ajudar a suprir dificuldades técnicas e/ou interpretativas, no sentido em que pode ser um factor importante de motivação para o estudo continuo e positivo da guitarra.
- O desenvolvimento musical dos alunos com e sem formação musical de BerçoPublication . Rodrigues Botelho Cardoso, SandraO presente documento, pretende abordar problemáticas do ensino vocacional e especializado da música, mais especificamente na área da Formação Musical, no que diz respeito ao insucesso e consequente diminuição do grau de qualidade que se tem vindo a verificar no mesmo, principalmente com o surgimento do regime articulado. Pretende, em simultâneo, investigar o desenvolvimento musical dos alunos com e sem formação musical de berço, visando encontrar soluções que minimizem as problemáticas encontradas.
- A formação musical como processo motivacional de aprendizagem e de transdisciplinaridadePublication . Ribeiro, Isabel; Andrade, AlexandrePretende-se com este trabalho abordar como tema central a “A formação musical como processo motivacional de aprendizagem e de transdisciplinaridade no ensino vocacional da música”. Este trabalho tem como finalidade, apresentar através da formação musical metodologias e estratégias motivacionais que possibilitem uma demonstração mais eficaz da vertente performativa na área instrumental. Para este efeito procurou-se articular, promover e desenvolver a vertente transdisciplinar da componente artística do ensino vocacional da música numa turma do 4º grau do ensino articulado.
- Formação Musical nos Estabelecimentos de Ensino Especializado de Música no AlgarvePublication . Cabrita, Paulo Jorge GuerreiroCom o presente relatório pretendemos abordar a temática dos critérios de avaliação no Ensino Artístico Especializado de Música (EAEM). A primeira parte do relatório centra-se no enquadramento teórico, onde nos referimos aos diplomas legais que orientam o sistema educativo, mormente o ensino especializado da música, e a avaliação, aspeto central deste trabalho, destacando alguns autores no que concerne à importância da avaliação das aprendizagens e da definição dos critérios de avaliação. Dedicamos o último capítulo desta primeira parte à caracterização do Conservatório onde desenvolvemos a nossa Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte do relatório corresponde ao estudo empírico. Relativamente à implementação da Ação-Investigação na Prática de Ensino Supervisionada, procedemos à contextualização da temática “Critérios de Avaliação em Formação Musical”, com base na experiência de lecionação num estabelecimento de EAEM, passando pela análise comparativa de dados obtidos junto dos demais estabelecimentos de EAEM da região algarvia relativamente aos critérios de avaliação em Formação Musical oficialmente praticados nesses estabelecimentos, confrontando as informações resultantes dessa análise com as informações resultantes da nossa Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.). A estratégia que desenvolvemos nesta investigação contempla, assim, a utilização de dois métodos: análise documental e investigação/ação. Apresentando-se como uma oportunidade para se conhecer os critérios de avaliação em uso nas escolas de EAEM no Algarve, e constituindo-se como uma possibilidade para compreender as razões justificativas das práticas de normatividade versus criterialidade nas práticas de avaliação pelas escolas de Música, este relatório aponta para a importância de atribuir relevo, não apenas à definição e publicitação dos critérios de avaliação, mas principalmente à necessidade de se promover a sua devida apropriação, especialmente por parte dos alunos, através de estratégias, tais como a autoavaliação, que conduzam à reflexão pessoal e conjunta, oferecendo, ao mesmo tempo, desta forma, maior transparência e rigor ao processo de avaliação - processo regulador do ensino e orientador do percurso escolar -, concorrendo, assim, para o maior sucesso do processo de ensino aprendizagem.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Pica , João Miguel Passos Manuel; Ferreira, CarlosO presente documento é uma das componentes da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionado (PES) e constitui-se como Relatório Final, cujos objetivos refletem todo o percurso académico e profissional, bem como todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante a PES, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de vida profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências práticas como especialista na área da Educação Física e Desporto. Desenvolveu-se o tema sobre as perceções dos professores de Educação Física relativamente ao contexto de ensino em tempo de pandemia.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Rodrigues Aguiar Santos, José AlbertoEste Relatório de Estágio está integrado no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu. Um dos principais objetivos da Prática de Ensino Supervisionada é a formação de um professor capaz de analisar, refletir e possuir a capacidade de fundamentar todas as suas opções. Promover no aluno/estagiário competências que lhe permita conhecer, analisar, avaliar e questionar a sua própria prática de ensino. O estágio pedagógico realizado promove a aprendizagem e o aprofundamento de conhecimentos e competências adquiridas através das experiências vivenciadas no contexto escolar, preparando o estagiário para uma prática docente na área da Educação Física. Para além disso, durante o estágio pedagógico, o estagiário vê ainda todas as suas ações e atividades desenvolvidas na escola, supervisionadas e orientadas por professores mais experientes na área, responsáveis pela orientação do mesmo na sua formação e no seu desenvolvimento profissional. A prática diária com os intervenientes proporcionou reflexões e aprendizagens que se irão demonstrar ao longo do documento, conjugadas com alguma literatura científica, dando assim mais relevo às metodologias selecionadas. Todo o conhecimento adquirido e a elaboração deste documento serviram para uma melhor construção pessoal e profissional na área da docência. Neste seguimento, o presente relatório salienta nos seus vários capítulos toda a importância para a formação enquanto pessoa e docente na área da Educação Física. Tem como propósito a realização de uma análise crítica e reflexiva sobre tudo o que sucedeu na Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do período de estágio, o qual decorreu no ano letivo 2019/2020, no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, com uma turma do 7º ano de escolaridade. Aliado à prática docente, surge um estudo de investigação, cujo tema escolhido foi a “A Motivação dos alunos do Ensino Profissional para a Prática de Educação Física”. Neste estudo procurámos conhecer os motivos mais e menos importantes que influenciam a motivação intrínseca e extrínseca, entre os rapazes e as raparigas, na disciplina de Educação Física, e comparar a motivação intrínseca e extrínseca entre género, idade e ano de escolaridade. Entende-se por motivação intrínseca, o interesse do indivíduo pelos viii aspetos inerentes à atividade e por motivação extrínseca, a execução da tarefa, visando recompensas externas a ela. Desta forma, o presente documento consiste num instrumento fundamental de descrição e reflexão de um processo de estágio pedagógico terminado, onde se referem todas dificuldades e aprendizagens sentidas ao longo do mesmo.