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Abstract(s)
Com o presente relatório pretendemos abordar a temática dos critérios de avaliação no Ensino Artístico Especializado de Música (EAEM).
A primeira parte do relatório centra-se no enquadramento teórico, onde nos referimos aos diplomas legais que orientam o sistema educativo, mormente o ensino especializado da música, e a avaliação, aspeto central deste trabalho, destacando alguns autores no que concerne à importância da avaliação das aprendizagens e da definição dos
critérios de avaliação. Dedicamos o último capítulo desta primeira parte à caracterização do Conservatório onde desenvolvemos a nossa Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte do relatório corresponde ao estudo empírico. Relativamente à implementação da Ação-Investigação na Prática de Ensino Supervisionada, procedemos à contextualização da temática “Critérios de Avaliação em Formação Musical”, com base na experiência de lecionação num estabelecimento de EAEM, passando pela análise comparativa de dados obtidos junto dos demais estabelecimentos de EAEM da região algarvia relativamente aos critérios de avaliação em Formação Musical oficialmente praticados nesses estabelecimentos, confrontando as informações resultantes dessa análise com as informações resultantes da nossa Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.). A estratégia que desenvolvemos nesta investigação contempla, assim, a utilização de dois métodos: análise documental e investigação/ação.
Apresentando-se como uma oportunidade para se conhecer os critérios de avaliação em uso nas escolas de EAEM no Algarve, e constituindo-se como uma possibilidade para compreender as razões justificativas das práticas de normatividade versus criterialidade nas práticas de avaliação pelas escolas de Música, este relatório aponta para a importância de atribuir relevo, não apenas à definição e publicitação dos critérios de avaliação, mas principalmente à necessidade de se promover a sua devida apropriação, especialmente por parte dos alunos, através de estratégias, tais como a autoavaliação, que conduzam à reflexão pessoal e conjunta, oferecendo, ao mesmo tempo, desta forma, maior transparência e rigor ao processo de avaliação - processo regulador do ensino e orientador do percurso escolar -, concorrendo, assim, para o maior sucesso do processo de ensino aprendizagem.
Description
Keywords
Critérios de Avaliação; Auto-avaliação; Formação Musical; Processo de Ensino-aprendizagem; Prática de Ensino Supervisionada