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- Plano de negócio – Príncipe ElectriCarPublication . Narciso, Abidulay; Ferreira, Paulo; Romão, ArturO turismo apresenta-se como um dos mais importantes fatores de desenvolvimento a nível mundial. Em prol deste desenvolvimento, tem-se observado que este e o conceito de sustentabilidade ambiental têm caminhado em simultâneo. A ilha do Príncipe é hoje considerada reserva mundial da biosfera atribuída pela UNESCO. O turismo nesta região tem vindo a desenvolver e com este, a preservação ambiental tem ganho uma nova importância, minorando os efeitos negativos desta atividade e maximizando os pontos positivos, promovendo assim uma sustentabilidade económica, social e ambiental. É neste contexto, que surge a ideia da criação do Príncipe ElectriCar, que consiste numa empresa de rent-a car na região autónoma do Príncipe com a implementação de veículos de energias alternativas, mais concretamente a energia solar. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de negócios e a análise da viabilidade financeira da Príncipe ElectriCar, cujos valores assentam na promoção da inovação do Turismo na região, na criação de valor para o cliente, para a sociedade e sobretudo para o meio ambiente da Região Autónoma do Príncipe. Para tal, foi realizado um enquadramento teórico do projeto, aprofundando conceitos como o Turismo, a Sustentabilidade da atividade turística, a evolução do veículo elétrico e da atividade económica de rent-a-car, com o intuito de compreender o modo como a empresa Príncipe ElectriCar pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da ilha do Príncipe. Foi realizada também uma análise de toda a envolvente, com o intuito de perceber qual a melhor forma de posicionar o projeto nesta região. Por último, foi delineado todo o plano financeiro em que o projeto se insere, demonstrando a viabilidade económica e financeira do mesmo
- Contributo do planeamento estratégico e do marketing territorial no desenvolvimento de cidades sustentáveis: Proposta para a Região Autónoma do PríncipePublication . Mendes, Deolésio; José, Ana; Mourato, JoaquimConsiderando o contexto socioeconómico e ambiental atual, marcado pelas profundas alterações, muito motivado pela globalização, urge a necessidade de planear e gerir as cidades e territórios, de modo a favorecer o seu desenvolvimento sustentável. Por esta razão, o presente projeto tem por objetivo principal compreender de que forma o planeamento e o marketing estratégico territorial podem influenciar o desenvolvimento sustentável da Região Autónoma do Príncipe. Para tal, realizou-se uma análise comparativa, através da metodologia de análise de conteúdos qualitativos, entre o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde, o Plano Nacional de Desenvolvimento de São Tomé e Príncipe e a Proposta do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Autónoma do Príncipe, para se poder avaliar o nível de alinhamento entre estes, tendo em conta as três dimensões do quadro teórico (sustentabilidade, planeamento estratégico e marketing territorial) e as considerações da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, para consequentemente disto, traçar-se um quadro de contributos para o desenvolvimento sustentável da Ilha do Príncipe. Conclui-se que existem semelhanças e dissemelhanças entre os planos, tanto a nível da profundidade que se atribui a cada elemento analisado, como no alinhamento destes no cumprimento das orientações da Agenda2030 da ONU. No que concerne ao quadro de contributos para a ilha do Príncipe, verificou-se que planeamento estratégico apoiado nas estratégias do marketing territorial se constitui como uma mais-valia para o desenvolvimento da ilha
- Situação atual de Marketing nos Estabelecimentos Hoteleiros em São Tomé e PríncipePublication . Sequeira, Paulo; Santos, CarolinaA presente investigação tem como objetivo avaliar a situação atual de marketing estratégico e operacional nos estabelecimentos hoteleiros de três a cinco estrelas em São Tomé e Príncipe, baseando nos atributos do instrumento de avaliação da eficácia de marketing, desenvolvido pelo autor Kotler. O setor de turismo é hoje em São Tomé e Príncipe uma importante indústria para o desenvolvimento económico e social, sendo um dos principais impulsionadores de uma evolução sustentável que se verifica na atualidade. Além de gerar receitas, criar diversos postos de trabalho, este setor tem efeitos multiplicadores em várias áreas no país. O desenvolvimento do turismo tem contribuído para a criação de ofertas turísticas, nomeadamente estabelecimentos hoteleiros. Todavia, é notório que nem todos os estabelecimentos hoteleiros têm a mesma capacidade financeira e de recursos humanos para investirem em departamentos de marketing que possam desenvolver estratégias de marketing bem definidas, o que os pode colocar em situações vulneráveis face à concorrência. Deste modo, tendo em conta o objetivo supracitado, desenvolveu-se uma investigação onde foi possível realizar uma análise situacional a nível macro e micro envolvente do mercado hoteleiros e turístico em São Tomé e Príncipe; realizar a análise dos inquiridos; dos estabelecimentos hoteleiros; da filosofia voltada para o cliente; da organização integrada do marketing; da informação de marketing adequada; da orientação estratégica e a eficiência operacional. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados um questionário que foi aplicado online, a 25 gestores de topo de todos estabelecimentos hoteleiros de três a cinco estrelas e recolheu-se 15 respostas, que corresponde a uma taxa de 60% de respostas obtidas. De acordo com os resultados, concluiu-se que a amostra é maioritariamente do sexo masculino, com idades entre 45 e 55 anos e, com formação ao nível do curso profissional e licenciatura. Quanto aos estabelecimentos hoteleiros, prevalecem os estabelecimentos de 3 e 4 estrelas, sendo que nem todos têm um departamento para a área de marketing
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Rodrigues Aguiar Santos, José AlbertoEste Relatório de Estágio está integrado no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu. Um dos principais objetivos da Prática de Ensino Supervisionada é a formação de um professor capaz de analisar, refletir e possuir a capacidade de fundamentar todas as suas opções. Promover no aluno/estagiário competências que lhe permita conhecer, analisar, avaliar e questionar a sua própria prática de ensino. O estágio pedagógico realizado promove a aprendizagem e o aprofundamento de conhecimentos e competências adquiridas através das experiências vivenciadas no contexto escolar, preparando o estagiário para uma prática docente na área da Educação Física. Para além disso, durante o estágio pedagógico, o estagiário vê ainda todas as suas ações e atividades desenvolvidas na escola, supervisionadas e orientadas por professores mais experientes na área, responsáveis pela orientação do mesmo na sua formação e no seu desenvolvimento profissional. A prática diária com os intervenientes proporcionou reflexões e aprendizagens que se irão demonstrar ao longo do documento, conjugadas com alguma literatura científica, dando assim mais relevo às metodologias selecionadas. Todo o conhecimento adquirido e a elaboração deste documento serviram para uma melhor construção pessoal e profissional na área da docência. Neste seguimento, o presente relatório salienta nos seus vários capítulos toda a importância para a formação enquanto pessoa e docente na área da Educação Física. Tem como propósito a realização de uma análise crítica e reflexiva sobre tudo o que sucedeu na Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do período de estágio, o qual decorreu no ano letivo 2019/2020, no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, com uma turma do 7º ano de escolaridade. Aliado à prática docente, surge um estudo de investigação, cujo tema escolhido foi a “A Motivação dos alunos do Ensino Profissional para a Prática de Educação Física”. Neste estudo procurámos conhecer os motivos mais e menos importantes que influenciam a motivação intrínseca e extrínseca, entre os rapazes e as raparigas, na disciplina de Educação Física, e comparar a motivação intrínseca e extrínseca entre género, idade e ano de escolaridade. Entende-se por motivação intrínseca, o interesse do indivíduo pelos viii aspetos inerentes à atividade e por motivação extrínseca, a execução da tarefa, visando recompensas externas a ela. Desta forma, o presente documento consiste num instrumento fundamental de descrição e reflexão de um processo de estágio pedagógico terminado, onde se referem todas dificuldades e aprendizagens sentidas ao longo do mesmo.
- Habitação social partilhada - projeto de design de interiores para a terceira idade em MatosinhosPublication . Carriço, Claudia; Cardoso, AnaO envelecimento demográfico é um fenomeno que tem ganho cada vez mais relevância nas sociedades contemporâneas.É o resultado provocado do aumento da percentagem de pessoas idosas e o decréscimo do número de jovens, assim como os baixos níveis de fecundidade e mortalidade. A relação da terceira idade com a sociedade envolvente deve, por isso, ser alvo de análise, nomeadamente no que diz respeito à sua relação com a cidade. É necessário que estas sejam inclusivas, independentemente, da sua faiza etária, e que assim promovam um envelhecimento ativo e saudável. Numa cidade amiga das pessoas idosas, as habitações são pensadas segundo parametros de design inclusivo, assegurando a independência e procurando assim melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Este projeto procura aprofundar conhecimentos sobre os espaços projetados especificamente para a terceira idade. Propomos avançar com uma estratégia ilustrada por este projeto. A lógica assenta na criação de um espírito de comunidade e vizinhança com o objctivo de se materializar num conceito de habitação social e partilhada. Pretende assim promover o envelhecimento ativo através de uma ideia de proximidade entre pessoas e serviços, adaptadas às necessidades e exigências da terceira idade. Posto isto, definiu-se trabalhar num edeficio de tipologia comercial, cuja reabilitação ambiciona fornecer condições promotoras de uma maior independência para a terceira idade ao mesmo tempo que se estimula um viver de sentido comunitário e intergeracional. O caso de estudo localiza-se em Matosinhos, e está inserido na Rua Brito Capelo.
