Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este Relatório de Estágio está integrado no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu. Um dos principais objetivos da Prática de Ensino Supervisionada é a formação de um professor capaz de analisar, refletir e possuir a capacidade de fundamentar todas as suas opções. Promover no aluno/estagiário competências que lhe permita conhecer, analisar, avaliar e questionar a sua própria prática de ensino. O estágio pedagógico realizado promove a aprendizagem e o aprofundamento de conhecimentos e competências adquiridas através das experiências vivenciadas no contexto escolar, preparando o estagiário para uma prática docente na área da Educação Física. Para além disso, durante o estágio pedagógico, o estagiário vê ainda todas as suas ações e atividades desenvolvidas na escola, supervisionadas e orientadas por professores mais experientes na área, responsáveis pela orientação do mesmo na sua formação e no seu desenvolvimento profissional. A prática diária com os intervenientes proporcionou reflexões e aprendizagens que se irão demonstrar ao longo do documento, conjugadas com alguma literatura científica, dando assim mais relevo às metodologias selecionadas. Todo o conhecimento adquirido e a elaboração deste documento serviram para uma melhor construção pessoal e profissional na área da docência. Neste seguimento, o presente relatório salienta nos seus vários capítulos toda a importância para a formação enquanto pessoa e docente na área da Educação Física. Tem como propósito a realização de uma análise crítica e reflexiva sobre tudo o que sucedeu na Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do período de estágio, o qual decorreu no ano letivo 2019/2020, no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, com uma turma do 7º ano de escolaridade. Aliado à prática docente, surge um estudo de investigação, cujo tema escolhido foi a “A Motivação dos alunos do Ensino Profissional para a Prática de Educação Física”. Neste estudo procurámos conhecer os motivos mais e menos importantes que influenciam a motivação intrínseca e extrínseca, entre os rapazes e as raparigas, na disciplina de Educação Física, e comparar a motivação intrínseca e extrínseca entre género, idade e ano de escolaridade. Entende-se por motivação intrínseca, o interesse do indivíduo pelos viii aspetos inerentes à atividade e por motivação extrínseca, a execução da tarefa, visando recompensas externas a ela. Desta forma, o presente documento consiste num instrumento fundamental de descrição e reflexão de um processo de estágio pedagógico terminado, onde se referem todas dificuldades e aprendizagens sentidas ao longo do mesmo.

Description

Keywords

Educação Física e Desporto

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License