Repository logo
 
Publication

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.authorRodrigues Aguiar Santos, José Alberto
dc.date.accessioned2022-05-12T09:51:27Z
dc.date.available2022-05-12T09:51:27Z
dc.date.issued2020-08-03
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio está integrado no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu. Um dos principais objetivos da Prática de Ensino Supervisionada é a formação de um professor capaz de analisar, refletir e possuir a capacidade de fundamentar todas as suas opções. Promover no aluno/estagiário competências que lhe permita conhecer, analisar, avaliar e questionar a sua própria prática de ensino. O estágio pedagógico realizado promove a aprendizagem e o aprofundamento de conhecimentos e competências adquiridas através das experiências vivenciadas no contexto escolar, preparando o estagiário para uma prática docente na área da Educação Física. Para além disso, durante o estágio pedagógico, o estagiário vê ainda todas as suas ações e atividades desenvolvidas na escola, supervisionadas e orientadas por professores mais experientes na área, responsáveis pela orientação do mesmo na sua formação e no seu desenvolvimento profissional. A prática diária com os intervenientes proporcionou reflexões e aprendizagens que se irão demonstrar ao longo do documento, conjugadas com alguma literatura científica, dando assim mais relevo às metodologias selecionadas. Todo o conhecimento adquirido e a elaboração deste documento serviram para uma melhor construção pessoal e profissional na área da docência. Neste seguimento, o presente relatório salienta nos seus vários capítulos toda a importância para a formação enquanto pessoa e docente na área da Educação Física. Tem como propósito a realização de uma análise crítica e reflexiva sobre tudo o que sucedeu na Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do período de estágio, o qual decorreu no ano letivo 2019/2020, no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, com uma turma do 7º ano de escolaridade. Aliado à prática docente, surge um estudo de investigação, cujo tema escolhido foi a “A Motivação dos alunos do Ensino Profissional para a Prática de Educação Física”. Neste estudo procurámos conhecer os motivos mais e menos importantes que influenciam a motivação intrínseca e extrínseca, entre os rapazes e as raparigas, na disciplina de Educação Física, e comparar a motivação intrínseca e extrínseca entre género, idade e ano de escolaridade. Entende-se por motivação intrínseca, o interesse do indivíduo pelos viii aspetos inerentes à atividade e por motivação extrínseca, a execução da tarefa, visando recompensas externas a ela. Desta forma, o presente documento consiste num instrumento fundamental de descrição e reflexão de um processo de estágio pedagógico terminado, onde se referem todas dificuldades e aprendizagens sentidas ao longo do mesmo.pt_PT
dc.identifier.tid202642100pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40522
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Física e Desportopt_PT
dc.titleRelatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Físicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada_José Alberto Santos.pdf
Size:
1.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format