Publication
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.author | Rodrigues Aguiar Santos, José Alberto | |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T09:51:27Z | |
dc.date.available | 2022-05-12T09:51:27Z | |
dc.date.issued | 2020-08-03 | |
dc.description.abstract | Este Relatório de Estágio está integrado no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu. Um dos principais objetivos da Prática de Ensino Supervisionada é a formação de um professor capaz de analisar, refletir e possuir a capacidade de fundamentar todas as suas opções. Promover no aluno/estagiário competências que lhe permita conhecer, analisar, avaliar e questionar a sua própria prática de ensino. O estágio pedagógico realizado promove a aprendizagem e o aprofundamento de conhecimentos e competências adquiridas através das experiências vivenciadas no contexto escolar, preparando o estagiário para uma prática docente na área da Educação Física. Para além disso, durante o estágio pedagógico, o estagiário vê ainda todas as suas ações e atividades desenvolvidas na escola, supervisionadas e orientadas por professores mais experientes na área, responsáveis pela orientação do mesmo na sua formação e no seu desenvolvimento profissional. A prática diária com os intervenientes proporcionou reflexões e aprendizagens que se irão demonstrar ao longo do documento, conjugadas com alguma literatura científica, dando assim mais relevo às metodologias selecionadas. Todo o conhecimento adquirido e a elaboração deste documento serviram para uma melhor construção pessoal e profissional na área da docência. Neste seguimento, o presente relatório salienta nos seus vários capítulos toda a importância para a formação enquanto pessoa e docente na área da Educação Física. Tem como propósito a realização de uma análise crítica e reflexiva sobre tudo o que sucedeu na Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do período de estágio, o qual decorreu no ano letivo 2019/2020, no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, com uma turma do 7º ano de escolaridade. Aliado à prática docente, surge um estudo de investigação, cujo tema escolhido foi a “A Motivação dos alunos do Ensino Profissional para a Prática de Educação Física”. Neste estudo procurámos conhecer os motivos mais e menos importantes que influenciam a motivação intrínseca e extrínseca, entre os rapazes e as raparigas, na disciplina de Educação Física, e comparar a motivação intrínseca e extrínseca entre género, idade e ano de escolaridade. Entende-se por motivação intrínseca, o interesse do indivíduo pelos viii aspetos inerentes à atividade e por motivação extrínseca, a execução da tarefa, visando recompensas externas a ela. Desta forma, o presente documento consiste num instrumento fundamental de descrição e reflexão de um processo de estágio pedagógico terminado, onde se referem todas dificuldades e aprendizagens sentidas ao longo do mesmo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202642100 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40522 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Física e Desporto | pt_PT |
dc.title | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Física | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada_José Alberto Santos.pdf
- Size:
- 1.46 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format