Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-13"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Os Sistemas Agroflorestais de Sucessão em Portugal: qual o seu contributo no futuro da Agricultura Biológica?Publication . Leitão, Ricardo João Cerdeira Veiga; Moreira, Pedro Manuel Reis MendesOs Sistemas Agroflorestais de Sucessão (SAFS) são modelos agroflorestais com uma recente implementação em território Europeu e como tal com limitada investigação científica em climas temperados e de influência Mediterrânica. A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, pelas mãos do professor Pedro Mendes Moreira, da doutora Rosa Guilherme do mestre Walter Sandes, é, à data da realização da presente dissertação, a única instituição superior que se tem dedicado ao estudo destes sistemas em Portugal. Tendo como base o trabalho desenvolvido até então e partindo da hipótese de que os SAFS poderão contribuir para o aumento da sustentabilidade e resiliência às alterações climáticas de modelos agrícolas da agricultura biológica moderna, foi realizado um levantamento e caracterização das principais iniciativas de SAFS em Portugal continental. Utilizando uma abordagem participativa, com visitas às explorações e levantamento de dados de campo e aplicação de questionários em entrevistas semiabertas, foi recolhida e processada informação detalhada com vista ao conhecimento do ponto de situação dos SAFS portugueses. Foram selecionadas 9 explorações num total de 22 campos de SAFS. Apesar da elevada heterogeneidade registada foi constante um desenho de arvores em linha (baseado no modelo de agrofloresta alley-cropping), uma estrutura base assente em pomares de fruta e uma elevada biodiversidade de espécies vegetais arbóreas, arbustivas e herbáceas. Foi registada uma grande afinidade com a agricultura biológica tendo os SAFS sido identificados como uma potencial fonte de transferência de conhecimento sob a forma de soluções de base ecológica. Foram também identificadas necessidades de validação de resultados, quer ao nível dos benefícios ambientais como da produtividade e rentabilidade destes sistemas. Como potenciais vantagens dos SAFS encontraram-se uma menor necessidade de irrigação, uma diminuição na fertilização e uma baixa incidência de pragas e doenças por comparação com modelos agrícolas equivalentes. Foram também identificados estratégias de conversão de modelos de uso de terra agrícola em agroflorestal para além da confirmação do potencial em restauro já validado em climas tropicais. Os resultados e conclusões preliminares foram posteriormente apresentadas à comunidade cientifica sob a forma de comunicação em congressos internacionais de especialidade onde se submeteram à avaliação entre pares. Foi ainda promovida a divulgação da informação gerada para outros públicos com a sua publicação numa revista técnico-científica nacional bem como a organização de um evento de caracter técnico-científico onde foi possível promover o debate e a criação de conhecimento nesta área.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Pica , João Miguel Passos Manuel; Ferreira, CarlosO presente documento é uma das componentes da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionado (PES) e constitui-se como Relatório Final, cujos objetivos refletem todo o percurso académico e profissional, bem como todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante a PES, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de vida profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências práticas como especialista na área da Educação Física e Desporto. Desenvolveu-se o tema sobre as perceções dos professores de Educação Física relativamente ao contexto de ensino em tempo de pandemia.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Joel André Silva AugustoO presente relatório desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundários no Instituto Piaget de Viseu. Este relatório tem na sua base o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Abel Botelho na turma B do 12º ano, durante o ano letivo 2020/2021. A elaboração do documento tem como objetivo apresentar todas as atividades e experiências desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, fazendo a descrição e análise de todo o processo. O primeiro capítulo intitulado de “Intervenção Pedagógica” relata todas as experiências vivenciadas ao longo do Estágio. No segundo capítulo é apresentado um trabalho de investigação com o objetivo de verificar o nível de satisfação dos estudantes de Educação Física no ensino à distância. Este estudo surge resultante da pandemia ocasionada pela covid-19, que levou ao encerramento das escolas, passando-se desta forma de um regime presencial para online. O estudo teve na sua base a aplicação de um questionário de satisfação, na qual os alunos do 3º ciclo e secundário teriam que responder utilizando uma escala de Likert. Para analisar os dados foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Paulo Miguel Vieira CaronaO relatório final de estágio é elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida nos planos de estudos do 2º ciclo conducente à obtenção do grau de mestre em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário. Representa assim uma etapa fulcral na formação profissional de qualquer estudante, etapa esta com a duração de um ano letivo em que acompanhamos uma turma do ensino secundário. Neste contexto em que se promove um contacto do docente com a realidade letiva, é concedido aos estudantes estagiários a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos da sua formação. O presente relatório tem como propósito a realização de uma análise sobre o que se sucedeu na Prática de Ensino Supervisionada ao longo do ano letivo. O estágio foi concretizado no Agrupamento de Escola de Tabuaço, com a turma do 12º A. O presente relatório encontra-se dividido em capítulos que vão desde o “Enquadramento Biográfico” até às “Conclusões e Perspetivas Futuras”, passando pelas aprendizagens pessoais, sociais e profissionais que foram surgindo durante este ano de estágio. Associado à prática docente, foi realizado um projeto de investigação através de um questionário aplicado na escola em turmas de 3º ciclo e ensino secundário. Inicialmente o tema de estudo pretendido era os “efeitos do Treino Funcional” aplicado à turma designada, no entanto, com a situação pandémica e o consequente confinamento dos alunos foi decidido alterar o tema. Este projeto teve como objetivo abordar o tema do Ensino à Distância em tempos de pandemia e perceber quais as maiores dificuldades sentidas pelos alunos. Este relatório ilustra a construção prática de um estudante estagiário, vivido numa realidade de ensino profissional num ano de pandemia, um ano atípico que levou a adaptações também elas menos normais na forma de lecionar as aulas à distância, mas encarado com empatia e sensibilidade sempre com o foco principal nos alunos e nas suas aprendizagens.
- Has covid-19 turned remote work into a differentiating retention factor?Publication . Santos, Maria Helena Morais dos; Sousa, Inês Carneiro eRemote Work (RW) is not new. Although, as of March 2020, due to the pandemic’s first lockdown, this practice, until then implemented by a few organizations, was massively and obligatorily adopted. Nevertheless, two years passed and divergent opinions about RW remain. Inspired by the American concept of the ‘Great Resignation’, this study was focused on employees’ perspectives about RW: how was the experience; how is the situation nowadays; how they perceive their levels of performance during RW and, above all, understand if RW became such an important retention factor that, some of these employees, might consider leaving their current companies in a search for a better RW reality. Results show that RW is nowadays indeed a differentiating retention factor and the majority of the participants wish to have it in a hybrid model. This study was able to understand the evolution of RW perception from the first lockdown until current days, their challenges and also their gains with the RW situation. The biggest challenge referred to was the lack of social contact. On the opposite side, quality of life was the biggest gain. This exploratory study contributes to a broader understanding of RW nowadays among the labour force, to the improvement of a work arrangement design for the present and the future, in a time where the employment rate is low, employees see work with different eyes and the lack of talents are at the top of companies’ agenda.
- A perceção de suporte das chefias na prevenção da intenção de Turnover dos colaboradores do setor turísticoPublication . Vilhena, Inês do Vale Caseiro do Ó; Costa, Carla Gomes daA preocupação com a Intenção de Turnover dos colaboradores no setor turístico é uma questão atual e inquietante para as organizações. Com a saída destes indivíduos ocorre uma perda de talento e da qualidade dos serviços prestados num setor complexo, bastante competitivo e com uma reputação negativa. A presente dissertação teve como objetivo estudar a relação entre a Perceção de Suporte da Chefia e a Intenção de Turnover. Foi igualmente estudado o papel mediador da Perceção de Suporte da Organização e o Compromisso Organizacional Afetivo nesta relação, o papel moderador da Sazonalidade na relação entre o Compromisso Organizacional Afetivo e a Intenção de Turnover, o papel moderador do Trabalho Significativo na relação entre a Perceção de Suporte da Organização e a Intenção de Turnover e a relação direta entre a Perceção de Suporte dos Colegas e a Intenção de Turnover. Para este estudo foram aplicadas escalas para a Perceção de Suporte da Chefia, Perceção de Suporte da Organização, Perceção de Suporte dos Colegas, Compromisso Organizacional Afetivo, Trabalho Significativo e Intenção de Turnover. Nesta investigação colaboraram 205 participantes, de diversas organizações turísticas da região de Lisboa e do Algarve, com idades entre os 18 e os 69 anos. Os resultados da análise de dados demonstraram existir um efeito significativo e positivo entre a Perceção de Suporte da Chefia e a Intenção de Turnover, entre a Perceção de Suporte da Organização e a Intenção de Turnover, entre o Compromisso Organizacional Afetivo e a Intenção de Turnover e entre a Perceção de Suporte dos Colegas e a Intenção de Turnover. Confirmou-se igualmente um efeito de mediação parcial da Perceção de Suporte da Organização na relação entre a Perceção de Suporte da Chefia e a Intenção de Turnover e igualmente do Compromisso Organizacional Afetivo na relação entre a Perceção de Suporte da Chefia e a Intenção de Turnover.
