IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Contributo do Treino Funcional para a Melhoria da Aptidão Física em alunos do 3º ciclo e SecundárioPublication . Ameida, MiguelA Prática de Ensino Supervisionada representa o culminar de um conjunto de aprendizagens e vivências que visam a aquisição de competências que permitam a melhoria das práticas e da intervenção pedagógica. Este resumo representa também mais uma etapa do processo de formação e, por isso, é apresentada uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido. O presente documento reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio, realizado de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Foi realizado no 3º ciclo e secundário, na Escola Básica e Secundária de Arrifana, com um total de 20 alunos, no ano letivo 2019/20. A supervisão de todo o processo desenvolvido na escola sede do Agrupamento de Escolas de Arrifana, com a turma do 11º Profissional Técnico de Juventude, no âmbito da disciplina de Educação Física, foi realizada por três professores, um Professor Orientador da escola acima referida e dois Professores como Supervisores do ISEIT, Instituto Piaget, Campus Universitário de Viseu. Aliada à prática docente, foi dinamizada a realização de um projeto de investigação no terreno, relacionada com a aplicação de um programa de Treino Funcional na escola. Este projeto visou a investigação dos efeitos de um programa de Treino Funcional aplicado em aulas de Educação Física como melhoria da Condição Física dos adolescentes. Os resultados demonstraram que, durante doze semanas, em que os alunos realizaram durante 12 minutos, duas vezes por semana, um circuito de exercícios de Treino Funcional, o qual denominamos FIT12, os intervenientes alvo do estudo, tiveram uma melhoria significativa na sua condição física geral. Tendo em consideração os resultados obtidos, foi elaborado um «poster», subordinado ao tema «Efeito do Treino Funcional no Perímetro Abdominal, nas aulas de Educação Física», aprovado para o segundo International Congress of Health and Well-being Intervention, Instituto Piaget Campus de Viseu e também, uma sessão denominada «Estilos de Vida Saudáveis» para a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Arrifana.
- Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação FísicaPublication . Couto, Marco; Salselas, ValdemarEste documento designado por Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, é o resultado de um somatório de aprendizagens, vivências que nos levaram a ir mais além na busca incessante por uma melhor práxis na nossa intervenção pedagógica. O estágio realizou-se de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos básico e secundário. Foi realizado no 3º ciclo e secundário, na Escola Básica e Secundária de Arrifana, com um total de 14 alunos, no ano letivo 2019/20. Este relatório apresenta-se dividido em três capítulos principais. O primeiro consta essencialmente de uma análise reflexiva da minha carreira académica, e de uma descrição do percurso académico e profissional. O segundo aborda o desenvolvimento do processo Ensino/Aprendizagem, procuramos explanar o nosso processo de desenvolvimento pessoal/profissional, colocando ao longo deste capítulo algumas considerações pessoais. O terceiro capítulo, consiste na apresentação do projeto de estudo, que foi realizado ao longo do ano letivo 2019/2020, tendo como objetivo estudar quais as motivações intrínsecas e extrínsecas que levam os jovens à prática de Educação Física. Como forma de recolhermos os nossos dados recorremos à aplicação do “Questionário de Motivação dos alunos face à disciplina de Educação Física”, elaborado por Kobal (1996), e aplicado nas turmas do terceiro ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Arrifana. A amostra é composta por 146 alunos, 78 rapazes e 68 raparigas, sendo 118 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e 28 do Ensino Secundário.
- O papel da escola na promoção de estilos de vida saudáveisPublication . Pires, JoãoO presente documento constitui uma das componentes da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionado (PES) e constitui-se como Relatório Final. Quanto à sua organização, seguiu-se uma estrutura proposta pelos documentos orientadores, tendo como principais capítulos: Perfil do Aluno, no qual se aborda o percurso formativo; as experiências profissionais, bem como as expectativas iniciais em relação ao estágio; compreende ainda as Perceções Profissionais, onde se elaboram alguns comentários e reflexões sobre a formação profissional na área da Educação Física e Desporto, tendo em conta uma breve reflexão sobre o aluno/corpo, como ser humano, e a Edução Física e Desporto, como prática de uma atividade física que este realizará; Prática de Ensino Supervisionada, onde constam as evidências sobre o processo de ensino e aprendizagem e reflexão final. Por fim, tem lugar a Investigação educativa, como sendo uma atividade de carácter científico e pedagógico, configurando o projeto de investigação educativa, o papel da escola na promoção de estilos de vida saudáveis, com um enquadramento teórico e uma revisão sistemática da literatura.
- A Patinagem na Escola - Progressão MetodológicaPublication . Saraiva, CarlosCom a realização deste relatório, procuramos elaborar uma retrospetiva descritiva, objetiva e cuidada do nosso percurso académico e profissional e da nossa experiência de ensino supervisionado, realizada durante o estágio. Esta retrospetiva do percurso profissional vai permitir rever, analisar e refletir sobre algumas das vivências ao longo dos anos nas diferentes áreas de ensino. O estágio foi realizado de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Foi concretizado no Ensino Secundário, na Escola Básica e Secundária Padre Américo, em Fiães, Santa Maria da Feira, numa turma do 11.º ano, no ano letivo 2019/20. Foram realizadas e analisadas entrevistas a vários professores de Educação Física, dos 2.º e 3.º ciclos de ensino, a lecionar em diferentes áreas geográficas de Portugal, onde vamos procurar perceber as dificuldades dos docentes no ensino da Patinagem e propor, através da realização de uma progressão metodológica, exercícios específicos para a iniciação à Patinagem na escola.
- Promoção da Saúde e Prevenção das Patologias mais Frequentes Associadas à Prática Instrumental - ClarinetePublication . Ema Sofia Freitas GonçalvesO presente relatório final de estágio pretende observar, analisar e implementar diversas estratégias no sentido de consciencializar e prevenir os alunos da classe de clarinete do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo. Tem como principal objetivo demonstrar com maior clareza os impactos/distúrbios mais frequentes nos instrumentistas de sopro de palheta simples, assim como alertar para a importância de uma consciencialização e prevenção dos mesmos, quer nos músicos profissionais, quer em alunos do Ensino Artístico, quer amadores. Na fundamentação teórica, expõe-se algumas das patologias mais centradas na prática instrumental dos instrumentos de sopro, nomeadamente, as neuropatias compressivas, a distonia focal, as lesões músculo-esqueléticas, com o enfoco no uso excessivo e a disfunção temporomandibular, aos traumatismos e aos riscos biológicos. A metodologia, investigação-ação, implementada no projeto de estudo na Prática de Ensino Supervisionada foi a que melhor se adequou neste estudo, através da observação direta, análise documental e inquéritos. Na descrição da Prática de Ensino Supervisionada encontra-se uma breve descrição sobre os alunos, incluindo os planos de aula como forma de demonstrar o trabalho realizado. Contudo e apesar da atual realidade, realça-se a transição do ensino presencial para o ensino à distância, descrevendo as dificuldades que surtiram dessa fase, nomeadamente informáticos e instrumentais, como também as estratégias utilizadas para uma melhor aprendizagem. Palavras-chave: Clarinete, patologias, consciencialização, prevenção, prática instrumental, ensino da música.
- Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Ribeiro, NunoO presente documento é uma das componentes da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionado (PES) e constitui-se como Relatório Final, cujos objetivos refletem todo o percurso académico e profissional, bem como todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante a PES, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de vida profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências práticas como especialista na área da Educação Física e Desporto. Desenvolveu-se o tema do papel das autarquias na promoção de estilos de vida saudáveis, através de uma revisão integrativa da literatura, a qual revelou que as autarquias, através de programas integrados em diferentes áreas, com a colaboração de parceiros sociais promovem estilos de vida saudáveis na comunidade, desde o incentivo a uma prática alimentar saudável e prática de atividade física, com resultados evidentes ao nível da melhoria da saúde e da qualidade de vida, anulando, inclusive, as assimetrias sociais e a nível da saúde da população local.
- Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação FísicaPublication . Lopes, NunoO presente relatório constitui o culminar da formação de habilitação profissional para o desempenho de todas as atividades inerentes à função de professor de Educação Física no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O objetivo do mesmo é refletir acerca do percurso formativo, através de uma atitude crítica e ponderada em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado, considerando as dificuldades sentidas, obstáculos ultrapassados e estratégias utilizadas. O documento encontra-se organizado em duas partes fundamentais, as quais relatam reflexivamente o percurso profissional como especialista na área da Educação Física e Desporto. A primeira parte, designada de Dimensão Reflexiva, pretende retratar, através de reflexões teóricas, todo o percurso académico e profissional, assim como o tema da Avaliação em Educação Física. A Dimensão Investigativa, que compõe a segunda parte, centra-se no estudo, face à idade e ao sexo, das regulações motivacionais do comportamento dos alunos no âmbito das aulas de Educação Física, bem como as suas perceções face à prática da natação em contexto escolar. Para tal, operacionalizou-se uma metodologia quantitativa aplicada a uma amostra composta por 16 alunos, 8 rapazes e 8 raparigas, com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Coelho e Castro, em Fiães.